View Full Version : Martelete

VictorCoelho
04-21-2010, 02:33 PM
Pessoal,
Por acaso hoje me deparei com este martelete no ML.
N?o gosto do ML e nem conhe?o o vendedor mas ?s vzs podemos encontrar boas coisas.
Dei uma r?pida futucada no ML e vi q eles tem forja ? g?s, morsas de ferreiro, ventoinha manual pra forja a carv?o e outras coisas.
Como sei q ?s vzs ? muito dif?cil encontrar alguma coisa, principalmente para quem n?o mora nos grandes centros, aqui vai o link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138618971-maquina-martelete-eletrico-forja-gas-_JM
Bom proveito!
:101

VictorCoelho
04-21-2010, 02:54 PM
...e agora encontrei mais outro!!!.....:eek:
http://curitiba.olx.com.br/martelete-de-forjaria-ou-martelo-de-forja-vende-se-iid-45956951

dz farias
04-21-2010, 04:20 PM
Char? esse 2? parece ser bem legal menos o pre?o dele, carramba.
O 1 parace mais uma engenhoc?.

Abra?os

VictorCoelho
04-21-2010, 04:37 PM
Hehehe....
Concordo com vc, o primeiro ? meio engenhoca mas n?o muito diferente de alguns q vejo por a?.
Se funcionar, t? b?o!....:)
Com rela??o ao pre?o de 8 mil, eu acho salgado mas pelo o q vejo por a? n?o ? t?o salgado assim.
Pense comigo...
Vejo muito iniciante vendendo facas por R$600, ?s vzs encontro um mais modesto q vende por R$300....hehe
Pois bem, por 600 a faca e fazendo 4 por mes, o cara paga o investimento em mais ou menos 3 meses!!!!!
E por 300, paga o investimento em mais ou menos 6 meses!!!!!!!!!!
Em lugar algum do mundo, ou qlqr tipo de investimento, vc tem um retorno deste!
Ent?o!!!....fa?a as contas e se anime!!!.....chegue a churrasqueira um pouco mais pro canto e ponha um martel?o deste na sua oficina!

mbitten
04-21-2010, 04:54 PM
Hehehe....
Concordo com vc, o primeiro ? meio engenhoca mas n?o muito diferente de alguns q vejo por a?.
Se funcionar, t? b?o!....:)
Com rela??o ao pre?o de 8 mil, eu acho salgado mas pelo o q vejo por a? n?o ? t?o salgado assim.
Pense comigo...
Vejo muito iniciante vendendo facas por R$600, ?s vzs encontro um mais modesto q vende por R$300....hehe
Pois bem, por 600 a faca e fazendo 4 por mes, o cara paga o investimento em mais ou menos 3 meses!!!!!
E por 300, paga o investimento em mais ou menos 6 meses!!!!!!!!!!
Em lugar algum do mundo, ou qlqr tipo de investimento, vc tem um retorno deste!
Ent?o!!!....fa?a as contas e se anime!!!.....chegue a churrasqueira um pouco mais pro canto e ponha um martel?o deste na sua oficina!:lol:lol O brabo ? encontrar quem compre as quatro facas de R$ 600, vou te botar na minha lista :lol.

VictorCoelho
04-21-2010, 04:56 PM
hahahaha....tbm acho!.....hahaha

Mas se o pre?o ? este, ? prq algu?m compra!....:lol

cassio
04-21-2010, 05:20 PM
martelete ? isso aqui, o resto ? pra ase matar...
http://www.imarp.com.br/
cassio

VictorCoelho
04-21-2010, 05:27 PM
Caraca Cassio, esse ? o bicho!!!!!
Qto ? isso?....sabe?

NAGIB ABDANUR
04-21-2010, 08:04 PM
Caraca Cassio, esse ? o bicho!!!!!
Qto ? isso?....sabe?

N?o menos de 200 mil reais.

VictorCoelho
04-21-2010, 09:10 PM
Caraca Nagib!....num pode ser, ser??
Seria capaz de apostar q ? bem mais barato importar um q comprar esse por este pre?o.....ser

NAGIB ABDANUR
04-22-2010, 02:52 PM
Com certeza Vitor,
Com +- 6000 dolares ? poss?vel importar um martele peneum?tico, de 40Kg, feito na China, s?o excelentes.
Mas esses marteletes da imarp s?o de alta performance e pesad?ssimos, com martelos que chegam a 500kg ou mais.

