View Full Version : Bowie combate

joalexvoss
01-21-2010, 06:32 PM
Prezados, este trabalho foi conclu?do hoje ? tarde.

Feita por desbaste a partir de uma mola de camioneta (provavel SAE 5160)
Full tang, distal taper, tapered tang;
Pinos em lat?o, passador de cordelete em cobre
Cabo em guajuvira enegrecida;
Filework no cabo;
Tripla t?mpera
Acabamento "ao percloreto"

Comprimento total: 260 mm
Comprimento da l?mina: 145 mm
Largura m?xima da l?mina: 40 mm
Espessura m?xima da l?mina: 8 mm

http://i733.photobucket.com/albums/ww337/joalexvoss/Fight_bowie_21_Jan_10/fighting_bowie011.jpg

http://i733.photobucket.com/albums/ww337/joalexvoss/Fight_bowie_21_Jan_10/fighting_bowie012.jpg

http://i733.photobucket.com/albums/ww337/joalexvoss/Fight_bowie_21_Jan_10/fighting_bowie013.jpg

http://i733.photobucket.com/albums/ww337/joalexvoss/Fight_bowie_21_Jan_10/fighting_bowie014.jpg

Rafael_Bessa
01-21-2010, 09:12 PM
Adorei essa faca, especialmente o formato da empunhadura.
Parab?ns.

marcoborchardt
01-21-2010, 09:47 PM
Muito baca Jo?o.
Bom trabalho

Um abra

LCASERAPIAO
01-21-2010, 10:12 PM
Tamb?m gostei muito!!! O desbaste e as linhas t?o muito elegantes!!!

Parab?ns.

joalexvoss
01-22-2010, 04:39 AM
Obrigado, pessoal!
Um abra?o.

cabete
01-22-2010, 05:01 AM
Jo?o,
Tamb?m gostei da faca, ? o tipo de pe?a que se torna ?til em quase todo tipo de atividade.
N?o entend? o "tripla t?mpera" que cita. N?o seria o triplo revenimento que l? fora chamam de temper?
Sendo realmente t?mperas a que se refira ap?s a primeira ao aquecer a l?mina al?m da temperatura cr?tica para a "segunda t?mpera" n?o ir? destruir a primeira e assim sucessivamente a "terceira" destruindo a "segunda" e portanto s? sobrando a ?ltima t?mpera e sendo portanto uma ?nica t?mpera?
Agrade?o os esclarecimentos.

apcarvalho
01-22-2010, 05:46 AM
Jo?o,

Muito bonita a faca, acabamento impec?vel. ? um grande incentivo para mim que s? estou desbastando.

Tamb?m tenho a mesma d?vida do Cabete sobre a tripla tempera.

Abra?o.

joalexvoss
01-22-2010, 09:29 AM
Pessoal, obrigado por olharem e comentarem.
N?o ? triplo revenimento, mas sim tripla t?mpera mesmo.
N?o tenho conhecimento t?cnico suficiente para discutir os aspectos intr?nsecos, apenas me valho da experi?ncia de cuteleiros que preconizam esta t?cnica. Tenho temperado e refeito o processo por mais duas vezes, pelo menos a impress?o que tenho ? de que o fio fica melhor. Se realmente diminui o gr?o eu n?o sei, mas parece que funciona. Como o subzero caseiro, que agrescenta alguma dureza ? pe?a depois de temperada.
Abra?o!

cabete
01-22-2010, 10:14 AM
Jo?o,

Eu n?o questiono o processo utilizado na t?mpera mesmo porque nunca o usei e n?o avaliei os resultados.
O que questiono ? o nome que se tem dado a este processo de "tripla t?mpera" j? que uma destroi a outra e na verdade s? existe uma t?mpera que ? a final.
Alguns amigos que j? estudaram metalurgia ? fundo inclusive com cursos de p?s gradua??o na ?rea ( eu sou apenas um curioso ) analisaram este processo e verificaram que ? muito parecido ao processo que metalurgicamente se chama de esferoidiza??o. Creio que valha a pena nos aprofundarmos um pouco neste tema e talvez procurarmos a opini?o de metalurgistas de renome como o pessoal da UNICAMP assim, se este processo realmente for bom poderemos aperfei?o?-lo e difund?-lo bem como usar o nome que seja o mais adequado e correto.
Agrade?o suas informa??es.

GTC
01-22-2010, 01:24 PM
Muito bem feita!

Josu?H.M.Araujo
01-22-2010, 03:37 PM
Boa Faca , sem muita frescura e bem feita( pr?tica)

joalexvoss
01-22-2010, 03:53 PM
Obrigado pelos coment?rios, amigos.
Cabete, um bom tema, pois; com a palavra os mais experientes.
Abra?o!

dz farias
01-22-2010, 06:22 PM
Linda, como foi esse processo de enegrecimento tanto da madeira como da lamina.

Abra?os.

Placido
01-22-2010, 06:53 PM
Gostei muito da faca. D? a impress?o de ser confi?vel pra "entrar em qualquer mato", e a empunhadura me pareceu muito ergon?mica. Parab?ns.

Norio Sato
01-22-2010, 07:34 PM
Bacana

Andrey
01-23-2010, 06:09 AM
Gostei, ficou com cara de faca de alpinista
Parab?ns!

joalexvoss
01-23-2010, 06:51 AM
Obrigado por comentarem, pessoal.

... como foi esse processo de enegrecimento tanto da madeira como da lamina ...

Salve, DZ.

O banho de percloreto de ferro foi dado com a faca j? pronta, encabada e limpa. A guajuvira absorveu um pouco do percloreto, ficando mais escura.
Depois, claro, tudo devidamente neutralizado com outro banho em solu??o de bicarbonato de s?dio, depois cera, etc, etc ...

Abra?o!