View Full Version : A?o 1045


apcarvalho
02-25-2010, 08:35 AM
Srs,

Eu gostaria de saber sobre o tratamento t?rmico desse a?o.

Eu estive lendo sobre esse a?o e parece que a temperatura de tempera 830?C, revenimento 400?C e o veiculo de tempera pode ser ?gua ou ?leo.

Essas informa??es est?o corretas?
?gua ou ?leo?
? um bom a?o ?

Obrigado

Carlos Goulart
02-25-2010, 08:47 AM
N?o ? considerado um a?o "nobre" (muito embora eu deteste esta classifica??o....)
N?o se presta para forja pois tem "baixo" carbono e em poucas idas e vindas entre aforja e a bigorna, ele perde boa parte do conte?do de carbono e n?o tempera mais.
Mas se presta para desbaste e endurece muito bem e mant?m uma boa tenacidade.
cuidado com a tempera em ?gua, pois ele tende a empenar/deformar com certa facilidade.
prefira ?leo bem aquecido.
abra?os
Goulart

apcarvalho
02-25-2010, 10:55 AM
Goulart,

N?o poder forjar ? uma informa??o importante. Eu arrumei um peda?o de tarugo, que ent?o, n?o vai servir para uma experi?ncia na forja.

Muito obrigado...

Araki
02-25-2010, 11:45 AM
Carlos,

tem certeza quanto ? n?o prestar para forjar? Eu sempre ouvi dizer que usam 1045 em forja para fazer espadas japonesas. N?o estou falando do tamahagane, mas de a?o industrial mesmo.

[]?s

Araki

Carlos Goulart
02-25-2010, 01:11 PM
Carlos,

tem certeza quanto ? n?o prestar para forjar? Eu sempre ouvi dizer que usam 1045 em forja para fazer espadas japonesas. N?o estou falando do tamahagane, mas de a?o industrial mesmo.

[]?s

Araki

Turma,
n?o ? preto ou branco... se forjar, nas idas e vindas entre a forja e a bigorna se perde carbono. Se o forjador fizer muitas viagens... j? era.
J? vi muita espada japonesa sem tempera ... ser? por qu?....
o fato ? que com 0.45 de carbono, uma tempera bem feita vai dar uma boa dureza mas nunca no grau de dureza conseguido com teores de 0.75 ou mais... mas em compensa??o, vai produzir uma l?mina com uma tenacidade melhor para l?minas longas como espadas, diminuindo as chances de que ela se quebre por esfor?o de lateraliza??o.

Lembrem-se, a?o com mais de 0.20 de carbono vai formar alguma martensita, ou seja, alguma tempera ele pega, mas agente nota endurecimento significativo, acima dos 0.40.
Para cutelaria, na minha opini?o, o ideal ? que o a?o tenha algo entre 0.45 e 0.75 na hora da tempera.
O ponto de satura??o da martensita ? algo em torno dos 0.70% de carbono. Um a?o assim, num processo de tempera bem controlado, se consegue converter quase toda liga em martensita. Acima disto, forma-se carbonetos de ferro, que ? uma inclus?o cristalina dur?ssima -aumenta a dureza da pe?a mas destr?i sua tenacidade, deixando-a quebradi?a ao menor esfor?o.
Algu?m a? j? viu uma pe?a de VC 131 ou mesmo O1 bem temperada cair no ch?o?

Em suma, se fores forjar um trabalho longo, com v?rias viagens ? forja, prefira um a?o como o 1.095, O1 ou o 52100 pois por mais que voc? perca carbono, baixar de 0.40 ser? dif?cil... mas ser fores fazer trabalhos m?dios, 1.070, 5160 s?o bons a?os e se for trabalhos menores, de pouca forja, at? se pode malhar um 1.045.

abra?os

apcarvalho
02-25-2010, 01:38 PM
Estou achando furada para quem n?o tem experi?ncia na forja.... O meu caso.

