View Full Version : Restaurando faca...

vazilli
03-31-2010, 01:13 AM
Bom, sou leigo no assunto... mas estou interessado em aprender um pouco!
? o seguinte; Estou querendo restaurar (polir) uma faca antiga que era do meu av?...
ela esta com oxida??o e corros?o ('buraquinhos') na lamina...
Ent?o gostaria da ajuda de voc?s que entende do assunto...
Como posso polir ela de um modo simples e f?cil?
Quais lixas usar.. e qual a numera??o a ser seguida?

a faca ? uma tramontina, n?o tem muito valor comercial nem nada mas tem um grande valor sentimental para mim pois era do meu av?!

Silvana
03-31-2010, 08:07 AM
Ol? Vazilli,

Seja muito benvindo ao nosso f?rum.
J? que voc? est? interessado em aprender sobre o assunto, sugiro que leia bastante do que j? foi postado.
Temos muita coisa sobre restaura??o e polimento por aqui.
Dif?cil dizermos o que deve ser feito em uma pe?a que n?o conhecemos.
Sugiro que voc? fotografe a pe?a e poste para podermos ajud?-lo. Melhor ainda, de onde voc? ??
Quem sabe n?o tem algu?m por perto com mais experi?ncia que poderia de dar uns toques de como executar o trabalho?
Sucesso!!!

vazilli
03-31-2010, 10:30 AM
Ol? Vazilli,

Seja muito benvindo ao nosso f?rum.
J? que voc? est? interessado em aprender sobre o assunto, sugiro que leia bastante do que j? foi postado.
Temos muita coisa sobre restaura??o e polimento por aqui.
Dif?cil dizermos o que deve ser feito em uma pe?a que n?o conhecemos.
Sugiro que voc? fotografe a pe?a e poste para podermos ajud?-lo. Melhor ainda, de onde voc? ??
Quem sabe n?o tem algu?m por perto com mais experi?ncia que poderia de dar uns toques de como executar o trabalho?
Sucesso!!!

Obrigado pelas boas vindas. hoje vou tirara fotos da faca e postarei aqui...
andei lendo alguns topcos tamb?m.
Sou de Santa Maria - RS se tiver algum cuteleiro aqui da minha cidade por favor se manifeste. hehehe

Silvana
03-31-2010, 12:30 PM
Que bom!!!
Tem muito cuteleiro bom no Sul, certamente algu?m se manifestar?.
Aproveito para convid?-lo a participar dos encontros mensais que acontecem em Porto Alegre, no Vitrine Gaucha.
Ah! teremos tamb?m a Feira de Cutelaria de Nova Petr?polis em setembro, imperd?vel!!!
E vamos aguardar ent?o suas fotos.
Sauda??es afiadas.

Ismael B
03-31-2010, 06:02 PM
Buenas Vazilli!! Que bom que tens apre?o por uma faca que foi do teu V?! Eu comecei assim, pegando umas facas velhas e deixando-as com cara de novas! Uma maneira simples ? tu pegares uma lixa d'agua de gr?o 100, corte um peda?o de aprox. 10x5 cm e dobre em tres faces (assim ela n?o escorrega). va com sua faca embaixo da torneira do tanque e deixe correr pouca agua e comece a lixar at? limpar o grosso! use quanta lixa for necess?rio. ? quase impossivel de eliminar os tais 'furinhos' com lixa de m?o, mas ficar? bem boa. depois passe para a lixa 220 e repita o processo, depois 320, 400, 600 (at? a 320 ja vai t? bem legal) Valeeu parcero!!!

dz farias
03-31-2010, 08:52 PM
Seja bem vindo e se por acaso for vir a Porto Alegre apare?a sim no vitrine, todo o segundo final de semana do mes.

Dependendo do estado da faca eu nao lixaria ela muito, pois se tiver alguma marca do fabricante podera ser destruida, tire o mais grosso da ferrugem e deixe ela com aspecto de velha mesmo, se voce for come?ar a usar ela com freguencia ela tende a nao enferrujar.

Abra?os.

vazilli
03-31-2010, 09:51 PM
Estou sem minha maquina digital para tirar as fotos, mas vou fazer o que o ismael falou, vi um outro topco com um informa??o parecida. abrigado pela ajuda! Se algum membro do forum souber de algum cuteleiro que more em santa maria por favor me informe para que eu possa entrar em contato para tentar um possivel curso! hehehehe