View Full Version : Damasqueando: a experi?ncia


Ferrari
02-06-2010, 06:49 AM
Aproveitei esses dias de f?rias para arrumar algumas coisas na oficina, e principalmente dar um up grade na forja, com nova ventoinha e nova manta, j? que tinha por objetivo fazer algumas experi?ncias com damasco. Mesmo n?o tendo um martelete ou prensa, fiz dois billets pequenos de 5160 e 1070 para isso, j? que era o material que eu tinha ? m?o.

Depois que me mudei de Campo Grande nunca mais havia feito damasco em minha oficina, por isso achei a experi?ncia muito v?lida para me adequar novamente. Portanto, fazi quase 5 anos que n?o caldeava damasco sozinho.

a primeira foi essa hunter com 160 camadas e padr?o dente de lobo e cabo de ma?aranduba:

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000002.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000003.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000005.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000006.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000007.JPG

Notem que o contraste n?o ? forte, mesmo com mais de uma hora de revela??o no percloreto. Existe uma linha que vc devem notar que se destaca. Ela ? de 1020 que uso nas extremidades do billet .


A segunda ? uma l?mina com 180 camadas, no padr?o W mas com corte em ladder.

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000008.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000001.JPG

Dessa vez fiz o choque t?rmico na temperatura mais baixa poss?vel, sendo que o 5160 (linhas mas grossas) se destacou do 1070. Essa l?mina apresentou uma falha de caldeamento, por isso n?o foi poss?vel aproveit?-la.

Apesar do bra?o ter pedido ?gua esses dias, foi uma boa experi?ncia, pois deu pra ver o comportamento da forja, que est? muito boa agora, e com billets n?o muito grandes, d? pra fazer pequenas facas no bra?o mesmo, sendo que cada uma o damasco foi caldeado em 3 horas e do come?o do billet at? a faca totalmente forjada foram 4 horas e meia.

Por?m, fica aqui a li??o que para um alto contraste, tem que ter um a?o com n?quel no meio. E se tiver um martelete...melhor ainda!

LCASERAPIAO
02-06-2010, 07:28 AM
Ferrari.....

AGORA ME ANIMEI!!!
Como sempre muito objetivo e elucidativo o seu post. Essencial pra quem t? por a m?o na massa.
S? que j? fez damasco no bracelete ? que sabe....

Obrigado e parab?ns pela obra e por compartilhar. Eu gostei muito.

Um abra?o.

Norio Sato
02-06-2010, 10:52 AM
Legal.

mbitten
02-06-2010, 02:07 PM
belo trabalho o file work d? um charme especial, tamb?n tenho um martelete movido a feij?o, s? n?o me atrevo a caldear sem n?quel, mas no teu caso o contraste ficou bom, parab?ns.

cabete
02-06-2010, 03:08 PM
Aprendeu... n?o esquece mais!
O bra?o realmente reclama e por aqui o calor do jeito que t? judia mais ainda.

O Arnaldo ajeitou um projeto americano de uma prensa hidr?ulica legal pois apesar de ter 30 toneladas de for?a ela s? usa 3 HP e ? r?pida pois usa duas bombas, uma r?pida de grande volume pro pist?o ir r?pido e uma de baixo volume e grande for?a pra hora que ferramente encontra a pe?a a ser forjada.

A prensa ficou pronta e estava precisando ser testada ent?o montei 10 billets sendo oito de 1070 x 15N20 e dois de 1095 x 15N20, soldei tudo hoje pela manh? e fomos o Devanir e eu colocando a tralha toda no Toyota, t?co, bigorna de 50 Kg, esmerilhadeiras, borax, marr?tas, prote??es e ?culos, muiiiiita ?gua e mais um monte de coisas.

Na oficina ficamos animados at? a hora que fomos ligar a forja e constatamos que no transporte a ventoinha tinha pifado!! Pode uma coisa destas? Pois adaptamos ar comprimido da oficina com um registro pra regular o volume de ar e deu certo. Estiquei um billet que j? estava caldeado mas constatei que o ferramental precisava ser guiado melhor, pequenas mas importantes mudan?as, foi como tirar doce de crian?a, voltamos meio chu?s pra casa mas valeu pois diagnosticamos os problemas da prensa a serem solucionados antes que siga pra Sorocaba.
Agora vamos ver se fazem os ajustes e no carnaval temos brincadeira garantida!!
Tamb?m estamos construindo duas forjas espec?ficas pra caldear damascos, nestas faremos uma camada interna de concreto refrat?rio revestido com alumina e a fibra cer?mica ficar? por fora. Por via das d?vidas ter? uma boca de 120 x 120 mm. Estamos fotografando as etapas e quando estivar hurrando mostraremos o resultado.

Ferrari, voc? precisa arrumar um martelete portugu?s igual ao meu, com comando de v?z e tudo o mais!!

Ferrari
02-07-2010, 04:52 AM
Obrigado a todos, pois palavras de incentivo s?o de grande valia nessa hora, principalmente depois que a gente perde uma l?mina! rsrsrs

Cabete, o Vilar me falou de uma bomba que os americanos usam que ? muito boa, e d? pra usar com motores menores. Ele at? tava querendo trazer uma dos USA. Faz tempo isso, mas vou perguntar pra ele de novo.

Ventoinha ? o seguinte: quem tem uma n?o tem nenhuma.

Agora quanto ar martelete por comando de voz: esse ? b?o! Manda ele vir pra c? que aqui tem um combust?vel melhor ainda, o flu?do de alambique. Aqui tem o filho de um amigo meu do quartel, o Ewerton, que de vez em quando me d? uma for?a. O muleque ? novo, ams bem forte, al?m de ser um grande tocador de viola.

GTC
02-07-2010, 09:24 AM
Muito bonito os damascos, Parabens!

Roberto B. V.
02-08-2010, 08:21 AM
Parab?ns pela empreitada,sargento!

N?o d? pra ficar muito tempo sem soltar o bra?o!
Ta? um belo post!
Garanto que vai ter gente sentando o bra?o tamb?m depois dessa!!!
Al?m das facas e dosa damascos,que ficaram bem ajeitados,gostei muito da ma?aranduba!!!
Linda madeira!!!

Abra?os

Roberto Vianna

Ferrari
02-10-2010, 11:07 AM
Segunda feira resolvi fazer outro billet de damasco, desta vez usando 1095 e 1010. N?o era um billet muito grande, tinha 17 camadas. Caldeei e fiz uma dobra, subindo para 34 camadas, ent?o fiz a tor??o, resultando num damasco padr?o twist:

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000015.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/420319/00000016.JPG

Dessas experi?ncias fazendo damasco na m?o, deu apra aprender algumas li??es:

1 - os a?os tem que ter contraste, de prefer?ncia um de alto carbono e outro que contenha n?quel. Sem isso o contraste fica muito pobre.

2 - quando o billet ? muito pequeno, ? melhor fazer o padr?o twist, pois h? uma grande perda de material, e com o ladder ou o raindrop existe uma perda maior ainda. Com o twist s? existe a perda normal do caldeamento.

Todos os 3 billets foram caldeados e dobrados de 3 a 4 horas de trabalho, sendo que nesse tempo trabalhei sozinho o tempo todo. Se a faca for maior que o pretendido, ent?o ? melhor caldear 2 billets separadamente e depois no final unir-los.

Andrey
02-16-2010, 05:45 PM
Parab?ns Ferrari,

Estes seus posts s?o sempre muito instrutivos e de grande incentivo, e as facas como sempre est?o lindas, um dia una seus posts como este e os pulos do gato e fa?a um livro!