Obrigado mais uma vez.

Fausto
02-25-2010, 05:08 PM
perda de carbono, at? onde eu sabia, ? expressivo quando se faz damasco com ele ou katanas oroshigane, isso ?, qdo. o a?o ? levado acima de 1000 C sucessivas vezes.
Realmente o 1045 tempera muito bem com ?gua, mas a dureza q ele alcan?a ? limitada. J? fiz uma wakizashi desse a?o, pude notar que pega linha de tempera boa ( por ser 10xx), mas n?o gostei da dureza. Tanto ? que larguei a espada pra l?.
Acho q a recomenda??o ? essa mesma, mas n?o espere l? grandes coisas.
A maior vantagem de fazer espada com esse a?o ? que, penso eu, ? mais razo?vel pra quem n?o tem experiencia e/ou estrutura pra temperar laminas longas. Depois da tempera, pode-se at? dar algumas marteladinhas para ajustar pequenos empenos.

dz farias
02-25-2010, 06:57 PM
Se alguem souber de um fornecedor de a?o 1084 ou 1095 por favor me informe. Trabalho geralmente com O1 ou 5160, mas adoro mesmo o O1, tem um porder de reten?ao de fio muito bom.

Carvalho se voce so for forjar para aperfei?oar a sua tecnica pode usar sim, mas ai a virar uma faca ? outra historia.

Abra?os

JMota
02-26-2010, 06:49 AM
Estou achando furada para quem n?o tem experi?ncia na forja.... O meu caso.

Obrigado mais uma vez.

Para inexperientes como n?s, considero um bom a?o para treino, desde que se tenha em mente qua a faca feita n?o ser? para uso/venda, mas apenas para o apredizado.

Para os mais experientes deve ser um bom "claro" no contraste com um a?o mais duro para fazer damasco.

LCASERAPIAO
02-26-2010, 07:15 AM
Se alguem souber de um fornecedor de a?o 1084 ou 1095 por favor me informe. Trabalho geralmente com O1 ou 5160, mas adoro mesmo o O1, tem um porder de reten?ao de fio muito bom.

Carvalho se voce so for forjar para aperfei?oar a sua tecnica pode usar sim, mas ai a virar uma faca ? outra historia.

Abra?os

DZ,

Aki em PE eu encontro o O1 em barras de 1". Se servir... vejo como fazer pra eles te mandarem... Um metro pesa uns 6 kg mais ou menos... e tem que considerar o frete.

Um abra?o.

cabete
02-27-2010, 06:42 AM
At? hoje s? v? uma l?mina descarbonetada, e n?o foi de muitas viagens entre forja e bigorna mas de "esquecimentos" muito prolongados dentro da forja.
N?o d? pro cara bater papo, tomar cerveja e forjar ao mesmo tempo, alguns at? conseguem mas quem est? come?ando precisa se concentrar no trabalho pra notar o tempo de aquecimento. Entra em um r?timo que nem precisa olhar a cor do metal, sente-se que est? na hora de malhar.
Esta l?mina de meu amigo era linda e dava vontade de chorar ao perceber que ela n?o conseguia temperar de maneira alguma, quanto mais se tentava mais piorava a situa??o.

breno
02-27-2010, 06:30 PM
Eu me lembro que uma vez eu li sobre um metodo para se adicionar conteudo de carbono em chapas de a?o com baixo teor de carbono em um livro de metalurgia de um amigo meu, e n?o ? muito complicado. Vo dar uma pesquisada e posto pra voc?s.

dz farias
02-27-2010, 07:12 PM
Da pra adicionar sim carbono mas provavelmente ele vai sair no momento do lixamento da faca, o que pode fazer para evitar a perda de carbono na hora da forja e usar por exemplo borax que vai meio que celar a lamina na hora do forjamento evitando assim perda de material.

