View Full Version : Come?ar ? complicado...

Hyotheangel
04-17-2010, 01:49 AM
Bom... venho por meio desta... tentar sanar algumas duvidas que eu tenho... se vcs forem gentis em responder eu agrade?o do fundo do cora??o...

Primeiro
? dificil entrar nesse mundo da cutelaria? eu naum tenho experiencia nenhuma com essas coisas so gosto das facas mesmo...
Mas cada vez que vejo as facas de Vcs eu fico com vontade de tentar fazer uma eu mesmo
Sei que eh bem ridiculo at? pq... Eu n?o tenho nenhuma experiencia com ferramentas NENHUMA... no maximo chaves phillips de fenda e alicates xDD o basico mesmo...

Segundo
SE e ressalto o SE
um dia eu fosse tentar fazer alguma coisa do tipo... como come?ar? Existe curso pra pessoas sem QUALQUER conhecimento? Quanto seria o custo dos materiais? de possiveis ferramentas pra uma oficina simples?

Terceiro
Como ?? Dar as marteladas... e ver a pe?a tomar forma? deve ser como um sonho naum eh? eu imagino... Hoje em dia mal consigo olhar pras limas velhas do meu pai sem pensar em como ela poderia se transformar numa faca deve ser interessantissimo e bem viciante... criar coisas novas mutar um material da simplicidade at? as obras de arte que vcs fazem

Bom... s? isso acho... agrade?o mto a aten??o de vcs... e a paciencia que vcs vem tendo com a minha burrice...
agrade?o!

Ferrari
04-17-2010, 06:54 AM
Caro Hyo, muito legal seu post, pois mostra a ansiedade e as d?vidas de quem est? querendo come?ar na arte da cutelaria.

Vou tentar responder as suas indaga??es, mas ressalto que elas revelam apenas a minha opini?o:

1? - Sim, d? pra entar na cutelaria. O come?o ? mesmo complicado, mas eu acredito que vc deve come?ar com algo simples, sem muita pretens?o. Procure algo que vc goste e coloque a m?o na massa. Eu comecei achando que cutelaria seria apenas um hobby e que nunca venderia uma faca, mas sempre tinha um amigo que queria comprar a ?ltima faca que havia feito.

2? - Ningu?m nasce sabendo, ent?o o aprendizado tem que ser constante. At? cuteleiros famosos e consolidados no mercado est?o sempre aprendendo. Existem v?rios cuteleiros que d?o cursos, al?m do curso da SBC na UnB. O custo dependo do que vc pretende. Fazer facas como hobby n?o requer muito investimento, usando algumas ferramentas b?sicas. J? uma oficina com lixadeira, furadeira de bancada, politriz, e v?rias ferramentas manuais vai ter um custo mais alto, mas em contra partida vai acelerar sua produ??o e melhorar o n?vel de acabamento.

3? - Eu adoro forjar. Comecei fazendo facas por desbaste com molas de Kombi. Minha primeira experi?ncia com forja foi em uma velha churrasqueira do meu pai, usando um peda?o de trilho de trem como bigorna e soprando a brasa com a boca. Foi um desastre, mas hoje vejo que a experi?ncia valeu.

Se conselho fosse bom a gente n?o dava... mas eu acho que o primeiro passo, e talvez o mais importante seria vc reunir fontes de consulta, livros, apostilas e pesquisar bastante.

Um bom cuteleiro tem tr?s ferramentas que s?o essenciais em seu trabalho: c?rebro, m?o e olho. Se vc j? tem essas tr?s, ent?o o resto ? s? complemento.

-c?rebro: a pe?a nasce da imagina??o do cuteleiro. Para vc exercitar isso, nada melhor que desenhar suas pe?as. O desenho desenvolve a criatividade, que ? fundamental para a cria??o da pe?a. Como faremos uma pe?a de 3 dimens?es, se n?o conseguirmos fazer-la de apenas 2?

-m?o: as opera??es s?o feitas manualmente. ? claro que no come?o nossa m?o n?o est? devidamente treinada, mas com o tempo, experi?ncia e muito treino, ela estar? apta a fazer o que vc quiser.

