View Full Version : D?vida sobre reten??o de fio dos a?os carbono

Andrey
04-10-2010, 09:37 PM
Ol? a todos!

Tenho pesquisado a respeito mas at? agora n?o consegui solucionar esta d?vida que tem me perturbado, n?o encontrei nenhum t?pico espec?fico a respeito e o material t?cnico que encontro sobre os n?veis de dureza nunca ? espec?fico para uso em cutelaria ent?o acabo ficando sem ter certeza.

Minha d?vida ? sobre as diferen?as na reten??o do fio dos a?os carbono mais comuns na cutelaria, 5160, 52100, O1 e 1095.
Sei que os percentuais de carbono s?o diferentes, que nos 3 primeiros h? outros elementos que agregam qualidades como a reten??o a abras?o, e os diferentes n?veis de dureza alcan?ados por estes a?os.
A id?ia n?o ? eleger o melhor a?o pois sei que h? outras caracter?sticas como a tenacidade.

Agora minha d?vida s? voc?s que tem a experi?ncia real ? que v?o poder responder, quero saber na pr?tica quais as diferen?as, se coloc?ssemos por exemplo em uma escala de 0 a 100, comparativamente que nota estes 4 a?os receberiam no quesito reten??o de fio? Por exemplo:

5160: 75
1095: 85
O1 : 95
52100: 100

Como disse ? s? um exemplo, n?o fa?o id?ia se passei perto da realidade, e gostaria de saber a opini?o dos mais experientes.

Agrade?o a aten??o de todos.
Abra?o!

Andrey

Silvana
04-11-2010, 04:07 PM
Ol? Andrey,

Ta? uma perguntinha dif?cil de responder, pois acredito que al?m das caracter?sticas de cada tipo de a?o a reten??o do fio est? diretamente ligada ? maneira que o cuteleiro trabalhou este a?o para transform?-lo em uma l?mina, considere a? forja, usinagem com a correta geometria e tratamento t?rmico.

Sauda??es afiadas!!!

Andrey
04-11-2010, 05:24 PM
Oi Silvana,

Obrigado pela resposta, acho que n?o fui muito claro e sua resposta foi importante para eu poder esclarecer isso, sei que as diferentes formas de trabalhar influenciam talvez at? mais do que a escolha do a?o, que o forjamento adequado agrega qualidades ao a?o e que a geometria e tratamento t?rmico tbm influenciam, mas a id?ia seria comparar estes a?os nas mesmas condi??es, se com cada um deles fosse produzida uma l?mina igual e pelo mesmo processo para analisar unicamente o material.

Sauda??es afiadas!

Ferrari
04-11-2010, 05:34 PM
O Ricardo Lala e o Fl?vio Ikoma fizeram v?rios testes de performance a uns 10 anos se n?o me engano. Esse teste foi feito com a?os que eles mais usavam em canivetes (440C, 420, ATS-34, VC 131, etc). Esse teste foi publicado na Magnum e se n?o me engano tamb?m tem na net.

Para fazer isso ? simples: faz-se os corpos de prova com o mesmo perfil e geometria de fio, e depois corta-se cordas de sisal, anotando o resultado. O ideal, na minha opini?o, seria fazer 2 corpos de prova do mesmo a?o e repetir pelo menos umas 3 vezes os cortes na corda.

Ismael B
04-11-2010, 07:10 PM
Na pratica, a faca de a?o carbono de melhor desempenho ? feita de 52 100, com seus 1,05% de carbono em m?dia '? pau pra toda obra', aguenta qualquer tranco!
Mas as notas que tu deste est?o dentro do esperado! (se todas forem produzidas corretamente).
Boa semana a todos!

mbitten
04-11-2010, 10:33 PM
Na minha opini?o notas de um a dez ( 52100 nota 10 ) (o1 nota 9.5 ) ( w1 nota9 ) ( 5160 nota 8 ) ( 1095 nota 6.5 ) (1070 nota 5 ).estas s?o as notas que eu daria para estes a?os que j? tive a oportunidade de usar.

