View Full Version : Minhas primeiras facas

Andrey
01-28-2010, 05:40 PM
Ol? a todos!

Conclui hoje minhas primeiras facas, uma delas ? a unica que se salvou das minhas primeiras tentativas de t?mpera, as outras tr?s forjei depois e temperei usando o cano furado na forja a carv?o como me aconselharam.

Obrigado a todos pela ajuda e desculpem pela qualidade horr?vel das fotos, foi o melhor que consegui fazer com o celular. Em todas as fotos a l?mina "engordou" no ponto onde bate a luz.

Criticas e sugest?es s?o muito bem vindas!

Forjada em prov?vel 5160, guarda e pino em in?x, cabo em muracatiara.
Comp da l?mina 16cm, comp total 30 cm.
http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/A001.jpg

Forjada em prov?vel 5160, guarda e pinos em lat?o, cabo em muracatiara.
Comp da l?mina 17cm, comp total 31 cm. O cabo ficou muito ruim mas n?o quis trocar pois foi bem dif?cil conseguir selecionar este peda?o de muracatiara com o desenho parecido dos dois lados.
http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/A002.jpg

Forjada em prov?vel 5160, guarda e pinos em in?x, cabo em imbuia.
Comp da l?mina 18cm, comp total 31 cm.
http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/A003.jpg

Forjada em prov?vel 5160, guarda e pinos em in?x, cabo em imbuia.
Comp da l?mina 22,5cm, comp total 36 cm.
http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/A004.jpg

Abra?o!

Andrey
andreycordeiro@yahoo.com.br

Norio Sato
01-28-2010, 05:46 PM
Est?o bem bacanas.

P/ foto de facas e outros objetos brilhantes, tem que bater foto sem o uso de flash, se poss?vel.

Tem um t?pico perdido, por a?, sobre fotos.

dz farias
01-28-2010, 06:39 PM
Parabens pelas facas, gostei dessa madeira muracatiara, principalmente a da primeira foto.

Abra?os

Gerson
01-28-2010, 07:27 PM
Caro Andrey

Pelas primeiras produ??es descurtina-se um grande talento.
Parabens
Uma Observa??o: Pensava que a madeira Muracatiara fosse avermelhada!

Montanaro
01-28-2010, 07:50 PM
Andrey

Se estas s?o as primeiras facas ...parabens.

Jefferson Berr
01-28-2010, 08:16 PM
Para primeiras pe?a realmente est?o boas, continue evoluindo e nos mostrando.

Abra

Andrey
01-29-2010, 07:09 PM
Obrigado Norio, vou pegar uma m?quina de verdade emprestada e seguir o t?pico que vc citou, e a prop?sito, eu sou aquele que voc? ajudou recentemente pelo orkut na busca por cola pra substituir araldite, obrigado por isso tamb?m!

Victor, obrigado, tamb?m gosto muito desta madeira e pretendo sair a ca?a de mais semana que vem, ? relativamente f?cil de se conseguir por aqui, o problema ? ela n?o ? inteira rajada, as vezes uma prancha tem apenas um pequeno peda?o assim ent?o o ideal ? buscar por retalhos que estejam interessantes, quanto a diferan?a entre os desenhos nas duas facas que postei, o que causa esta diferen?a ? apenas a maneira de cortar a madeira.

Muito obrigado Gerson, pra falar a verdade n?o conhe?o t?o bem a muracatiara, o que o marceneiro que me deu estes peda?os me disse ? que tem a muracatiara vermelha e a rajada, e que a maioria dos marceneiros prefere a vermelha (a vermelha que eles tem l? n?o ? t?o vermelha assim, quando cortada ? apenas meio rosada mas com o tempo a superficie vai avermelhando) pois a rajada costuma "arrepiar" quando passa na desengrossadeira, ele s? n?o soube me dizer se estas duas variedades de muracatiara s?o apenas varia??es de cor em ma mesma ?rvore ou se s?o esp?cies diferentes, semana que vem vou em algumas madeireiras e se descobrir isso posto aqui.

Montanaro, obrigado! na verdade estas s?o as "segundas" pois quando tinha uns 16 anos fiz um "tanto" japon?s com mola de kombi, desbastado no esmeril de motor de liquidificador sem t?mpera e com guarda em durepoxi pintada de dourado, s? servia pra cortar melancia e felizmente eu j? n?o tenho mais esta preciosidade nem fotos dele.

Jefferson, obrigado, agora que finalmente come?ei n?o paro mais!

Abra?o a todos e obrigado por comentar!

Sandro E. Boeck
01-30-2010, 04:07 AM
Bonitas as facas, um belo come?o.

Parab?ns

Ferrari
01-30-2010, 05:42 AM
Andrey, parab?ns pelas primeiras facas. ? bom ver algu?m come?ando j? com um bom desenho nas pe?as.

Se conselho fosse bom a gente n?o dava, mas... um bom cuteleiro precisa de 3 ferramentas essenciais: olho, m?o e mente, ou seja, senso de observa??o, precis?o na m?o e uma boa dose de imagina??o e criatividade.