-olho: o sentido da vis?o, inicialmente ? o mais ativado na arte da cutelaria, tanto na confec??o como no resultado final. Na confec??o a vis?o ? respons?vel pela checagem das opera??es, e o resultado final deve ser agrad?vel e harmonioso.

Creio ter me estendido por demais, e que tamb?m varios outros cuteleiros podem lhe dar boas dicas.

Abra?os

Ricardo Lala
04-17-2010, 07:13 AM
Cara,
N?o tem nada de burrice, voce apenas n?o tem conhecimento, se fosse burro, nem estaria aqui!!! :101

Ismael B
04-17-2010, 01:56 PM
De que cidade tu ?s?? Talvez tenha um Cuteleiro ai perto que possas fazer uma vizita!!! O que achas!?

Hyotheangel
04-17-2010, 02:45 PM
Ismael
Eu pensei isso ismael procurei um cuteleiro aki por perto mas ainda estou por achar um...
Minha cidade eh bem pequena mas ainda continuo tentando achar alguem. Sou do paran?
De corn?lio proc?pio bem no norte
Obrigado pela resposta

Ricardo
Eu naum sei nada desse mundo de vcs... at? pouco tempo achava que desbaste era feito apenas com lixadeira... passaria mo vergonha num curso jah que mal sei o nome das ferramentas
Ent?o quanto a cutelaria pode-se dizer que sou completamente ignorante
Obrigado pela resposta

Na verdade ainda tenho duvida sobre as diferen?as de uma lixadeira e um esmeril xDD

Ferrari
Obrigado pela aten??o e pelo tempo que tu dedicou a resposta ferrari!

Eu tinha pensado mesmo em tratar cutelaria como um hobby... mas desde o principio eu vejo a cutelaria como algo meio custoso onde eu naum fa?o a menor ideia se eu teria algum talento... pra investir nisso...

Mas ainda assim eh engra?ado como agente ao ir dormir sonha em martelar akeles ferros de constru??o que o vizinho tah deixando enferrujar ali do lado...

Sou mto jovem apenas 20 anos e obviamente o dinheiro n?o ? mto...

VictorCoelho
04-17-2010, 05:09 PM
Ol? Hyotheangel!
Se vc n?o tem id?ia de como se faz uma faca, procure no youtube e encontrar? bastante coisa q dar? a vc uma boa id?ia do q seja forjar, desbastar, etc.
Vc sabe falar ingl?s?....se sim, vc tem o mundo em suas m?os!...registre-se em v?rios f?runs, fa?a camaradagem com os participantes e partcipe.
Leia bastante!!!!!!!!!!!!!
Se informe bem sobre o assunto, antes de visitar algu?m.
N?o existe coisa mais irritante q algu?m chegar na sua casa sabendo coisa nenhuma e ficar perguntando:
Pra q isso?...Como se faz isso?...Pra q serve aquilo?....onde compra isso?.....quero aprender a fazer uma faca assim ou uma assado!
Afinal at? aquele q quer fazer medicina, n?o entra na casa de um m?dico e fica perguntando como se faz pra ser m?dico, ou pra q serve um bisturi, ou como se abre a barriga de algu?m, n?o ? mesmo?
Cutelaria ? t?o dif?cil qto qlr outra atividade.
Procure conhecer bem as pessoas!....nao v? na conversa de qlqr um!....muitos v?o querer tirar seu dinheiro, oferencendo cursos, etc., etc....
Procure a gauchada e marque uma visita.....pegue um bus?o e v? passar o dia na oficina de algu?m, tenho certeza q vc encontrar? algu?m disposto a te ajudar.
Vc estuda?.....trabalha?....o q faz?
Se depois de ler minha resposta vc ainda estiver animado, vai fundo!