cabete
04-12-2010, 07:02 AM
Andrey,
A Silvana est? corret?ssima, hoje ? voz corrente entre os cuteleiros que o 52100 ? um dos melhores a?os carbono que temos por aqui no entanto tem colecionador que abomina o 52100 e isto tenho certeza que advem do fato de ter comprado facas neste a?o de cuteleiros que n?o conseguiram fazer um processo de t?mpera adequado para o a?o, e estou falando de cuteleiros conhecid?ssimos que nem sob tortura vou dizer os nomes!
Eu comprei, e mais dois amigos compraram facas em 52100 em feiras de cutelaria e outras feiras por a? de bons cuteleiros ( em outros a?os ) e passamos as facas pra frente pois n?o segurava o fio adequadamente. Com uma destas fui partir uma pequenin?ssima leitoa pra fazer os peda?os na churrasqueira, a leitoinha at? desmanchava de macia mas tive que reafiar a faca durante o servi?o por outro lado conhe?o skinners de 52100 que limpam v?rias capivaras e outros animais sem precisar de reafia??o pois tiveram um tratamento t?rmico adequado.
Um destes colecionadores comprou agora uma faca de 52100 feita por um cuteleiro que conhe?o e tenho certeza que ir? mudar o seu conceito sobre este a?o.
E assim ser? com os demais a?os. Tenho uma faca em O1 que ? o c?o pra cortar e pra reter o fio, sensacional.
O 5160 tamb?m d? bons resultados mas o prefiro para facas grandes de 10" ou fac?es onde podemos deix?-lo mais macio e nos beneficiarmos de sua flexibilidade. O Remo tem feito excelentes espadas com este a?o.
Com o 1095 j? fiz boas facas e posso dizer que ? estupendo para a afia??o, pega um corte fant?stico rapidamente mas j? n?o ? t?o bom para reter o fio como os demais citados e isto ?s vezes ? uma vantagem. Em locais onde n?o se tem muitos recursos ?s vezes ? mais vantagem ter faca que afia f?cil do que faca que n?o perde o corte f?cil mas tem uma reafia??o dif?cil.
Portanto ? isto, n?o creio que d? pra colocar todos os a?os em uma ?nica escala de "bondade" pois o que ? desvantagem em certas situa??es pode ser uma vantagem em outras ent?o acredito mais em classificar-se os a?os pelo uso que se far? d?les. Assim pra mim o 52100 ? o campe?o para skinners e utilit?rias em geral, o O1 fica muito pr?ximo do 52100, o 5160 acho ideal para grandes bowies e pequenos fac?es ou espadas, o 1095 para facas tipo ga?chas e demais facas de uso no trabalho no campo, facas que se reafiam na chaira ou na pedra na beira do riacho.
Temos tamb?m que lembrarmos que a?os como o 52100 tamb?m se beneficiam de um bom sub-zero assim como o 5160 se beneficia enormemente de um forjamento bem feito, nas temperaturas e direcionamentos adequados e portanto as particularidades de cada tratamento t?rcmico devem ser respeitadas.

Andrey
04-13-2010, 04:35 PM
Muito obrigado a todos pelas respostas, Foi realmente muito esclarecedor e ? exelente poder contar com as explica??es de quem entende.
A resposta do Cabete acabou me ajudando a entender a explica??o da Silvana, estou contruindo uma lixadeira e assim que estiver pronta come?arei a fazer testes com o 52100, l?minas grosseiras pra n?o ter d? de judiar em caibros e corda e assim poder tentar at? aprender a lidar com este a?o.

Abra?o mestres!

Roberto B. V.
04-14-2010, 10:40 AM
Buenas!

O Cabete matou a pau na explica??o dele!
Andrey, uma dica de quem coleciona facas j? vai uns 30 anos: assuma as palavras do nosso amigo Cabete como verdade, a sua verdade, ou nossa, pois me incluo a? tamb?m.
Uma linda pe?a em 52100 n?o ser? obrigatoriamente a "salva??o da lavoura" ,caso n?o tenha sido bem tratada termicamente nem afiada de acordo com o uso a ser aplicado a ela.
Poder? ser superada muitas vezes por uma pe?a feiosa com tratamento t?rmico adequado,corretamente afiada e feita num a?o em tese inferior.
Eu uso facas todo santo dia,nas mais variadas tarefas, sendo a cozinha o local de uso mais frequente e posso confirmar o post do meu amigo Cabete.

Um abra?o e bom aprendizado!

Roberto Vianna