Ferrari
04-22-2010, 04:07 PM
Pois ?, tem gente aprontando arte por aqui tb:

YouTube- martelete forjaria home-made

cabete
04-22-2010, 05:42 PM
Martelete movido ? alcatr?o?? ? o primeiro que vejo!!

J? da turma l? de cima se vier com o Gepetto junto t? muito barato por 8 mil.
Aqui em Ribeir?o tem um igualzinho s? que deve estar a uns 50 anos sem fazer manuten??o. Da ?ltima vez que o v? o dono pediu R$ 4.000,00 por ele mas pelo tempo de trabalho que tem ? uma caixinha de surpresas.

Emilcio, pegue um lapis branco pinte a ponta de vermelho e coloca na boca que funciona da mesma forma e n?o d? problema nos purm?o!!!

Barth
04-22-2010, 05:53 PM
Esse marteletinho me lembrou de quando fiz o meu,tamb?m tinha que sair caminhando atr?z dele he,he,he...precisa fazer um balanceamento no excentrico.

VictorCoelho
04-22-2010, 06:57 PM
Sensacional o martelete do Emilcio!!!!.....hehe....muito show!!!!

dz farias
04-25-2010, 08:01 PM
Nao sei se ? esta empresa de Caxias do Sul, mas tem uma empresa de la que esta para lancar um martelete pneumatico de menor tamanho o unico contra ? o pre?o que vai girar em torno de 50.000,00.

Abra?os

emilcio
04-26-2010, 10:35 AM
Putz. Sabad?o fiz o teste definitivo, pena n?o ter mais a cam?ra pra mostrar, pois for marteletada pelo dito cujo,, obra de meu gur?. Quanto ? movimenta??o, ela se fazia acentuada porque ele estava solto do ch?o, era um teste de funcionamento, agora j? fiz uma base de concreto parruda, com quatro prisioneiro de 3/4 que deixam o bichinho no lugar, o acionamento ? por pedal, t? funcionando bem, s? que a vizinhan?a t? criando caso. quando ele bate fica aquele monte de poeirinha pulando do ch?o. Gastei exatos 638 reais na confec??o da engenhoca e ? claro muito trabalho. Como estou aposentado de uma profiss?o que nunca tive, rsrsrs , (fazer facas), num sei quando vou usar de novo. Se eu for parar de vez, venderei todas minhas tralhas, torno mec?nico, bigorna, forja furadeira de coluna, ferramentas diversas e inclusive ele, mas isso ? s? hipotese. Estiquei uma espiga de uma faca que j? estava forjada ? muito tempo, e que maravilha, saiu rapidinho. Se conseguir uma m?quina digital emprestada eu vou fazer um filminho atualizado dele funcionando.
Abra?os ? todos.
Cabete: T? parando com o cigarro tamb?m, pela milion?sima vez, espero ser definitivo agora.

cabete
04-26-2010, 12:29 PM
Emilcio, a equa??o ? muito simples:
Ou voc? para com o cigarro ou o cigarro para com voc?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :punchself

Ferrari
04-26-2010, 01:17 PM
Putz. Sabad?o fiz o teste definitivo, pena n?o ter mais a cam?ra pra mostrar, pois for marteletada pelo dito cujo,, .

? bom saber que pelo menos pra martelar c?meras ele serve...rsrsrs!!:D

Ferrari
04-27-2010, 05:35 PM
? por isso que eu quero um:

YouTube- Forging, rolling, and patterning a damascus bar

Notem que o v?deo tem 7 minutos corridos, sem edi??o ou pausas.

VictorCoelho
04-27-2010, 05:49 PM
Hummm?.este t?pico foi al?m de minhas espectativas!.....o q era apenas um simples aviso virou uma boa mostra de marteletes.

Entonces, vamos ?s conversas!