R.Vilar
04-17-2010, 05:20 PM
Ol? Hyo,
Acho que o Primeiro passo vc j? deu. S? o fato de postar por aqui e pedir informa??es j? ? um come?o. Pesquise pergunte e olhe os posts antigos, realmente ? complicado o come?o. Mas se soubesse da historia de varios cuteleiros e como comessaram, tenho certeza que daria varias rizadas.
Sei que n?o estamos assim t?o pr?ximos mas se quiser me visitar fique a vontade.
abra?os
Ricardo Vilar

cassio
04-17-2010, 05:32 PM
Acho que o Ferrari te deu um bom conselho, re?na tudo que vc pouder sobre o assunto, veja as coisas na internet, tem muita coisa, mas de fontes confi?veis, nos foruns. Depois de adquirir conhecimento e saber bem a teoria a pr?tica vem mais f?cil e meis segura pra vc tb, pois sen?o vc pode se matar tentando fazer uma faca.
Compre ferramentas industriais, em ferro velho, pois as da linha hobbie n?o aguentam. Como digo pra todo mundo, se fosse come?ar faria v?rias facas recortadas, ? disco ou a laser, desbaste, tratamento termico e cabo...s? depois iria forjar.
Foirjar ? o m?ximo, mas vc p?e muita energia e tempo fora, pra depois terminar com uma pe?a meia boca. Forjar ? s? o princ?pio da faca, depois vem todo o resto. Se vc tiver $$ invista em uma oficina com maquin?rio adequado e equipamentos de prote??o. Vc faz umas 50 facas por desbaste, pegar os macetes de trat. termico, desbaste, encabamento, faz o teu estilo e depois parte pra forjar...eu faria isso
ab?
cassio

Hyotheangel
04-17-2010, 05:40 PM
VictorCoelho

? eu imaginei que fosse dificil mesmo
E eu sei que ? irritante alguem que naum entende nada tentar entender das coisas que vc faz ? at? demais.
Tou tentando entender... lendo bastante sobre os materiais e sobre os posts do pessoal

Falo sim ingles e j? a algum tempo ando lendo sobre o assunto... mas ainda assim eh dificil imaginar como ? o trabalho em si...
Eu estou desempregado no momento e n?o estou cursando uma faculdade... ainda pretendo cursar uma quando me decidir qual faculdade.

Eu j? havia pesado as dificuldade de me tornar cuteleiro... e tinha chegado a conclus?o de que naum iria conseguir e que eu deveria deixar pra mais tarde quem sabe depois de uma possivel aposentadoria... mas sabe akele bixinho chato no travesseiro que fica mordendo sua orelha sempre que vc se vira por cima dele? toda a vez que eu pego um canivete pra cortar algo eu lembro que eu adoraria fazer um...

R.Vilar

Poxa ricardo Seria um gosto visitar um dia quem sabe o dia que eu n?o for te atrapalhar eu te preste uma visita?
Mas que bom vou tentar um dia saber o suficiente pra conseguir fazer metade doque o pessoal daqui faz... fazendo metade jah estaria mto stisfeito!
obrigado pela aten??o.

cassio

Obrigado pela dica tbm cassio
Eu ainda to tentando amadurecer essa ideia de come?ar... acho que se fosse come?ar come?aria inicialmente com desbaste mesmo... e dai pra frenjte so deus sabe neh cara

VictorCoelho
04-17-2010, 06:17 PM
Ent?o Marlon, n?o h? o q pensar nem deixar pra depois.
Aproveite o convite do Vilar, q vale ouro, acorde cedo, pegue o bus?o e v? passar um dia com ele!!!
N?o perca essa oportunidade!!!!!!!

Hyotheangel
04-17-2010, 06:39 PM
Ent?o Marlon, n?o h? o q pensar nem deixar pra depois.
Aproveite o convite do Vilar, q vale ouro, acorde cedo, pegue o bus?o e v? passar um dia com ele!!!
N?o perca essa oportunidade!!!!!!!

Se o vilar naum for se importar eu vou sim um dia mas primeiramente vou ter certeza de que eu naum va so irritar o coitado! pretendo aprender ao menos o basico antes de ir encher ele^^

Hyotheangel
04-27-2010, 08:28 AM
Atualizando a situa??o do meu possivel ingresso ao mundo encantador da cutelaria...
Conversei muito com meu primo. Ele trabalha com recauchutagem de pneus e anda de ferro velho em ferro velho de distribuidora a distribuidora... E ele disse que pretende me trazer algumas molas de Kombi e de fusca. Pode ser um bom come?o pretendo fazer algumas tentativas com as pe?as usando uma furadeira que ele tem e uma serrinha manual e um bom jogo de limas assim que come?ar a brincar com isso eu posto os resultados... Mas vamos com calma ainda estou estudando as possibilidades e isso pode demorar.