Espero ter ajudado. Abra?os

Ismael B
02-27-2010, 07:50 PM
Gente, o A?o ? a parte mais importante e mais barata de uma Faca!!!! por que usar a?os 'pobres' como 1045, sendo que existem a?os com mais de 0,60% de carbono em "qualquer esquina"!! Um abra?o a todos e bom domingo!!!

apcarvalho
02-28-2010, 06:35 AM
Obrigado a todos..

Ismael, aqui em Vit?ria n?o encontro a?os ideais para faca... Eu tenho que comprar em SP ou Rj, caso queira trabalhar com a?o virgem.. Eu arrumei alguns peda?os de mola de carro, mas, elas s?o empenadas, como fa?o as minhas facas no apartamento por desbaste, esta ficando tenso o relacionamento com os vizinhos na hora que aque?o a pe?a para desempenar em um pequeno peda?o de trilho..... Quero evitar essse passo.

? um problema de estrutura prec?ria...... Vamos tentando.....

Abra?o a todos.

Ismael B
02-28-2010, 06:09 PM
Bah, meu amigo Alessandro!!! Parab?ns pela Persistencia!! Tens Uma situa??o complicada. Tu n?o consegue desempenar na garagem, oficina mecanica de um conhecido, ou um outro lugar?? Uma outra op??o seria voce comprar laminas semi prontas, onde s? precisasse usinar, por cabo e dar acabamento, no teu lugar eu faria isso! ou mude-se para uma casa.... hehehe!!! Um abra??o Parcero!!

mbitten
03-01-2010, 04:13 AM
Caro Alessandro o a?o 1045 temp?ra a 845? em oleo ?gua ou salmoura, dureza m?xima 56 hrc revenido a 200?, trocando em miudos para facas ? uma porcaria, na minha modesta opini?o ? claro, quanto a descarboneta??o ela ocorre apenas numa camada superficial que provavelmente saira no lixamento e a quantidade de perda ? muito pequena dependendo de tempo e temperatura, o 1045 ? um bom a?o para a industria mecanica, na minha opini?o n?o ? bom para cutelaria, espero ter ajudado.

cabete
03-01-2010, 05:28 AM
Os ?ndios Xavante faziam suas facas em madeiras duras... antes de descobrirem o fac?o do homem branco ( tem uns negros no meio tamb?m! ) :mod:

Placido
03-01-2010, 11:18 AM
O Scott Slobodian usa a?o 1050, que n?o ? muito diferente do 1045. Tamb?m prefiro mais carbono que isso, mas acho ?til n?o sermos dogm?ticos. Informa??es sobre o trabalho do Slobodian neste link: http://www.slobodianswords.com/Tech%20info%20Page.html

Abra?o a todos.

cabete
03-01-2010, 12:00 PM
Placido,
Ele usa o 1050 caldeado com a?os de alto carbono ( damasco ) em at? 1000 camadas conforme descreve na abertura do site.

cassio
03-01-2010, 12:37 PM
1045 d? ou n?o d?....depende de onde vc quer chegar. Seja aonde for ser? mole!
Vc pode usar limas que tem 0.95 ou 1.0 de carbono, d? uma faca espetacular, e n?o vem empenado!!
ab?
cassio

cabete
03-01-2010, 12:58 PM
Cassio,
Bem lembrado!
N?o sei se encontra por a? mas existem umas limas que tem exatamente o formato de uma faca com o vazado flat, chama-se lima faca. Nunca as tinha visto at? ir ? rua Piratininga em S?o Paulo e depois receb? um monte em um lote de limas velhas que comprei.
Se encontrar destas o trabalho fica bem mais facilitado.

apcarvalho
03-01-2010, 02:04 PM
Obrigado pessoal..

Usar lima seria uma alternativa legal, sem empenos.. Vou procurar sucata desse tipo. Sei l? se vou achar....

Cabete, Eu li em um post onde voc? comenta da exist?ncia limas de a?os que n?o servem para faca, eles fazem um trabalho de cementa??o superficial no 1045... Correto? As marcas mais famosas tem mais chance de ser um a?o melhor, como o 1095. Estou correto?