LCASERAPIAO
01-30-2010, 06:37 AM
Andrey,

Achei as suas primeiras crias bem equilibradas. Os cabos tbm est?o com bons desenhos e vc n?o cometeu "excessos" pra mais ou menos. O que o Ferrari falou ? bem v?lido. Observe nos demais e tente implementar o que lhe agrada nas suas pe?as. Uma dica sobre pinagem: Se usa um pino este deve estar no centro do cabo (de prefer?ncia). Se usa dois estes devem ser "equidistantes" dos extremos. Ou seja...
da guarda ao 1o pino com x dist?ncia, da ponta do cabo ao 2o pino com x dist?ncia. Assim vc tem uma boa simetria. Mas isso n?o ? norma, apenas uma dica. Lembre, tbm, de planejar bem o forjamento da Tang. N?o economize material nela pois al?m de robusta isso facilitar? a pinagem correta.
Outra coisa. A muaracatiara ? o Gon?alo Alves. E essa sua ? bege com veios marros mas existem variedades rosadas ou alaranjadas... ? uma ?tima madeira.
Parab?ns pelo trabalho.
Um abra?o.

Geraldo Le
01-30-2010, 02:22 PM
Parab?ns, Andrey.
Com certeza voc? tem um grande olho para desenho e propor??es. ? raro ver isso t?o desenvolvido em algu?m t?o no in?cio da carreira. Manda bala.
E, quando estiver por Curitiba, procure o Cleto Stival e o Manoel Prochmann que eles sabem tudo de madeiras para empunhaduras.
Abra

Placido
01-30-2010, 04:10 PM
Parab?ns Andrey, continue firme!

GTC
01-30-2010, 04:17 PM
Muito equilibradas e bem feitas.

apcarvalho
01-30-2010, 06:32 PM
Andrey,

Que belas primeiras facas. Parab?ns!

Abra?o.

Silvana
02-01-2010, 03:18 AM
Ol? amigos,

Bom dia a todos, em especial ao Andrey que foi um dos primeiros a chegar na Conversa Afiada e abrilhantou o encontro com suas primeiras facas. Eu n?o havia lido esta postagem antes do nosso encontro, tive a oportunidade de manuse?-las e posso garantir que est?o realmente muito boas, fazem "jus" aos elogios aqui recebidos.

Sucesso meu caro!!!

Andrey
02-01-2010, 06:00 AM
? realmente uma honra ver aqui tantos profissionais que admiro comentando sobre minhas facas, muito obrigado a todos!

Ferrari, esta hist?ria do conselho n?o se aplica a voc? que al?m de dar ?timos conselhos est? sempre nos presenteando com os pulos do gato que s?o verdadeiras aulas.

Serapiao, obrigado pelos esclarecimentos, algumas coisas a gente deduz pela observa??o mas lendo fica mais claro.

"Tia" Silvana, voc? ganhou mais um sobrinho! Estarei no conversa afiada sempre, ainda que chova canivete, e se chover canivete que sejam GTC :D

Abra?o a todos

Andrey

cabete
02-01-2010, 08:48 AM
Andrey,
Come?ou com o p? direito!
Voc? fez belas facas pra quem est? iniciando.
Dependure as facas tortas e deixe-as l? como exemplo pros seus futuros alunos pois com certeza os ter?.
Eu ia falar o mesmo que o Serapi?o, esta madeira ? sem d?vida o Gon?alo Alves que tem estes veios lind?ssimos.
A verdadeira Muiracatiara avermelhada ? pesad?ssima e extremamente dura, dif?cil at? de furar, tenho um pranch?o dela que fiz um tampo de mesa, parece concreto de t?o pesada.
Parece que agora voc? acertou a m?o na t?mpera!
Este final de semana o Devanir trouxe-me tr?s l?minas para temperar pra ?le e fiquei preocupado pois estavam super finas.
Fui aquecendo e tirando da forja pro calor se espalhar e n?o superaquecer a regi?o do fio e quando chegou no ponto correto e fui ao ?leo elas responderam de forma perfeita n?o empenando nada e ficando com uma boa t?mpera. Parece que o grande inimigo realmente ? o superaquecimento e nem tanto o fato da l?mina estar fina.

Roberto B. V.
02-01-2010, 12:01 PM
Salve Andrey!

Seja bem vindo ao nosso f?rum!
? como vc est? vendo, o pessoal aqui gosta mesmo de faca,de opinar e trocar informa??o.
E as suas "segundas" facas ficaram realmente muito boas.
Espero que vc siga aprimorando seus conhecimentos, criando mais pe?as e mostrando aqui pra n?s.
Como disse o prof. Geraldo Le?o, procure a? em CTBA o Cleto e o Manoel,eles tem madeiras lindas.
Parab?ns pela estr?ia aqui na casa!

Abra?o e boa semana!

Roberto Vianna

sericci
02-01-2010, 02:25 PM
parabens tio Andrey :welcome:

coisa fina,leva jeito

um abra

Norio Sato
02-01-2010, 05:59 PM
As facas, ao vivo, estavam bem legais, mesmo.

Andrey
02-02-2010, 08:18 PM
Cabete,
As l?minas tortas eu quebrei todas pra ver o gr?o do a?o, mas guardei os peda?os :D
Este seu coment?rio sobre a t?mpera vem como palavra final fechando o que eu havia deduzido, que a pequena espessura n?o causa problemas na t?mpera, apenas aumenta as chances de superaquecer e por isso exige mais cuidado e uma distribui??o de calor perfeita.

Roberto,
Obrigado! n?o moro mais em Curitiba, mas ainda este m?s vou dar uma passada por l?, morava em Curitiba quando fiz o registro, vou tentar descobrir como atualizar a cidade rs.

Tio Ricci,
Muito obrigado, e agrade?o tamb?m pelas dicas no conversa afiada!

Norio,
Obrigado pelos coment?rios e pelas dicas na contru??o da forja a g?s, v?o me ser muito ?teis, consegui o extintor hoje e a pr?xima faca j? ser? no g?s.

Abra?o a todos

Rafael Rozales
02-03-2010, 07:01 AM
Come?ou muito bem.
Parab?ns.