O Emilcio fez um belo martelete e pelo o q nos informa o custo foi bem baixo e o resultado muito bom.
O Manolita estava desenvolvendo um projeto de uma prensa, n?o sei se o concluiu.
Partindo da premissa do menor custo e maior benef?cio, o q seria melhor, uma prensa ou um martelete?
Quais os pr?s e contras de cada um?

dz farias
04-27-2010, 06:32 PM
O Marcelo que faz as lixadeiras esta com um projeto de uma prensa e como sei que o homem ? tinhoso a dita cuja vai ser das boas, que quiser entre em contato com ele pois esta querendo juntar um grupo pra dividir os custos e pra esse sotudos fazer um pre?o melhor.

Se nao me engano o email dele ? este: marcelofleite@yahoo.com.br

Abra?os

VictorCoelho
04-27-2010, 06:35 PM
to sabendo xara!
acabei de falar com ele e trocar muitas ideias.

Ferrari
04-28-2010, 06:23 AM
Tem que ter um martelete m?dio, pneum?tico e de boa capacidade e compacto. Depois tem que ter um grand?o, enorme, pra forjar aqueles billets de 50Kg. Depois tem que ter um artesanal, pois cuteleiro ? fu?ador por natureza e n?o acredita muito em engenheiro projetando martelete. Depois um bem pequeno, pra crian?ada brincar. Se tiver mais de um filho, um pra cada um pra n?o dar briga. Ent?o acho que 5 marteletes na oficina ? o ideal. Mas depois disso, os amigos vendo que vc gosta tanto dessa ferramenta, provavelmente vai ganhar mais alguns de presente...rsrsrs

Falando s?rio: Eu n?o tenho nenhum dos dois, mas pra mim o ideal seria a dupla martelete e prensa. O martelete d? uma rapidez enorme no trabalho, por?m ocupa um grande espa?o e ? barulhento. J? a prensa n?o ? t?o r?pida quanto o martelete, mas ? silenciosa e te d? uma flexiblidade muito grande na hora de fazer padr?es mais complexos.

Agora, eu estou indo por um caminho um pouco diferente. Pretendo fazer um pequeno laminador. Fiz essa op??o pela facilidade de montar a ferramenta, j? que tenho a maioria das pe?as, ou o restante pode ser feito de sucata, por usar um pequeno motor (de 1 CV monof?sico), por ser bem silencioso e por ocupar pouqu?ssimo espa?o. A desvantagem ? que sua velocidade n?o ? muito grande e o caldeamento inicial tem que ser feito na m?o. Mas a fase de esticar o bloco, que ? a mais desgastante, vai encurtar bastante. Por?m ainda tenho planos de futuramente montar minha prensa.

VictorCoelho
04-28-2010, 07:17 AM
Ah Ferrari!!....
Esta est?ria de 5, 6, 10 marteletes, ? bem verdade!
Comigo isso aconteceu com morsas de ferreiro e bigornas!....:lol
Sei l? o q acontece mas depois de um tempo n?s at? come?amos a achar bonito um martelete, uma bigorna, uma morsa, um tenaz!!.....:lol
Uma vz quase pus de enfeite na varanda uma bigorna de mais de 500 kg!!!!
Na minha sala de estar tem uma linda morsa de ferreiro, algumas ferramentas de tanoaria e um cadeados antigo!....hahaha

...voltando ? vaca fria...

O laminador n?o ? muito limitado n?o?
Afinal ele s? espicha e o martelete ou prensa possibilita in?meras opre??es.
Ser? q vale o esfor?o?

cabete
04-28-2010, 07:42 AM
O Arnaldo ( Manolita ) fez o martelete cujo projeto circula a? na Net e que v?rios cuteleiros fizeram. N?o o pilotei mas diz que ? bom de servi?o e de barulho, algo como uma boa metralhadora com suas 180 pancadas por minuto.

Agora est? finalizando a prensa, usou tamb?m um projeto destes da net que tem a vantagem de usar duas bombas, uma de grande vaz?o pra rapidez do cilindro e outra de baixa vaz?o e muita for?a o que deixa a prensa bem r?pida. Como fez tudo novo o projeto saiu um bocado caro, por volta de uma dezena de milhares de reais.

Como andei pilotando a prensa d?le no est?gio de constru??o part? agora pra minha prensa j? que o martelete iria incomodar meus vizinhos junto com um ou outro tiro que dou no quintal e as deliciosas e perigosas bombas de garrafa pet com g?lo s?co que fa?o vez ou outra.

