View Full Version : cimento kaowool e duvidas

vazilli
04-04-2010, 12:30 PM
Bom pessoal, tomei coragem e vou me aventurar no mundo da cutelaria!
estou com uma ?tima ideia de uma forja a carv?o! ainda estou montando o projeto para depois colocar em pratica! minhas duvidas s?o: Quanto custa o balde de cimento kaowool?
Um peda?o de trilho bem fixado em uma tora serve como uma bigorna emprovisada? Li sobre um carv?o especial para forjas...'Coque para Forja' este carv?o ? caro? qual a diferen?a dele e do carv?o comum usado para churrasco?

Agrade?o de cora??o a todos que me ajudarem! at? +.

mbitten
04-04-2010, 12:51 PM
Lembro quando come?ei com forja a carv?o:puke:sujeira e fagulhas que te queimam a toda hora.Quer um conselho de amigo? construa uma forja a gas, ? mais barato, mais limpo e mais rapido para forjar, voc? n?o vai se arrepender.

vazilli
04-04-2010, 01:19 PM
Forja a g?s ? ?timo eu sei, mas para mim fazer vai ser mais trabalhoso, eu teria que conseguir um estintor ou algo pareciso, cortalo e tudo mais... e a forja a carv?o eu tenho ela quase pronta! hehehehe
? um recipiente tipo uma panela enorme, ? de uma pe?a de trilho de trem ou uma parte do trem as paredes desse recipiente tem espessura de 1,5 cm, n?o sei o que ?, mas serve muito bem! ao lado tem uma abertura quadrada na qual vai passa o cano para a ventoinha! so falta eu cobrir ele com cimento refratario e fazer uma especia de famin?.... que irei fazer com um tonel cortado ao meio e revetido com cimento refratario!

Fotos do recipiente

http://img69.imageshack.us/img69/6933/1001513q.jpg
http://img39.imageshack.us/img39/2425/1001512.jpg
http://img101.imageshack.us/img101/7789/1001508e.jpg
http://img688.imageshack.us/img688/6217/1001507x.jpg
http://img534.imageshack.us/img534/559/1001505f.jpg

encima dele colocarei um tonel revestido com cimento refratario em forma de "lareira" com uma boca de 15cm de largura por 7cm de altura e uma chamin?.. n?o muito larga!

cabete
04-04-2010, 02:59 PM
As forjas ? carv?o pra cutelaria precisam ser planas como uma mesa na parte superior.
Se vai usar esta pe?a fa?a um furo na base pra passar um cano de uma e meia ou duas polegadas, prenda este cano e encha tudo em volta com cacos de tijolo depois complete com concreto refrat?rio, n?o ? argamassa refrat?ria, ? concreto, e deixe tudo plano como uma mesa alinhado com a borda desta bacia. Se tiver alguma outra chapa amplie a mesa pra um lado mas a? n?o precisa colocar concreto, ? s? para colocar um monte de carv?o de espera enquanto forja. Na boca do cano deixe um pequeno rebaixo no concreto pra enxaixar uma grelha por onde sair? o ar. Esta grelha precisa ser robusta e ter furos relativamente grandes, de 1/2" para maior. Na parte inferior do cano coloque um "T", a parte que desce reto com o cano servir? pra abrir e tirar restos de cav?o e cinza que caem l? dentro e na parte 90 graus coloque um peda?o de cano e a ventoinha com alguma forma de regular a quantidade de ar e... est? pronta a forja ? carv?o. Durante a secagem do concreto molhe-o com frequ?ncia para uma boa cura do mesmo.
Carv?o n?o use o coque, use de churrasco mas compre o mais fino diretamente em uma carvoaria, aquele que eles desprezam pra churrasco e ?s vezes at? lhe d?o ele na carvoaria.
Lembre-se que ir? forjar um peda?o de cada vez e portanto a ?rea quente ventilada n?o precisa ter grande di?metro o que s? favorece o consumo de carv?o e a descarboneta??o do a?o.
Uma boa forja bem reguladinha ir? gastar pouco mais de um quilo de carv?o por hora.