Desejem-me sorte de qualquer maneira!

Silvana
04-27-2010, 01:18 PM
Oi Marlon,

Meu conselho ? "persist?ncia".

Todos j? deram ?timas dicas, agora ? perseguir seu objetivo e persistir nele.

Sucesso!!!

Hyotheangel
04-27-2010, 01:44 PM
Obrigado silvana!
agrade?o o apoio do pessoal do forum...
Gente aproveitando o reavivamento do topico... tenho uns peda?os de cama aqui... tava pensando em fazer uma faca em madeira pra ver como ficaria... vcs acham que vale alguma coisa como experiencia? se eufosse tentar fa?o com uma lixa d?agua neh?

vazilli
04-27-2010, 02:31 PM
? n?o ? facil...mas vai procurando na internet sobre o assunto! eu fiz isso... No youtube tem muita coisa!
To atraz de uma forja agora! Catei ferramentas tambem... Fui no galp?o da minha v?(aqui no sul galp?o ? onde gardam ferramenas essas coisas...) achei muita coisa enferrujada mas que ainda prestavam.... achei 4 limas 1 delas ta ruim demais, mas ? uma Nicholson dela vai sair uma faca legal! hehehe
Achei uma lima ENORME assim que der vou mostrar aqui no forum e uma outra bem peguem para trabalhos mais detalhados, achei uma tenaze, uma escova de a?o, uma marreta, uma talhadeira para madeira, uma peda?o de trilho na qualvou fazer de bigorna por enquanto...
Achei tudo isso.. lavei tirei a ferrugem (ferrugem aquela de ferramenta parada... lavando bem sai!
Fora o que eu ja tinha... furadeira, 2 limas, lixas, marreta pequena, serra de arco...
J? da pra come?ar... Vai catando alguma coisa com parentes, na tua casa mesmo pode ter alguma coisa parada que voc? possa usar!
? isso que tenho adizer! at? mais...

A lima Enorme que eu disse!Olhem!

http://img30.imageshack.us/i/1001801i.jpg/
http://img693.imageshack.us/i/1001800j.jpg/
http://img52.imageshack.us/i/1001799i.jpg/

Ricardo Lala
04-27-2010, 07:49 PM
Bela lima esta, pode at? fazer uma espada!
Tentei editar suas fotos, mas este sita n?o aceita postagem de fotos, tenta o photobucket, funciona bem melhor!
Abra?os

vazilli
04-27-2010, 08:38 PM
hehehe, vou come?ar a postar no photobucket... Quanto a lima, vou deixar ela pra trabalho mesmo ela ta em ?timo estado! e com uma dessas na hora do desbaste vai ser uma m?o na roda! abra?os

Hyotheangel
05-02-2010, 03:19 PM
Atualizando aqui

Amanh? vou comprar uma furadeira e umas ponteiras boas.
Marquei com meu pai de irmos ao ferro velho futricar umas raridades e comprar umas molas de kombi e at? de fusca.
Ganhei do meu querido tio uma mesa de madeira robusta que estava no quintal dele e vai se tornar a primeira bancada que eu vou ter

Logo vou me aventurar em fazer uma lamina!
Boa sorte pra mim!

Hyotheangel
05-03-2010, 06:09 PM
Comprei minha furadeira...

Tenho tudo que preciso em m?os pra tentar de fato fazer a primeira faca...
Menos a mat?ria prima...

Comprei no ferro velho por 15 reais tr?s molas de combi velhas... Que est?o tortas demais pra fazer algo sem destemperar e endireitar elas

Comprei tambem 2 caninhos de a?o, pois achei que me teriam utilidade no futuro... Ai chego ao impasse... Onde conseguir material? Precisaria de molas mais retas... Mas acreditem em mim cacei todos os ferro velhos e oficinas da cidade e n?o achei nenhuma reta!