Abra?o a todos....

cabete
03-02-2010, 05:58 AM
K&F e Nicholson dentre outras s?o bons a?os j? a LUSA ? em 1045, parece-me que as Wonder de afiar enxadas s?o de um a?o simples com 1% de carbono fabricadas na ?ndia. J? quanto ?s Wonder maiores n?o tenho informa??es.

apcarvalho
03-02-2010, 07:41 AM
Obrigado cabete... Vou tentar achar sucata dessas...

Josu?H.M.Araujo
03-02-2010, 08:50 AM
Meu T? esquisita a conversa.
Das aulas de Tratamento t?mico da EGIM da unimep SBO eu me lembro que o SAE1045 ?ra o a?o limite, abaxo dele os a?os n?o pegavam t?mpera, e o SAE 1045 ?ra usado para se fazer ( recomeda??o de livrinho de mecanico ( torneiro Etc) ) pinos , chavetas. etc.
O material devia ou?s? pegava t?mpera com resfriamento brusco mesmo , ?gua.
Sugeito a trincas e revenir sempre.
" n?o era recomendado para intrumentos de corte" para isso se recomendava a?os acima do SAE 1050.
Procure um serralheiro em sua cidade ele te dar? algumas dicas sobre o SAE 1045

Roberto B. V.
03-02-2010, 10:20 AM
Buenas!

Joshua, acho que a prosa est? numa linha bem coerente.
Li,reli e acho que ? un?nime que 1045(sozinho) n?o d? boa faca.
Ponto.

Abra?os

Roberto Vianna

apcarvalho
03-03-2010, 03:33 AM
Obrigado mais uma vez... Josu? eu tamb?m acho que est?o coerentes os t?picos, inclusive o seu.... ? o que voc? aprendeu no curso mesmo.

Abra?o.

cabete
03-03-2010, 06:34 AM
Tenho que discordar de todos!

D? pra se fazer faca com sucata de a?o 1045.
Voc? localiza uns 100 Kg de sucata de 1045, compra e reserva.
Procura ent?o por uns 10 Kg de sucata de 5160 ou 52100 ou 1095 ou mesmo um 1070 e ent?o propoe ao dono do ferro velho de trocar os seus 100 kg de 1045 pelos 10 Kg do outro a?o e se ele topar t? feito o neg?cio. Voc? poder? dizer que a origem de sua faca foi o a?o 1045!!!!! :D

:yield:

Roberto B. V.
03-03-2010, 08:41 AM
Buenas!

Joshua, cad? vc?
A prosa t? coerente ou n?o,s??
Cabet?o, depois de ler seu vatic?nio, dou a m?o ? palmat?ria, desde que esta n?o seja forjada nem contemple pregos afiados como l?minas Ghimsu....ehehhe!!
De fato ? poss?vel fazer facas a partir de 1045.
Essa foi do Cabete, pra n?o dizer outra coisa!!!!
J? desopilei o f?gado!!!!

Abra?os, Indiarada!!

Roberto Vianna

Placido
03-04-2010, 10:34 AM
Placido,
Ele usa o 1050 caldeado com a?os de alto carbono ( damasco ) em at? 1000 camadas conforme descreve na abertura do site.

Cabete, n?o quero ensinar o Padre Nosso ao vig?rio, mas note que no texto "I use 1050 Carbon steel and a hi-lo carbon laminated mix of 1000 layers..." ele diz que usa 1050 e um mix de a?os alto e baixo carbono (hi-lo = high-low, alto e baixo) laminados. Ou seja: o a?o simples usado e o damasco. Note tamb?m que mais abaixo no texto ele afirma que tempera em ?gua, o que aumenta um pouquinho a dureza, equilibrando um pouco a defici?ncia de carbono. N?o leve a mal o coment?rio e me corrijam se me enganei. Um abra?o a todos.