vazilli
04-04-2010, 04:53 PM
Bah! mas assim tu me confunde vivente! hehehehe
olha vou postar umas imagem pra vc analizar melhor como pensei em fazer!
vou usar o buraco que j? existe, pois se for furar vai ser um trabalho dos diabos! essa "Coisa" tem 1,5 cm de espessura!

http://img229.imageshack.us/img229/2374/projeto01.png
http://img683.imageshack.us/img683/9056/imagemjsb.png

dz farias
04-04-2010, 05:02 PM
Nossa que complicado, uma forja a gas ? muito mais simples de se fazer, se fosse voce eu repensaria a sua forja a carvao por uma a g?s.

Desse concreto refratario nunca ouvi falar, podem falar mais a respeito dele, onde se compra, qual a sua diferen?a do cimento, e valor.

Abra?os

vazilli
04-04-2010, 05:18 PM
o problema da forja a g?s ? que eu vou ter que soldar algumas partes, eu n?o sei usar solda muito menos tenho os aparelhos... ent?o j? teria que gastar para alguem fazer isso...
n?o tenho um estintor, teria que arrumar um...

Norio Sato
04-04-2010, 08:09 PM
Extintor ? s? uma das coisas que podem ser usadas p/ se fazer a forja ? g?s.

Extintor e cilindro de g?s de refrigera??o se consegue de gra?a.

No caso de extintor, cilindros "condenados" s?o jogados fora, os buj?es de g?s de refrigera??o s?o descart?veis.

vazilli
04-04-2010, 09:33 PM
J? sei o q vou fazer, vou apenas revesti com cimento refratario, e adaptar a ventuinha!
Vi uma forja feita de lat?o pelo M?rcio, se ele forjou uma faca com aquilo, mais simples impossivel, para come?o vou usar mola de automoveis tenho uma aqui parada a anos! Vou come?ar a martelan?a o mais rapido possivel!

mbitten
04-04-2010, 11:43 PM
se voc? n?o tem solda fassa quadrada e use parafuso, se n?o tem manta use tijolo refrat?rio, e meia d?zia pingos de solda j? fecham uma forja, r$ 10 j? pagam o soldador se ele for muito ladr?or $ 20.Por?m se voc? quer ter uma forja a carv?o porque gosta, v? em frente, se voc? quer apenas uma forja, custe o que custar fassa uma a g?s.

vazilli
04-05-2010, 12:47 AM
Eu acho a forja a carv?o mais interessante, Acho vou fazer a minha a carv?o mesmo, espa?o n?o falta e a sujeira tbm n?o ? o meu problema, vou fazer como Norio falou... Vou fazer um furo embaixo da bacia, vou ter que arrumar algue para fazer porque o material ? o mesmo de trilhos de trem! Impossivel fazer com furadeira! hehehe

LCASERAPIAO
04-05-2010, 10:48 AM
Eu acho a forja a carv?o mais interessante, Acho vou fazer a minha a carv?o mesmo, espa?o n?o falta e a sujeira tbm n?o ? o meu problema, vou fazer como Norio falou... Vou fazer um furo embaixo da bacia, vou ter que arrumar algue para fazer porque o material ? o mesmo de trilhos de trem! Impossivel fazer com furadeira! hehehe

Vazilli,

Minha m?e dizia: "o que ? do gosto ? regalo da alma" e concordo plenamente. Mas Vou fazer coro com os demais!!! A forja ? carv?o n?o tem vantagem alguma sobre a forja ? g?s. Ao contr?rio...No per?odo que usei uma forja ? carv?o s? fiz perder tempo.. Ela gasta carv?o, n?o ? ecol?gica, vc se queima demais, produz muita sujeira e tem um custo alto pois o carv?o de boa qualidade n?o ? barato. Se vc pretende levar ? cutelaria ? diante n?o desperdice tempo fazendo uma forja ? carv?o. O gasto pra fazer uma forja ? g?s ? m?nimo com um ?timo custo/benef?cio... Quando vc, finalmente, conseguir fazer sua forja ? carv?o, provavelmente, ter? dificuldades na hora da t?mpera que ? bem mais dif?cil de ser feita na forja ? carv?o.... At? que se pegue o jeito...Ent?o... se mesmo depois de ouvir os conselhos da galera vc deseja fazer uma forja ? carv?o... desejo-lhe sorte.