Come?ei por encontrar e ganhar uma unidade hidr?ulica completa e agora estou na fase de ganhar o pist?o de di?metro cinco polegadas e curso de apenas 150 mm. Este ? um ponto importante pra quem quer velocidade na prensa, o curso dela. Se os billets tem no m?ximo 120 mm de altura ent?o um curso de 150 mm ? mais que suficiente.

Na verdade pretendo comprar o motor que tem que ser um 5 CV monof?sico de baixa rota??o ( 1700 ) pro meu projeto j? que n?o tenho trif?sico em casa. E devo tamb?m fazer a estrutura que suporta o pist?o e o ferramental ent?o creio que com uns 2.500 no m?ximo terei minha sonhada prensa de 30 Toneladas. A coisa est? andando com calma mas vai sair este ano ainda.

VictorCoelho
04-28-2010, 07:59 AM
Ah Cabete,
Te invejo com este projeto!!
Eu amentaria um pouco o curso, tlvz 150 mm fique um pouquinho apertado, poria ao menos uns 30 mm a mais.
Mais espa?o para as matrizes e manuseio do billet.
Veja se arruma um video da prensa do Manolita funcionando!....:)

cassio
04-28-2010, 08:55 AM
Algu?m tem video do martelete que o manolito fez?
ab?
cassio
Cabete, como ? essa bomba pet?
ab

cabete
04-28-2010, 09:09 AM
Victor,
Depois de colocado o ferramental posiciona-se o pist?o de tal forma que ter? um curso ?til de 150 mm, esta ser? a boca que abrir? pra enfiar o billet, acho mais que suficiente.

Cassio,
A bomba ? rid?cula de simples s? aviso que ? perigosa, o ideal ? que fa?a um buraco pra jog?-la dentro e ningu?m ser atingido por peda?os de PET ? altas velocidades.

Coloca-se uma meia garrafa de ?gua, joga-se uma ou duas pedras de g?lo s?co dentro da garrafa fecha-se apertando bem a tampa e trate de correr!!

Quando for ao s?tio vou fazer uma vers?o incendi?ria desta bomba pra soltar ? noite colocando pedras de carbureto no lugar do g?lo s?co e uma vela acesa ao lado da garrafa pet, acho que o efeito ? noite ser? bem bonito visto de bemmmmmm longe!

A gente cresce mas continua brincando!!

cabete
04-28-2010, 09:11 AM
Cheguei a filmar uns testes da prensa mas foi com uma maquina do Arnaldo portanto o v?deo est? com ?le. : taligra@uol.com.br

VictorCoelho
04-28-2010, 09:13 AM
hahahaha....
Eu tbm quase perguntei como era essa bomba!!....hahaha

Ferrari
04-28-2010, 09:15 AM
Victor, realmente o laminador ? limitado, mas ? mais barato. Como o dinheiro aqui em casa ultimamente ? coisa rara, optei por ele.

Por?m, n?o ? uma op??o definitiva, ? apenas um meio para chegar mais r?pido a um resultado. Como minhas m?quinas foram sempre adquiridas com grande esfor?o, dessa vez n?o vai ser diferente...rsrsr Minha id?ia ? apenas viabilizar o damasco com maior rapidez, assim juntando mais din din para montar a prensa.

D? uma olhada nesse v?deo no trem funcionando:

YouTube- Stuart Smith forging damascus (vid 1)

Montar a oficina ? igual jogo do Palmeiras.... sempre sofrido.:punchself

VictorCoelho
04-28-2010, 09:29 AM
Montar a oficina ? igual jogo do Palmeiras.... sempre sofrido.:punchself

As vzs tenho a impress?o q montar uma oficina ? um daqueles castigos sem fim dos Deuses do Olimpo!!!!

A coisa num para nunca!!!.......:lol

cabete
04-28-2010, 10:02 AM
As vzs tenho a impress?o q montar uma oficina ? um daqueles castigos sem fim dos Deuses do Olimpo!!!!

