View Full Version : Diferen?as de chifres

Gerson
04-02-2010, 09:58 AM
Ol? facantes

Estava eu sem fazer nada nesta sexta-feira da paix?o sem fazer nada (e devo continuar at? s?bado pela manh?), ent?o resolvi dar uma espiada neste forum nas facas de cabo de chifre.
Temos chifre de cervo colorado e chifre de cervo axis.
Acontece que na desci??o de algumas fotos est? afirmado tratar-se de chifre de cervo colorado, em outras cervo axis. Quando tentei estabelecer um padr?o de cada chifre, a confus?o se instalou. Eu explico: duas facas com o mesmo tipo de chifre (aparentemente) est?o descritas uma como sendo chifre de axis e outra como de colorado. Esta confus?o se repete em v?rios posts.
Afinal qual a diferen?a entre chifre de cervo colorado e chifre de cerco axis.
Observa??o: quem for responder a esta d?vida, por favor o fa?a sem as piadinhas, que a essas alturas j? est?o enfadonhas. Piada de chifre (tipo tra?do) ? coisa de mundi?a, oreia, ral?, e outras categoria de pobres de esp?rito, afinal chifre ? como carro a alcool, um dia voc? vai ter um; ou como consorcio, quando menos se espera voc? ? contemplado.

Boa P?scoa a todos os leitores

LCASERAPIAO
04-02-2010, 07:29 PM
Ol? facantes

Estava eu sem fazer nada nesta sexta-feira da paix?o sem fazer nada (e devo continuar at? s?bado pela manh?), ent?o resolvi dar uma espiada neste forum nas facas de cabo de chifre.
Temos chifre de cervo colorado e chifre de cervo axis.
Acontece que na desci??o de algumas fotos est? afirmado tratar-se de chifre de cervo colorado, em outras cervo axis. Quando tentei estabelecer um padr?o de cada chifre, a confus?o se instalou. Eu explico: duas facas com o mesmo tipo de chifre (aparentemente) est?o descritas uma como sendo chifre de axis e outra como de colorado. Esta confus?o se repete em v?rios posts.
Afinal qual a diferen?a entre chifre de cervo colorado e chifre de cerco axis.
Observa??o: quem for responder a esta d?vida, por favor o fa?a sem as piadinhas, que a essas alturas j? est?o enfadonhas. Piada de chifre (tipo tra?do) ? coisa de mundi?a, oreia, ral?, e outras categoria de pobres de esp?rito, afinal chifre ? como carro a alcool, um dia voc? vai ter um; ou como consorcio, quando menos se espera voc? ? contemplado.

Boa P?scoa a todos os leitores

Gerson,

Um amigo meu, que ? ca?ador legalizado, me explicou que existem algumas diferen?as b?sicas entre os chifres das duas esp?cies mostrando, inclusive, fotos dos tr?feus pra exemplificar. ? bem simples:
AXIS - produz uma haste geralmente com apenas uma ramifica??o. Esta tende a ser mais maci?a e menos texturizada. Geralmente ? mais "clara" tbm.
COLORADO- produz chifres mais ramificados, texturizados e com mais cor (marrom escuro). Estes tendem a ter mais di?metro que os do Axis contudo s?o mais porosos.
Em resumo, geralmente as galhadas mais ramificadas e porosas s?o de Colorado. As com apenas uma ramifica??o e bem densas s?o de Axis.

Espero ter ajudado.

Gerson
04-02-2010, 07:55 PM
Ol? Luiz

Mas e se o chifre j? for cabo. Como saber de que bicho e? ? a? que est?o as confus?es mostradas nas in?meras fotos.