Estamos a? pra ajudar no que for poss?vel.

cabete
04-05-2010, 11:53 AM
Bah! mas assim tu me confunde vivente! hehehehe
olha vou postar umas imagem pra vc analizar melhor como pensei em fazer!
vou usar o buraco que j? existe, pois se for furar vai ser um trabalho dos diabos! essa "Coisa" tem 1,5 cm de espessura!

http://img229.imageshack.us/img229/2374/projeto01.png
http://img683.imageshack.us/img683/9056/imagemjsb.png

Prezado Vazili,
Este teu projeto t? mais pra forno do que pra forja. Pode dispensar toda esta parte superior pois s? vai lhe atrapalhar na hora de forjar. A grelha e a saida de ar grandes s? servem pra queimar carv?o exageradamente e descarbonetar o a?o pois estar? oxidando ?reas que n?o conseguir? forjar antes que o a?o esfrie, como afirmei anteriormente o buraco de ar deve ser pequeno, coisa de uma polegada e meia a duas polegadas no m?ximo.
N?o deve ter rebaixo algum, as l?minas s?o retas ( planas ) portanto as forjas devem ser planas como mesas.
Pelo buraco onde sai o ar sob o carv?o caem peda?os de carv?o e cinzas portanto tem que ter como tir?-los ent?o se voc? fizer o cano de entrada dentro da forja como projetou como ir? limpar este cano? Virando a forja de ponta cabe?a?
Estamos tentando lhe dizer que a forja n?o ? assim que se faz agora se pretende forjar apenas uma ou duas facas ent?o fa?a na churrasqueira mesmo, n?o precisa construir nada mas se pretende realmente seguir em frente e forjar muitas l?minas fa?a a coisa certa e n?o desperdice recursos. Lembre-se do day after... :banghead:punchself

vazilli
04-05-2010, 02:21 PM
Vou fazer a forja como tu disse cabete, vou comprar o 'T', e aproveitar uns canos que tenho aqui de 2 polegadas, J? quanto a tempera n?o irei fazer na forja... tenho forno eletrico em casa, irei fazer nele!

Ferrari
04-05-2010, 02:31 PM
Vazilli, s? gosta de carv?o quem nunca forjou no g?s.

Depois que vc usar uma forja ? g?s vc vai mandar sua forja ? carv?o pra PQP!

Tenho um compadre que mora a? em Santa Maria.

vazilli
04-05-2010, 08:09 PM
OK, mas com um buj?o de gas aqueles comum de cozinha, quantas horas ele dura?
e quantas facas da para forjar com ele?

cabete
04-05-2010, 08:09 PM
O Landulfo fez uma forjinha que ficou um show. Testamos ela dia destes aqui em casa e chegou aos 1.500 graus rapid?ssimo. Creio que ser? super econ?mica.
? g?s!! Quadradinha, muito legal.

vazilli
04-05-2010, 08:49 PM
Desculpa ser chato, heheh, mas aonde eu consigo um extintor? de preferencia gratuito!

M?rcio
04-05-2010, 09:32 PM
Forgei algumas facas "naquilo", ? simples, barato e pr?tico, valeu como experi?ncia para iniciante, mas tenho que concordar com o pessoal quanto a forja a g?s em tudo que foi dito. Se tens dificuldade prende um grito que h? muitos parceiros pr? te ajudar, informe de que regi?o vc ?.
Um abra??o
e fico a disposi??o.

M?rcio
NH/RS

vazilli
04-05-2010, 09:58 PM
Vou fazer uma a g?s mesmo eu acho, vou atraz dos materiais agora, alguem me informa onde poderia arruma um extintor de gra?a? hehehe

mbitten
04-05-2010, 10:37 PM
todos que comprei foi em ferro velho, ai em SM deve ter alguma empresa que recarregue estintores, eles descartam muitos.D? para fazer quadrada e usar tijolo refratario, o Eduardo Cunha tem uma destas, quanto a durabilidade do g?s depende de sua abilidade, deve dar n? m?dia umas seis horas.Quando passei a usar g?s fiquei encantado com a limpeza e ainda gastava menos.

