View Full Version : Cobertura do Sal?o Paulista de Cutelaria na Revista Magnum

Silvana
01-03-2010, 04:46 PM
Ol? amigos,

Aproveito minha primeira mensagem de 2010 aqui no f?rum para desejar a todos um ano novo pleno de realiza??es e muito afiado.

Para quem visitou o Sal?o Paulista de Cutelaria em novembro ?ltimo e tamb?m para quem n?o pode visitar, aviso que que Revista Magnum est? nas bancas trazendo uma excelente cobertura do evento.

Sauda??es afiad?ssimas!!!

LCASERAPIAO
01-08-2010, 10:46 AM
Silvana,

Parab?ns pelo empenho e dedica??o que resultaram nessa mat?ria exposta na Revista Magnum!!!!

Uma boa divulga??o da cutelaria nacional, sem d?vida.

Um abra?o.

Silvana
01-08-2010, 11:02 AM
Serapa,

Obrigada pelo retorno, j? estava achando que ningu?m tinha lido, rs rs rs.

Uma das coisas que gostei nesta cobertura foi a maneira simp?tica que a Revista esclarece ao p?blico sobre a exist?ncia de dois eventos em S?o Paulo, pois o adiamento do SPKS deixou muita gente acreditando que n?o haveria evento em novembro.

Algu?m mais leu, o que achou?

Vamos l? pessoal.

Sauda??es afiad?ssimas a todos!!!

Montanaro
01-08-2010, 06:29 PM
Eu tamb?m j? li e gostei, obrigado Silvana.

Silvana
01-08-2010, 08:50 PM
Ol? Montanaro,

Fico feliz que voc? tenha gostado, parece que a Magnum, neste caso especificamente o H?lio Barreiros, tamb?m gostou bastante da sua Navaja !!!

Sauda??es Afiadas!!!

cabete
01-14-2010, 05:56 AM
Silvana,

L? e tirando os pontos citados como por exemplo o esclarecimento sobre o desmembramento da sociedade e o merecid?ssimo elogio sobre a obra do Montanaro o que v? foi a chata repeti??o das coberturas anteriores em que o H?lio Barreiro n?o age como um rep?rter mas passa o artigo inteiro emitindo opini?es pessoais muito question?veis como esta cruzada que faz contra o a?o carbono forjado chegando ao disparate de citar em uma frase como se fosse verdade : "alguns gauchos preferem o a?o carbono" ou algo parecido quando sabemos que a verdade ? exatamento o oposto disto pois a maioria dos gauchos que s?o extremamente tradicionalistas preferem as facas em a?o carbono.

Todos sabemos que pra um cuteleiro sobreviver da cutelaria ele tem que fazer o que o mercado pede e o que o artigo questiona o tempo todo ? exatamente o que ocorre no mercado brasileiro hoje: o grande volume de facas forjadas em a?o carbono existe pois esta ? a vontade do mercado, se o p?blico n?o comprasse tais facas estou certo que a totalidade dos cuteleiros estaria fazendo facas desbastadas em inox como quer o Sr. H?lio nesta reportagem.

Eu particularmente acho que existe mercado pra todo tipo de cutelaria e assim ? a fotografia do que ocorre hoje pois temos excelentes cuteleiros desbastando inox e outros a?os e outros tantos excelentes cuteleiros forjando a?os carbono e damascos e todos vivendo de suas profiss?es.

Se a pessoa tem pregui?a de lavar suas facas realmente deve optar por uma de inox assim como acredito que o inox se d? muito bem nas facas de cozinha como as chefs e tantas outras e existem cuteleiros que as fazem. Se a pessoa curte sua faca e gosta de lav?-la ap?s o uso curtindo a forma??o da bela p?tina que vai se formando deve ? evidente optar por uma faca de a?o carbono e existem in?meros cuteleiros que as fazem por ser esta a prefer?ncia atual de nosso mercado.

Achei estranho tamb?m que o H?lio que o tempo todo defendia em seu artigo as facas "de uso geral" como ferramentas n?o citar a mesa da Corneta.

E s? pra finalizar n?o gostei tamb?m da qualidade das fotos apresentadas no artigo. A foto do sal?o usou velocidade muito baixa ( provavelmente o autom?tico da m?quina ) e ? um borr?o s? ( ali?s este tipo de foto tem sido um padr?o nesta fase da Magnum pois no mesmo n?mero tem uma outra no artigo sob a vinheta de "eventos") na foto da mesa do Sfreddo mal d? pra ver que as facas s?o de a?o damasco. ? uma pena pois a Magnum usa um excelente papel que permitiria explorar muito uma qualidade superior de fotos que mostrassem os detalhes destas pe?as t?o art?sticas de reconhecimento internacional.

Existe muito mais a ser citado mas o texto ficaria muito longo e cansativo. Espero ter exposto minha opini?o e espero que que a Magnum entenda que as cr?ticas s?o construtivas e n?o s?o pessoais.

Silvana
01-14-2010, 07:03 AM
Ol? Amigos, em especial o Cabete pelas suas coloca??es,

Obrigada Cabete, sua coloca??o ? muito pertinente e eu acredito que a Magnum deveria conhec?-la. Se me permite, gostaria de copiar esta p?gina ? editora, posso?

Seria muito interessante se todos fizessem suas coloca??es a respeito dos artigos da revista j? que pretendo dar um feed-back a eles.

