View Full Version : Martelo molhado

Gerson
01-31-2010, 07:06 PM
Ol? Facantes

Neste domino estive passeando pelo YOUTUBE e vi um v?deo onde o cuteleiro, no nofinal do processo, molhava o martelo e dava pequenas batidas na l?mina.
No texto indicava que essa manobra servia pra eliminar as carepas.
Isto ? verdade ou mito? Se ? verdade, qual a explica??o?

cabete
02-01-2010, 04:23 AM
J? v? cuteleiros que deixam as marretas dentro de um balde com ?gua mas a? a fun??o ? inchar os cabos e firm?-los quando est?o bambos por ressecamento ou por estarem mal encabados.
J? l? sobre molhar a bigorna e molhar a marr?ta mas prefiro n?o fazer esta pr?tica pois ela acaba por dar um choque t?rmico na pe?a e fico preocupado se n?o provoca outros problemas, prefiro tirar carepas na lixa mesmo.

M.TEX
02-01-2010, 10:27 AM
para tirar essas " carepas " e so deixar a lamina de molho em vinagre....e voltar a trabalhar na
lamina no dia seguinte....A maioria ira estar solta.
Mas quem sou eu para falar alguma coisa...

Ricardo Lala
02-01-2010, 11:47 AM
Este neg?cio do vinagre ? bom, mas a oficina pode ficar com cheiro de salada.
Pelo que sei, molhar o olho do cabo ? para manter o cabo inchado, em dias secos e a marreta quente, o cabo afrouxa mesmo!

Araki
02-01-2010, 01:18 PM
Puxa, faz tempo que eu n?o forjo (agora deu at? coceira na m?o). Mas quando eu estava estudando e dando minhas marteladas, testei essa t?cnica de molhar a bigorna.

O martelo molhado n?o faz diferen?a nenhuma (pelo menos eu n?o percebi, com a minha experi?ncia profunda feito um CD). Acho que serve mais quando se usa marretas de madeira.

J? na bigorna, com ? plana, fica s? uma fina camada de ?gua e se n?o for r?pido, nem isso, pq escorre tudo. Mas eu percebi que o a?o fica lisinho, sem carepa nenhuma. D? uma explos?osinha de vapor quando voc? bate a marreta certinho no a?o em brasa, ent?o ? bom tomar cuidado com os respingos ferventes.

Eu n?o usava sempre, s? quando estava dif?cil de acertar um lado ou o formato da l?mina.

Mas como disse o Cabete, pode ser que isso cause micro fissuras, que n?o tenho como comprovar pq nunca finalizei nenhuma das minhas facas.

Os espadeiros japoneses usam esse m?todo, mas as l?minas s?o bem mais grossas.

[]?s

Araki

apcarvalho
02-01-2010, 07:04 PM
Fruto da observa??o....

Em uma martelan?a que foi promovida pelo Gustavo Vilar (Vulcano), durante a demonstra??o de forja ele mantinha sempre a marreta em um balde com ?gua. Na mesma hora eu perguntei o motivo. Ele respondeu que era para ir esfriando a marreta para evitar que ela deformasse/dilatasse com o calor e sa?sse voando do cabo. A ?gua evita o aquecimento da marreta e "incha" a madeira do cabo.

Ao pegar a marreta para reiniciar o forjamento e pegar a pe?a na forja , restavam apenas gotas que, na minha opini?o, n?o tinham nenhum efeito sobre a pe?a. Em nenhum momento ele jogou ?gua na bigorna.

? uma pessoa com uma vasta experi?ncia. Se ele aparecer por aqui pode nos dar mais detalhes.

Abra?o.

Placido
02-01-2010, 07:34 PM
Os espadeiros japoneses usam esse m?todo, mas as l?minas s?o bem mais grossas.