Rafael_Bessa
04-05-2010, 10:38 PM
Putz... de gra?a???
Voc? acha extintor por 5 reais em ferro velho, ? s? procurar... ou ent?o buj?o de gas freon pelo mesmo pre?o.
Ferro velho ? o paraiso do cuteleiro sem dinheiro.

vazilli
04-06-2010, 12:12 AM
Rafael, muito boa coloca??o. pois eu sou um dos futuros cuteleiros sem dinheiro! HAHAHAH...
Mas tenho dinheiro pra pelomenos fazer a forja! mas tenho que economizar o maximo poss?vel!

Silvana
04-06-2010, 05:14 AM
Vazilli,

Bom dia meu caro.
Que bom que voc? acabou aceitando a sugest?o da maioria, afinal a grande vantagem de ser membro desta fam?lia ? poder aproveitar das suas descobertas e experi?ncias.
Perder tempo em construir forja a carv?o, forjar a?o ruim ... besteira, afinal o tempo tem que ser utilizado para a pr?pria faca, tanto na forja como no acabamento.
Sucesso!!!

Ferrari
04-06-2010, 06:36 AM
Vazilli, um extintor velho ? f?cil de achar, j? que muitos s?o descartados por estarem vencidos.

Com a minha forja ? g?s eu consigo forjar de 10 a 12 facas (numa estimativa pessimista). Se colocarmos 10 l?minas, ent?o d? 3 reais gasto de g?s por l?mina, o que ? bem econ?mico. Isso fora que com esse mesmo g?s ainda d? pra temperar a mesma l?mina

vazilli
04-06-2010, 01:16 PM
? achei melhor mesmo, e como a maioria usa a g?s deve ser melhor mesmo. E outra.. tenho 2 buj?es de g?z quardado no galp?o! Entao j? ? uma economia, n?o vou precisa compra buj?o! Quanto ao Extintor vou sair a procura essa semana se Deus quiser! Obrigado pela ajuda de todos do forum!

vazilli
04-06-2010, 03:53 PM
Mais uma pergunta! Uma furadeira Bosh 450 watts juntamente com um suporte 3 em 1 igual a esse:
Serve para o trabalho?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137404588-suporte-3-em-1-p-furadeira-c-regulador-de-veloc-brinde-_JM

Achei super pratico e barato! Pra quem n?o tem condi??es de comprar uma furadeira de bancada ? uma boa op??o!
Lembrando, n?o sou profissional, ? apenas para hobbie!

cabete
04-07-2010, 10:17 AM
V? dia destes no Macro uma furadeira de bancada de boa marca, pequena ? claro, mas por R$ 190,00 se procurar bem encontra e ainda paga parcelado.

mbitten
04-07-2010, 11:22 AM
Tenho uma Black&Decker 250W, paguei r$180.00 a um tempo atras, furo de tudo com ela.

vazilli
04-07-2010, 01:44 PM
Sim eu vi umas furadeiras de bancada bem baratas at?, mas esse suporte seria mais ?til pra mim, por que ? 3 em 1! posso tanto furar, usar como serra policorte, lixa e pra esmirilha! Acho que quando der vou comprar esse suporte mesmo, vai ser uma m?o na roda! hehehe

Hyotheangel
04-07-2010, 02:08 PM
o gente to aki no cantinho vendo essa conversa sobre forjas...
se o vazilli me der a permiss?o keria perguntar...
Forja a g?s naum tem perigo n?o? so pra saber?

vazilli
04-07-2010, 02:46 PM
Bom, n?o sei muito, mas perigo n?o tem muito n?o. Claro, ? bom usar o buj?o grande.. aquele usando em cozinha e sempre manter uma distancia de no minino 1 metro da Forja!

Hyotheangel
04-07-2010, 02:56 PM
hummm
Entendo... semre tive essa ideia de que uma forja a g?s fosse dificil de fazer manuten??o por ser levemente perigoso...
obrigado vazilli