cabete
03-04-2010, 11:23 AM
Placido,
Obrigado pela corre??o!
Fa?o adicionalmente uma observa??o de que por aqui dificilmente encontramos certos a?os citados por cuteleiros de outros paises como este 1050 e o t?o falado 1084.
Eu pelo menos nunca me deparei com estes a?os nos distribuidores que j? frequentei.
Cada pa?s tem suas facilidades e suas dificuldades.

mbitten
03-04-2010, 03:15 PM
n?o quero causar polemica pois ja tenho a minha opini?o formada, mesmo que Jerry fisk Rodrigo sfreddo ou qualquer outro grande cuteleiro diga que o 1045 ou 1050 ? bom eu continuo com a minha opini?o de que para a cutelaria estes a?os s?o uma porcaria,.... desculpem a minha franqueza.

Placido
03-04-2010, 09:44 PM
Tranquilo, Cabete... Eu realmente n?o estou defendendo o uso do 1045 ou 1050 pra cutelaria, pois eu tamb?m gosto de a?os com mais carbono. Mas de qualquer forma, o Slobodian tem d?cadas de experi?ncia, e eu respeito isso, ainda que n?o compreenda a prefer?ncia dele por este a?o. E como disse o Cabete, nos arranjamos com o que temos. Um abra?o!

Josu?H.M.Araujo
03-04-2010, 10:19 PM
Oi Cabete , Vianna , Bittencur e Placido eu meti o bedelho no assunto mais para provocar e ver o que mais saia do assunto. Quando se faz um projeto geralmente passam nos uma serie de exigencias, normas , especifica??es.
?ra norma antes de come?ar , pesquisar os materiais, sua carcteristicas e propriedades.
Eu quando come?ei a projetar facas para corear e selaria. depois de ver, ler , testar .
Eu escolhi o a?o 5160, por n?o ser caro demais, por ser facil de forjar, e quando devidamente tratado termicamente, segura uma afia??o por bom tempo e escorrega bem ao cortar o couro.
Tive uma faca de a?o de lima, que at? fazia barba, mas na lida do cortar couro era um desastre.
De todo o geito , provocando ou n?o aprendemos um mont?o.
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsr

Barth
03-05-2010, 04:52 AM
Pode-se fazer facas de v?rios materiais:pedra,osso cobre,broze etc...(a historia da humanidade comprova)vai depender da pessoa se importar ou n?o de fazer constante manuten?ao no fio da pe?a,a dica do Cassio e do Cabete parecem mais razo?veis,uma lima normalizada pode ser desbastada com muita facilidade e produzir uma faca exelente e ? facil de ser encontrada em qualquer ferragem ou ferro velho.
Abra

Ferrari
03-05-2010, 05:02 AM
Eu nunca fiz faca de 1045, at? pq o 5160 ? um a?o muito f?cil de encontrar, e o resultado de corte muito melhor. Acho que se for para treinar talvez seja v?lido.

Alguns cuteleiros usam o 1050 para pe?as de inspira??o japonesas pq ? um a?o que se assemelha muito ao a?o japon?s antigo e d? um resultado muito pr?ximo em rela??o ao corte, apar?ncia e linha de t?mpera.

Guma
11-20-2010, 08:08 PM
Como sempre e em todos os post Ferrari mata a pau a pq os usar 1050 e n?o outro a?o com mais carbono....Pois bem sou iniciante na cutelaria fiz s? uma faca de a?o inox por desbaste e nem temperei ela (T.T)...agora estou pesquisando a?os para iniciar a forja??o... pelas pesquisas e pouco conhecimento q tenho 5160 parece ser um a?o facil de encontrar e facil de usinar, ? superior ao 1045 na composi??o pois possui "aditivos" como cromo, mangan?s alem de ter mais carbono tamb?m...espero ter ajudado um pouco com a pesquisa nas apostilas do curso de mec?nica....xD