Ferrari
04-03-2010, 07:13 AM
Pelo o que eu sei, ? isso que o Serapi?o falou. O Colorado ? maior e mais "pipocado", al?m de ter uma cor mais avermelhada:

cervo colorado:
http://veja.abril.com.br/220801/imagens/esporte1.jpg
http://www.argentinacazamayor.com.ar/archivos/imagenes/ciervo_colorado.jpg

cervo axis:
http://www.argentinacazamayor.com.ar/archivos/imagenes/ciervo_axis_1.jpg
http://www.isladeltoro.com/images/axis385.JPG

Aqui no Brasil, eu s? comprei galhadas de cervo axis.

cabete
04-03-2010, 11:32 AM
Quando se trata de madeira ( paus ) j? colocados em cabos j? v? cuteleiros cheirando e outros chegam a colocar na boca e sentir o gosto para tentar identificar que pau ? mas quanto aos chifres nunca tinha visto uma d?vida destas, se a d?vida justificar pode ser que um exame de DNA resolva!! :yield:

J? com chifres de vaca e de b?falo ( da ilha de Maraj? ) al?m das cores eu trabalhei com os dois e v? que o de vaca tem cheiro de dente queimado pela broca do dentista e o de b?falo tem cheiro de curral ( bosta ) quando est? sendo lixado.

Mas fica a? a sugest?o do teste de DNA!! :fencing:

Ricardo Lala
04-03-2010, 02:37 PM
Chifre ? tudo igual, s? muda a aparencia, se ? que isto ? importante!!!
Como o Cabete lembrou dos paus, chifre de uma mesma esp?cie pode apresentar diferen?as que os tornem irreconhec?veis depois do cabo pronto, o que se resta a fazer ? acreditar na palavra do mentiroso em quest?o e engolir o que ele disser.....
Ademais, ? melhor ter um chifre no cabo do que na cabe?a!

Gerson
04-03-2010, 05:00 PM
Eu discordo do cabete

Chifre de boi, b?falo e outros boideos, s?o por toda a vida e quando lixado cheira a cabelo queimado portanto a composi??o ? de queratina; chifre de cervo (cervideos) nasce e cai todo ano, cheira a dente, talvez a composi??o seja de dentina. Existem diferen?as na origem dos adornos. Um deles tecnicamente ? corno o outro ? chifre.
Vou procurar me informar e coloco aqui.

Ismael B
04-03-2010, 05:42 PM
Gerson, at? aonde eu sei , a grande diferen?a, realmente ? a porozidade. na faca os mais entendidos percebem a diferen?a no tom de cor, e alguns detalhes nas ranhuras tb nota-sa pequena diferen?a! Mas chifre de cervo, ? de qualquer maneira um dos mais belos cabos, desde que se existe faca!! E o pre?o ? o mesmo!! Mas nas margens do Rio Guaiba tem um et?dio que tem muito cervinho colorado!!! hehehe...
Um abra?o a todos!!

Ferrari
04-03-2010, 05:55 PM
Dando uma fu?ada na net achei umas fotos interessantes:

Nessa faca abaixo, feita pelo Daniel Jobim, o cabo ? de cervo colorado. Notem como ele ? bem escuro e bem pipocado:
http://i157.photobucket.com/albums/t45/dartadf/DanielJobin2.jpg

Nessa que eu fiz ? de cervo axis. Vejam que ele ? mais estriado e predomina tons de cinza:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/394319/00000001.JPG

Como aqui no Brasil a car?ncia ? muito grande, a gente acaba optando pelo o q tiver, mas o axis ? mais f?cil de obter. Mas podem existir diferen?as entre uma galhada e outra.

Nos USA, antes do embargo da India, o Sambar era vendido por grau de beleza: B, A, AA, AAA e select grade. Antigamente eles nem sabiam o que era cervo axis, pela facilidade de obter o sambar (que ? maravilhoso para fazer facas), mas agora tenho visto com frequ?ncia galhadas de cervo axis nas supplies americanas.

sericci
04-03-2010, 07:47 PM
?ia s? :gossip:

Oc? dismancha a faca e ?ia no buraquinho

se f? grande ? colorado,si f? buraquim fininho ? AXIS :rockon:

cabete
04-03-2010, 09:05 PM
Gerson,
Pode discordar ? vontade mas que um cheira a dente queimado e o outro cheira a bosta de vaca isto n?o d? pra esconder, s? se o cuteleiro estiver muito gripado!!!