A coisa num para nunca!!!.......:lol

Eu j? interpreto como sendo o "Gozo Eterno"!! Uma del?cia!! Fu?ar em ferro velho, montar estas traquitanas, estudar coisas novas, ? ?timo!! Melhor at? do que fazer faca!!

emilcio
04-28-2010, 11:14 AM
Ferrari, se eu falar pra vc. que tenho aqu? em casa um parecido com esse desmontado e jogado no terreno do lado vc. acredita? Foi adquirido em um ferro velho e eu usinei as pe?as que faltavam montamos e nunca mais mexemos. N?o pertence somente a mim, metade ? do Montanaro. Desmontei porque n?o tinha mais interesse por causa do martelete, ent?o se ele quiser vender por mim t? feito, s? combinar o pre?o com ele. O bicho ? parrudo, e ? pelo jeit?o feito na inglaterra, s? falta o motor, e uns "bizus" que eu passo depois.

Montanaro
04-28-2010, 12:31 PM
Emilcio

Referente "minha parte" deste quase projeto, tamb?m n?o tenho mais interesse no mesmo,portanto est? autorizado a fazer o que bem entender com o que sobrou, e de minha parte n?o tendo o que reclamar no futuro.
Firmo o presente recibo.kkkkkkk

Ferrari
04-28-2010, 01:12 PM
Emilcio e Montanaro, vou ficar com ele sim, depois eu ligo pra vcs pra gente combinar o pre?o.

Montanaro
04-28-2010, 01:54 PM
Ferrari

O que o Emilcio quiser fazer eu assino em baixo, seja l? o que for. E N?O RECLAMO DEPOIS.KKKKK

Andrey
04-28-2010, 03:55 PM
Uma outra forma divertida e perigosa de brincar com o g?lo seco e a garrafa pet ? acrescentar a esta receita uma bombona de 200l daquelas de metal, ? s? fazer a bomba de garrafa pet como o Cabete ensinou e cobrir ela com uma bombona de boca pra baixo, as vezes a bombona chega a dar mais de uma volta completa no ar antes de cair mas n?o chega a estragar, s? estufa o fundo.

S? lembrando que n?o adianta colocar mais g?lo seco que a explos?o n?o aumenta, s? acontece mais r?pido, o tamanho da explos?o ? definido pela resist?ncia da garrafa.

PS: ? mais seguro que crian?a explodir caixa de correio com bomba de roj?o, que o diga meu comparsa que levou a caixada nas costas.

Barth
04-28-2010, 06:17 PM
Freon(r22)em estado liquido dentro da pet tambem d? uma brincadeira legal quando evapora.

LCASERAPIAO
04-28-2010, 06:49 PM
Eita Ferrari,

Pelo jeito agora o laminador sai mesmo kkkkkk

Nada como essa troca de informa??es pra ajuda m?tua. Acho isso muito legal.

Quero ver o bicho funcionando.

cabete
04-29-2010, 12:31 PM
Tinha aqui uma grande caixa pl?stica muito resistente na qual vieram quase 300 Kg de limas velhas que comprei.
Fiz o brinquedinho de garrafa pet coloquei na grama e joguei a caixa de boca pra baixo sobre ela, arrebentou tudo, garrafa e caixa plastica que subiu uns tr?s metros e caiu j? toda arrebentada! Cuidado com o brinquedo!

cassio
04-29-2010, 01:01 PM
Ferrari,
o rolling mill do Mc donalds me parece mais ?gil, pois vc aperta com um macaco hidraulico no p?...vc tem esses planos? eu acho uma execente maquina pq padroniza e d? um bom acabamento p?s forja...
ab?
cassio

Ferrari
04-29-2010, 05:58 PM
Cassio, v? se isso serve pra vc:

http://www.anvilfire.com/bookrev/mcdonald/mill.htm

Eu vi tb os planos em outro site, mas tenho q pesquisar novamente.

cassio
04-29-2010, 07:37 PM
Claro, eu tinha esse link...acho muito bom. Em um video que comprei na net, damascus de a a z o cara usa um laminador mais simple de rosca, mas o de macaco hidr?ulico acho melhor...
ab?
cassio

Norio Sato
06-18-2010, 07:40 PM
Vi esse video hoje, o cara montou um martelete usando um bloco de motor de carro...
YouTube- The Original Junk Yard Hammer

Placido
07-29-2010, 12:07 AM
Pois ?, tem gente aprontando arte por aqui tb:

Emilcio, voc? poderia fazer o favor de informar qual a pot?ncia e rpm do motor que voc? est? usando?