Patzold
11-23-2010, 04:11 AM
na minha opini?o, dependendo do lugar at? o a?o 5160 ? bem mais facil de achar que o 1045

em qualquer lugar do brasil tem casas de molas, moleiros etc...

ent?o vc pode usar esse a?o
alias um dos carros mais vendidos do mundo tem molas de a?o 5160 (fusca, kombosa) heheh
Grande abra?o...

eu j? cortei uma mola de caminh?o em fatias, n?o ? barbada ainda mais sem normalizar hehehehe pelo tamanho

LCASERAPIAO
11-23-2010, 06:06 AM
Na minha opini?o.... A aplicabilidade do 1045 seria fazer machados ou mesmo martelos
Pelas "pesquisas" que fiz os martelos bola da tramontina seriam de uma liga de a?o 1045 com cromo e van?dio o que j? muda bastante as caracter?sticas do material.

Um abra?o.

Bruno Marr
11-24-2010, 01:34 PM
Tenho que discordar de todos!

D? pra se fazer faca com sucata de a?o 1045.
Voc? localiza uns 100 Kg de sucata de 1045, compra e reserva.
Procura ent?o por uns 10 Kg de sucata de 5160 ou 52100 ou 1095 ou mesmo um 1070 e ent?o propoe ao dono do ferro velho de trocar os seus 100 kg de 1045 pelos 10 Kg do outro a?o e se ele topar t? feito o neg?cio. Voc? poder? dizer que a origem de sua faca foi o a?o 1045!!!!! :D

:yield:

Caracas..... Super filos?fica e bem estruturada....
Concordo!
kkkkkkkkkkk

kewyn
01-31-2011, 11:38 PM
Boa noite.
Primeiramente, desculpem por estar ressuscitando este t?pico, ? que achei mais conveniente do que criar um novo, assim a informa??o fica contida em um ?nico lugar...
[...] estava eu interessado na tempera em salmoura, e n?o encontrei conte?do no f?rum a respeito, caso j? exista uma resposta para a minha pergunta, neste caso pe?o que me desculpem, revisei umas duas vezes utilizando o search e n?o obtive resultado.
Pois bem, caso sentirem a necessidade de ajudar um iniciante a saciar a sua sede insaci?vel na busca insaci?vel (ufaa) de conhecimento, a pergunta ? a seguinte:
Como proceder a tempera em ?gua?
Qual a temperatura ideal da ?gua e do material a ser temperado? - neste caso 5160
Em salmoura, se for o caso, qual a solu??o?
Existe a possibilidade de utilizar argila e cinzas, no modo tradicional japon?s, para proceder a tempera seletiva?
Gente, o A?o ? a parte mais importante e mais barata de uma Faca!!!! por que usar a?os 'pobres' como 1045, sendo que existem a?os com mais de 0,60% de carbono em "qualquer esquina"!! Um abra?o a todos e bom domingo!!!

Da para usar uma placa de transito ("qualquer esquina") para fazer uma faca? hehehe
Aaa s? para lembrar, tempera seletiva na parafina requer subsequente tempera em ?gua ou ?leo?
Obrigado a todos, n?o vou me prolongar mais.

Ferrari
02-01-2011, 04:14 AM
Como proceder a tempera em ?gua?
R: mergulhe o a?o na temperatura ideal na ?gua. A temperatura da ?gua pode estar uns 70?C. Veja bem, a ?gua tem um poder de resfriamento 5 vezes mais r?pido que o ?leo.

Qual a temperatura ideal da ?gua e do material a ser temperado? - neste caso 5160
R: 5160 ? um a?o para ser temperado em ?leo. Vc pode at? tentar, mas vai acabar com enormes trincas, ou mesmo quebrar a l?mina.

