View Full Version : 5160 !! Ser????

Ismael B
02-10-2010, 06:32 PM
Andei pesquisando muito sobre a?os, e conversando com quem ? "macaco velho" na cutelaria, e vejo que muitos cuteleiros (principalmente os mais novos) est?o fazendo facas com molas e nomeiam o a?o como 5160! Eu acho errado!! molas podem ser feitas com muitos tipos de a?os (podem ir de 1043 a mais de 1095, dependendo da utiliza??o) E acho que nossos clientes devem saber se usamos um a?o virgem de 5160 ou uma mola que n?o sabemos ao exato do que se trata! Nem tudo que brilha ? ouro e nem toda mola ? 5160! Mas gostaria de saber ao certo de quem realmente entende, poder dar uma explica??o! Por favor comentem! e gostaria de umas opini?es de colecionadores sobre facas feitas com molas!!! Obrigado....

cabete
02-10-2010, 07:51 PM
Prezado Ismael,
Sua observa??o ? muito precisa.
Segundo o excelente livro "A?os e Ligas Especiais" de Andr? Luiz V. da Costa e Silva e Paulo Roberto Mei os a?os para uso em molas s?o:
1070, 1080, 1095, 5150, 5160, 51B60H, 6150H, 9850.
Citam ainda os a?os 1050, 1065, 6150.
Diz ainda que na ind?stria automotiva as molas helicoidais de passos vari?veis s?o predominantemente de a?o Si-Mn 9254.
Portanto segundo as informa??es destes autores ( O livro teve patroc?nio da Villares ) podemos ver que as molas s?o fabricadas com a?os que normalmente tem um m?nimo de 0,5 % de carbono e na maioria das vezes outros elementos de liga que acredito visem principalmente resolver a quest?o da fadiga do a?o.
Na pratica dentro da cutelaria sempre que se parte para um a?o mola RECICLADO fala-se em 5160 talvez por ser ele muito usado nas molas planas de feixes de suspens?o veicular e portanto muito f?cil de conseguir-se abundantemente mas realmente podem ser de v?rios outros a?os.
Da mesma forma passamos a tratar os a?os de rolamento como sendo 52100 e na pratica tamb?m existem outros a?os em rolamentos, alguns ali?s t?o ruins que j? consegui furar esfera de rolamento com broca sem fazer qualquer recozimento.
O mais importante talvez seja testar o resultado da l?mina e usar este indicativo de a?o mola ou rolamento ou lima apenas como uma orienta??o mas sabendo que n?o se pode confiar cegamente. J? consultei uma marca de limas que afirmou-me fazer TODAS suas limas com a?o 1045. ? a lima Lusa.
Tenho preferido usar a?o 5160 virgem e a?o 52100 virgem em barras redondas ou de rolamentos de marcas conhecidas e testadas com bons resultados.

mbitten
02-10-2010, 09:31 PM
por isto s? uso a?o virgem, j? fiz facas com a?o de mola e falava aos clientes que era de mola, por?m descobri que a?o virgem ? mais barato n?o d? trincas n?o soltam as tiras e n?o tem cheiro:lol.

M?rcio
02-11-2010, 07:06 PM
Salve M?rcio...
Passa ai onde tu compras os a?os, j? esqueci.

Sauda??es
M?rcio

mbitten
02-11-2010, 10:09 PM
Salve M?rcio...
Passa ai onde tu compras os a?os, j? esqueci.

Sauda??es
M?rcio

GRANDE M?RCIO!! 52100-o1 e outros a?os liga compro na (http://www.favorit.com.br/) tem gasto minimo, na ultima vez era 150 j? faz um tempo d? a?o pra bastannnnnnnnnte faca, o bom mesmo ? dividir, agorar se quiser 5160 tem no armazem do inox vendem peda?os pequenos e ? 5160 mesmo.

Ismael B
02-13-2010, 05:54 PM
Prezado Ismael,
Sua observa??o ? muito precisa.
Segundo o excelente livro "A?os e Ligas Especiais" de Andr? Luiz V. da Costa e Silva e Paulo Roberto Mei os a?os para uso em molas s?o:
1070, 1080, 1095, 5150, 5160, 51B60H, 6150H, 9850.
Citam ainda os a?os 1050, 1065, 6150.
Diz ainda que na ind?stria automotiva as molas helicoidais de passos vari?veis s?o predominantemente de a?o Si-Mn 9254.
Portanto segundo as informa??es destes autores ( O livro teve patroc?nio da Villares ) podemos ver que as molas s?o fabricadas com a?os que normalmente tem um m?nimo de 0,5 % de carbono e na maioria das vezes outros elementos de liga que acredito visem principalmente resolver a quest?o da fadiga do a?o.
Na pratica dentro da cutelaria sempre que se parte para um a?o mola RECICLADO fala-se em 5160 talvez por ser ele muito usado nas molas planas de feixes de suspens?o veicular e portanto muito f?cil de conseguir-se abundantemente mas realmente podem ser de v?rios outros a?os.
Da mesma forma passamos a tratar os a?os de rolamento como sendo 52100 e na pratica tamb?m existem outros a?os em rolamentos, alguns ali?s t?o ruins que j? consegui furar esfera de rolamento com broca sem fazer qualquer recozimento.
O mais importante talvez seja testar o resultado da l?mina e usar este indicativo de a?o mola ou rolamento ou lima apenas como uma orienta??o mas sabendo que n?o se pode confiar cegamente. J? consultei uma marca de limas que afirmou-me fazer TODAS suas limas com a?o 1045. ? a lima Lusa.
Tenho preferido usar a?o 5160 virgem e a?o 52100 virgem em barras redondas ou de rolamentos de marcas conhecidas e testadas com bons resultados.

Bela explica??o, Cabete!!! acho que foi v?lido esse Post. Poucos Comentaram, mas muitos Olharam, e acho que vai ajudar. Obrigado mesmo!

rsfjr
02-16-2010, 05:51 PM
por isto s? uso a?o virgem, j? fiz facas com a?o de mola e falava aos clientes que era de mola, por?m descobri que a?o virgem ? mais barato n?o d? trincas n?o soltam as tiras e n?o tem cheiro:lol.

Realmente,

Quando voc? pega um feixe de mola cheio de graxa, ? um trem.