View Full Version : A?os D2 e O1

cabete
01-29-2010, 06:18 AM
O D2 com seus 1,5% de carbono e 12% de cromo ? estupendo na manuten??o do fio, tenho uma Skinner by Manolita que consegue me impressionar pois al?m do acerto no a?o e em seus tratamentos t?rmicos ela tem um grande hollow que facilita muito a reafia??o.

O O1 j? usei e tamb?m gostei do resultado, tem menos carbono e menos cromo que o D2 mas tem mais Mangan?s o que ajuda muito na hora de forjar. ? um a?o que tamb?m tem uma flexibilidade maior que o D2 e tamb?m ? uma boa op??o para a cutelaria. F?cil de ser encontrado em barras redondas para as integrais mas normalmente pelo nome de VND que ? o nome da Villares.

Vejam as tabelas e tirem suas conclus?es:

http://flog.clickgratis.com.br/cabete/categoria/aco_d2__x__aco_o1/188876-1.htm

LCASERAPIAO
01-29-2010, 06:55 AM
Cabete,

Foi oportuno esse post pois uso o O1 (VND) e aki s? o encontro em barras de uma polegada. Tenho uma d?vida renitente... Como vc citou, ele ? muito bom de forjar mas nas pe?as que fiz aki tive certa dificuldade em limar. Mesmo bem recozido observei que ele "judia" das limas rapidamente. Vendo tabelas de composi??o notei que o O1 tem uma certa percentagem de Van?dio e Tungst?nio. Segundo li, o tungst?nio ? respons?vel por conferir um certo aumento de dureza e o van?dio por tornar o a?o mais resistente ? abras?o. Seria o van?dio o respons?vel pela resist?ncia que esse a?o apresentou ? lima? Vc j? teve essa impress?o de que o O1 ? resistente ao desbaste com limas?

Obrigado.

cassio
01-29-2010, 07:06 AM
Particularmente acho os a?os da linha D,(d2, d3, k100, d6) muito bons. Sempre tem aquela hist?ria de forjar ou n?o...Tenho uma faca feita por desbaste embaixo do banco do meu carro, que "at? as for?as do mal, fogem do fio da minha faca". N?o ? pra dar pancada, mas vou recuperar o v?deo do Vianna cortando um peda?o de 5 x5 de cedrinho(n?o pinus) e depois pelando o bra?o com uma faca forjada de K100. Foi id?ia do Edinho...acho que ele tava louco que a faca virasse estilha?o pra todo lado, s? pra tirar onda da minha cara. L?gico que eu e o Edinho filmamos atr?s de um pilar da casa, s? por via das d?vidas, hehehe!!
A minha maior d?vida ?: se vamos deixar a faca com duresa parecida, digamos em 60, e t?mpera seletiva...porque usar um a?o de R$20 e n?o um de R$ 6,0 como o 5160???

cabete
01-29-2010, 07:48 AM
O meu estoque de 5160 ? todo de gr?tis!! E tudo virgem!!

Serapi?o, no O1 n?o cheguei a usar lima, foi tudo na lixadeira mesmo.
Tive este problema com uma l?mina forjada de 52100, n?o havia meio de recoz?-la na forja, tentei vermiculita, depois tentei vermiculita aquecida, fiz umas quatro experi?ncias e nada ent?o levei a uma oficina que tem forno e o a?o recozeu virando uma manteiga. Estou trabalhando ele na lima numa boa.

Cassio, acho que todos estes a?os s?o bons, tanto o 5160 como o D2 mas o diferencial do D2 quanto ao percentual de cromo que o deixa quase inox e o maior percentual de carbono tamb?m o deixam com um poder de reten??o do fio ( entendo isto como resist?ncia ? abras?o ) bem superior ao 5160 no entanto o 5160 tem uma flexibilidade imbat?vel nesta compara??o ent?o temos sempre que analisar o uso da faca. ? claro que isto n?o se aplica aos ga?chos com esta mania de dar prancha?o no moeir?o da cerca pra ver se a faca ? boa!!

dz farias
01-29-2010, 06:45 PM
Nao, nao dar prancha?o em moeirao de cerca nao ? pra testar a faca mais sim o moeirao, rsrsrsrsrsrsr
por que que tudo ? culpa de gaucho, nos so gostamos de usar a faca o dia todo, todo dia do ano.
srsrsrsr.

Os a?os que tenho usado sao o 5160 e o O1 adoro os dois, o O1 principalmente pela reten?ao de fio, a faca que fiz no curso do RSfreddo uso pra tudo mesmo, desde pescaria at? cortar o couro das bainhas que fa?o sem descep?ao.

Abra?os