Em salmoura, se for o caso, qual a solu??o?
R: Coloque o sal na ?gua e coloque um ovo. V? adicionando e mexa bem. Quando o ovo estiver tangenciando a linha da ?gua a salmora est? no ponto. Se o ovo estiver afundado a salmoura est? fraca, e se o ovo estiver pra cima da linha d?gua, a salmoura est? muito forte. Depois de tudo pronto deixe a costela umas 2 horas dentro da salmora e deixe 6 horas assando com o osso pra baixo, depois ? s? virar e deixar assar mais meia hora do outro lado.

Existe a possibilidade de utilizar argila e cinzas, no modo tradicional japon?s, para proceder a tempera seletiva?
R: sim

Da para usar uma placa de transito ("qualquer esquina") para fazer uma faca?
R: N?o, mas se vc quiser fazer um damasco xamb?o sim

Aaa s? para lembrar, tempera seletiva na parafina requer subsequente tempera em ?gua ou ?leo?
R: N

reginaldoRBS
02-01-2011, 04:23 AM
Resultado de t?mpera na salmoura... curiosidade de tempos atr?s.



http://i191.photobucket.com/albums/z283/reginaldoRBS/FACAQUEBRADA1.jpg

alexandre
02-01-2011, 06:30 AM
Bem did?tico o post do Ferrari, gostei.

Roberto B. V.
02-01-2011, 06:58 AM
Buenas!

Mandou bem,Ferrari!
Na parte da salmoura eu trocaria a costela pelo galeto, com s?lvia e manteiga,aproveitando a temperatura.
Vai assando e de vem em quando molha no tempero.
Depois de assado o galeto, deve dar uma t?mpera boa.

Abra?o e boa semana a todos!

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS

kewyn
02-01-2011, 02:41 PM
Salve ferrari, fico mesmo, muito agradecido por receber estas informa??es de voc?, garanto que a partir de hoje meu churrasco vai ficar nos "trinques", se ? que me entende hehehehe.
A princ?pio obtive estas informa??es com um xamb?o aqui da minha cidade, metido a faz tudo e poss?vel neto de ferreiro. Bem que me disseram que o cara era furada rsrsrs.
Talvez n?o tenha entendido direito o processo o que duvido muito, pois
me ocorreu de temperar uma faca com uma mistura de saibro, ?gua, e dois dedos de olho acima da ?gua. (? cada receita), e ? claro eu na minha ignor?ncia segui o bem dito...
Resultado ? mais f?cil cortar a faca do que usar ela para cortar algo.
Obrigado a todos pela iniciativa, de agora em diante vou prosseguir com a tempera em parafina, j? que ? o meio com o maior custo/benef?cio, principalmente custo hehehe. Assim quer chegar o toco para apoiar a bigorna eu posto os primeiros trabalhos, e alias vou deixar o sal para a picanha.
Boa noite a todos.

Ferrari
02-01-2011, 02:49 PM
kewyn, ? normal quando a gente est? come?ando ficar batendo cabe?a.

Olha, hoje a cutelaria pra quem est? come?ando ? moleza, pois a gente tem muita informa??o pela net, e isso acelera muito o aprendizado.

Quand eu comecei fiz coisa que at? Deus duvida. Tudo isso que vc falou eu j? tentei e quebrei a cara. Teve uma vez que lixei uma l?mina de mola na m?o por 4 meses e quando fui temperar usei ?gua. Resultado: a l?mina fez um "plec" e perdi 4 meses de trabalho.

Aprenda a fazer o b?sico primeiro. Tempere no ?leo que vc n?o erra.

kewyn
02-01-2011, 04:40 PM
Boa noite,
N?o ? de se dizer o contr?rio, os cuteleiros hoje atuantes um dia tiveram de batalhar muito para chegar onde est?o hoje. ? por isso que eu os agrade?o e at? mesmo venero o trabalho de voc?s. Muito obrigado por n?s ajudar ( os iniciantes ), de bom cora??o.
Ps.: Esse "Plec" faz bem mais barulho na vida real rsrsrs.
Vlw.