View Full Version : Manta ceramica faz mal ? sa?de?

Samueltb
03-02-2010, 01:24 PM
Caros cuteleiros, li um pouco sobre manta ceramica e vi que a mesma, com algum tempo de uso, pode ser mal?fica ? sa?de por soltar particulas de fibras no ar. Seria melhor usar apenas tijolo refrtario no interior das nossas forjas, ou cobrir essa camada de fibra cer?mica com cimento refrat?rio resolveria o problema?

M.TEX
03-02-2010, 02:57 PM
cobrir a manta resolve mas nao e 100% garantido. como tudo nesta vida , todo cuidado e pouco.
Use sempre respirador quando usar lixadeira e quanto a parte da Forja , ajuda se estiver situada
em local arejado....Mas quem sou eu para dar palpite...nao tenho uma Forja e so fiz uma faca ate
hoje.
M.TEX

cabete
03-02-2010, 07:22 PM
Nos EUA vendem um produto que se passa no interior da forja e depois que ela aquece forma uma camada dura. Parece-me que ? uma mistura de alumina com algum outro produto.
Por aqui consegu? 1/2 Kg da alumina pur?ssima e o ?cido fluob?rico que dissolve a alumina para formar uma pasta e testar no interior da forja. Demorei tanto pra testar e iria testar agora que estamos fazendo duas forjas que acreditamos sejam mais apropriadas para forjarmos damascos s? que coloquei o pacote de ponta cabe?a e o ?cido mal tapado vazou e deve estar corroendo todo meu arm?rio de a?o por dentro pois no ch?o fez um estrago.
Vou ver se sobrou algum ?cido no pote pra testar este final de semana.

cabete
03-02-2010, 07:25 PM
Todo p? inalado faz mal, seja algod?o ou coca?na passando pelo amianto e fibras cer?micas, cimento e tudo o mais que imaginar.