[]?s

Araki

J? vi videos no Youtube em que os espadeiros japoneses molham a bigorna, e li em algum lugar que realmente ? para descolar a carepa. D? um estampido na hora da martelada. Se n?o me engano o pr?prio Yoshindo Yoshihara forja desta forma.

cabete
02-02-2010, 06:41 AM
Muita coisa que vemos nos filmes s?o apenas efeitos pirot?cnicos para fazer um bom filme e n?o uma boa l?mina.
Tem um filme de um japones ou asiatico forjando uma espada que na hora da t?mpera parece que ele test? tentando matar alguma coisa dentro da cuba de ?gua de tanto que chacoalha e d? pontadas com a espada. Estou certo que se fizer isto ir? empenar toda a l?mina e isto ? s? pra fazer bastante fuma?a e ficar bonito no filme... e ?le n?o conseguiu matar nada, pelo menos n?o saiu nada na ponta da espada a hora que a retirou! :lol

Ferrari
02-02-2010, 07:08 AM
O martelo e a bigorna molhada realmente tiram o excesso de carepa. Por?m, isso era muito usado antigamente quanto algo tinha que sair praticamente pronto da forja. No caso da cutelaria a gente tem que fazer um grande desbaste, ent?o n?o ? necess?rio deixar tudo muito lisinho. Mas ? claro que conforme o projeto, a? sim ? bom fazer.

A primeira pessoa que eu v? fazer isso foi o Rodrigo Sfreddo em 2001.

Mas se a pessoa que deixar o a?o sem muita carepa, faz o seguinte: depois de pronto o forjamento, e com um martelo bem liso, bata na l?mina n?o muito quente (de vermelho escuro pra baixo). Eu aproveito para fazer isso durante a fase de alinhamento, com a l?mina esfriando. S? lembre de fazer o recozimento ap?s isso.

cabete
02-02-2010, 07:32 AM
Esta hist?ria de martelo molhadinho, bigorna molhadinha... o cara quer fazer faca ou fazer sexo com a bigorna??? :punchself:eek:

E.M.REIS
02-04-2010, 08:21 PM
Bh?, digo que se ?gua n?o funcionar aconselho o uso de KY.

? ?timo para "momentos de aperto" !!!!!!

Grande abra?o a todos.

Marcial
02-07-2010, 07:43 AM
Molhar a bigorna funciona mesmo pra descolar carepas com a explosao que produz a fuga de vapor a altissima velocidade e talvez ate um desdobramento da agua em O e H. Eu uso esse metodo pra descolar o borax grudado no bilhet na hora de espichar o damasco, assim evita-se em parte a iclusao de porcarias no material. Dito isto nao e sustituto de uma boa esmerilhada ou lixada na hora de recaldear.

R.Sfreddo
02-07-2010, 09:58 AM
Realmente essa t?cnica funciona para remover as carepas, e acredito que n?o cause danos ao a?o, por ser extremamente superficial; o contato com a bigorna fria no auge do inverno ga?cho esfria o a?o mais r?pido que a ?gua... (? claro que isso s? ocorre nos primeiros forjamentos, at? a bigorna esquentar) Quanto ao movimento do espadeiro japon?s na hora de resfriar a l?mina, ? com o objetivo de evitar a cortina de vapor formada em volta da l?mina, que diminui a velocidade de resfriamento e torna o hamon menos vis?vel.

Hoffmann
02-07-2010, 10:15 AM
Com rela??o ? limpeza do billet de damasco sobre a bigorna molhada ? qual o Marcial se referiu, lembro da possibilidade do "tiro" provocado pela fuga dos gases. ? assustador!
Lembra desse epis?dio, Marcial, na demonstra??o de forjamento de damasco l? em Berazategui?
Rsrsrsrsrsr.

Ferrari
02-07-2010, 01:43 PM
J? tomei um tiro desses. Foi borax quente na velocidade da luz pra tudo quando ? lado. O que aconteceu foi que estava caldeando o damasco, e havia colocado o martelo na ?gua para inchar, nisso molhou a bigorna tamb?m, quando dei a primeira pancada, explodiu tudo e voou borax quente queimando tudo.

cabete
02-09-2010, 10:01 AM
Mesmo sem a ?gua tenho muitas marcas destas explos?es de borax nas primeiras marretadas, imagino com a ?gua o que acontece!!

Ferrari
02-09-2010, 11:52 AM
Cabete, quando o billet t? muito quente e bastante borax, realmente quente pra tudo quanto ? lado, mas com ?gua ocorre uma explos?o mesmo. ? como se fosse um tiro e o b?rax sai voando numa velocidade muito maior. Quem n?o est? acostumado toma um grande susto na hora.

Hoffmann
02-17-2010, 06:02 PM
Espia s? o tirinho...

YouTube- blacksmith anvil shotgun

cabete
02-18-2010, 02:31 PM
Colocou p?rva na marreta?