O que devo fazer? Alguma opini?o?

Norio Sato
05-03-2010, 07:26 PM
Mola de suspens?o de Kombi/Fusca/Brasilia/Variant/TL etc.. ? uma barra chata de uns 3mm de espessura, pois fica amarrada em feixe, dentro de um tubo. A largura varia de +-12mm a 3cm...

O que voc? comprou n?o deve ser mola de Kombi.

Hyotheangel
05-03-2010, 07:47 PM
Comprei uma mola de fusca e duas de caminhonete creio elas s?o sim chatas... Mas est?o envergadas... Todas as molas que eu vi em 5 ferros velhos da cidade est?o em condi??es semelhantes...
N?o ? torta tambem norio... Elas s?o arqueadas

Fotos

http://img8.imageshack.us/img8/411/dscf0488y.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/9711/dscf0486z.jpg
http://img8.imageshack.us/img8/6691/dscf0487p.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/5870/dscf0490p.jpg

Norio Sato
05-03-2010, 08:50 PM
Isso nunca foi mola de Kombi, isso ? mola semiel?ptica de pickup/caminhonete leve.

Eu REPITO, mola de fusca/kombi tem 3mm de espessura e ? totalmente plano.

Essa que aparece na foto deve ter uns 8mm.

Hyotheangel
05-03-2010, 09:14 PM
Hummm ? eu sabia que as maiores e mais grossas eram de caminhonete...
Mas achei mesmo que a mais fina era de fusca...
Bom ent?o n?o consegui achar nenhuma mesmo.

Vou tentar amanh? entrar em contato com uma metal?rgica aqui da cidade pra ver se me arrumam uma chapa de a?o... Achei um chapa de fogareiro tambem que at? serve pra fazer uma faca ou duas

pelo jeito comprei errado mesmo
Gente que burrice ^^??
obrigado norio!

vou ver na metalurgica mesmo

Norio Sato
05-04-2010, 07:34 PM
De qualquer modo, voc? vai ter que recozer as molas, se quiser desbastar.

Aproveite e tente deixar as molas mais planas...

Hyotheangel
05-04-2010, 08:47 PM
Entendo norio recozer e deixar elas retas... mas acho que ainda assim... elas saum meio grossas demais pra cortar
Vou guarda-las por enquanto e mais pra frente quando fizer uma forja trabalho elas ^^
obrigado pela ajuda

Fui no distribuidor de pe?as de a?o e ele naum tem as chapas... mas ao mesmo tempo meu pai arrumou com um amigo dele alguns pe?as de inox que s?o descartadas aki na fabrica da igua?u
e eu consegui uma mola real de fusca em uma oficina especializada em carros velhos... so tenho que pegar amanh

Norio Sato
05-05-2010, 07:04 PM
O inox que o pessoal costuma usar em geral, serve p/ fazer guardas e pomos, mas n?o p/ l?mina... S? p/ lembrar...

Com a mola de fusca em m?os, fa?a o recozimento e depois parta para o desbaste.

Barth
05-05-2010, 08:26 PM
Uma boa dica para conseguir molas de kombi ? fazer umas visitas em oficinas principalmente se for autorizada wolksvagen,foi assim que consegui uma boa quantidade delas.

Hyotheangel
05-06-2010, 01:40 PM
Consegui uma mola de fusca mais estreita so vai dar pra fazer uma faca bem pequena!
Vou ter dificuldade em conseguir o a?o sem a forja... se eu tivesse a forja teria muito a?o por aqui!

Gente antes de mais nada
Como eu devo proceder no recozimento das molas?

rcpweb
05-06-2010, 02:04 PM
discos de corte de marmore tamb?m d?o boas facas.

para recozer fa?a o seguinte,

esquente o a?o at? temperatura n?o magnetica, coloque dentro de uma coisa com cal e deixe esfriar a temperatura ambiente

recozimento = normaliza??o = alivio de tens?o, as vezes as molas de kombi nesse recozimento empenam, j? me aconteceu umas 2 vezes