Sauda??es afiad?ssimas a todos.

NAGIB ABDANUR
01-14-2010, 02:10 PM
Amigos,
Eu li a reportagem e confesso que as palavras do Cabete expressam exatamente meus sentimentos com rela??o a reportagem.
Acredito que o autor n?o soube expressar toda a grandiosidade que deve ter sido o Show e se ateve em emitir demasiadamente opini?es pessoais, chegando ao exagero de fazer chacota com a opini?o de outros.
Acho que o autor entede pouco de facas porque as reportagens que ele faz sobre armas de fogo s?o at? razo?veis.

OBS: Chamo a aten??o que devemos refletir muito sobre as premia??es das categorias nos diversos eventos realizados pelo Brasil. Acredito que do jeito que est? sendo conduzida a coisa, n?o est? refletindo com justi?a o que deveria ocorrer. Devemos ouvir e ver o que est? sendo feito no exterior a respeito desse assunto, afinal, eles est?o muito anos na nossa frente.

Abra?os

Nagib Abdanur

Ferrari
01-14-2010, 02:56 PM
N?o vi a reportagem ainda, mas acredito que tenha se mantido na mesma linha das edi??es anteriores.
Bom, s? pra lembrar que a Magnum n?o ? uma revista de cutelaria, e sim de armas (N?o fui eu quem disse isso!).

dz farias
01-14-2010, 07:00 PM
Nao quis me manifestar antes pois achei que o que o Cabete escreveu so eu esta pensando, fa?o minhas as palavras dele, infelizmente pecou muito a magnum por ter publicado este artigo assim como esta, ela deveria procurar pelo menos pessoas que entendam de cutelaria. Uma pena perder essa oportunidade tao rara essa pra nos cuteleiros e amantes tanto de facas como de armas ou assuntos relacioanas a este mundo.

Abra?os

LCASERAPIAO
01-14-2010, 07:02 PM
Caros Amigos,

Li a reportagem. Anteriormente parabenizei a Silvana pelo empenho da divulga??o do Evento e fique feliz com a divulga??o da Cutelaria como arte.

Contudo, quero fazer as seguintes coloca??es:

Achei a mat?ria como um todo tendenciosa em grande medida;
Me parece que o Sr. H?lio Barreiros n?o tem o conhecimento t?cnico pra escrever sobre facas (n?o s?o a ?rea dele) e, possivelmente, algu?m mais habalizado poderia produzir um texto bem mais interessante e rico.
Percebe-se claramente uma cr?tica aos artes?os do a?o carbono (forjadores) o que, pra mim, ? uma contradi??o deselegante... ? mais ou menos como ir a um restaurante vegetariano e pedir um fil?. Nada tenho contra o inox. Ao contr?rio, mas nesse Sal?o de Cutelaria a grande maioria dos cuteleiros presentes produz pe?as forjadas de a?o carbono... e isto pra um articulista da Magnum deveria significar alguma coisa.
Por ?ltimo creio ter sido equivocada a postura do Autor ao pontuar constantemente o texto da mat?ria com opini?es pessoais que n?o encontram eco na comunidade cuteleira e podem, ainda, induzir ao erro o p?blico leigo.
SE a mat?ria foi paga, e creio que foi, seria interessante levar ? Revista nossas opini?es pois representamos, assim como muitos outros, a Cutelaria Brasileira.

Um abra?o a todos.

Ferrari
01-15-2010, 04:02 AM
J? tinha me expressado, mas esse texto do Cabete ? muito pertinente.

Em conversa com o Vilar, depois que ele voltou de Mil?o foi muito esclarecedora pra mim. Nos USA a faca forjada teve grande impulso com o fortalecimento da ABS, que foi criada justamente para a divulga??o desse tipo de pe?a, que simplesmente havia desaparecido. Por?m o Vilar me disse, e o Sfreddo e o Berardo podem tamb?m terem tido a mesma impress?o, que a cutalaria europ?ia a grande maioria dos cuteleiros trabalham com inox e desbaste. POR?M, o mercado europeu tem uma excelente impress?o a faca forjada, e damasco pra eles ? quase uma coisa de alien?gena, tanto que ele teve v?rias ofertas de cuteleiros que queriam comprar barras de a?o damasco.

O mercado de cutelaria ? muito amplo, e at? aqui no Brasil j? estamos tendo reflexo disso. Antigamente era meia d?zia de loucos fazendo umas faquinhas, agora j? tem forjador, caniveteiro high-tech, caniveteiro cl?ssico, etc, ou seja, isso ? mostra que estamos evoluindo.

Quem vive a cutelaria ou simplesmente gosta, percebe essas coisas, se atualiza, v? o que est? contecendo aqui e no mundo afora. Acho que um articulista tem o dever de apontar isso, verificar as tend?ncias e as prefer?ncias.

cabete
01-15-2010, 06:03 AM
Silvana,
Fique ? vontade quanto aos textos aqui postados que por sinal s?o publicos e nem precisam de autoriza??o mas voc? com sua eleg?ncia a pediu e est? dada.
Quanto ao Sr. Helio Barreiros ou Magnum X Cutelaria gostaria de acrescentar que o que entendo por jornalismo ? um reporter ver o que est? acontecendo e informar ao p?blico no entando desde a primeira reportagem do Sr. H?lio sobre o assunto e passando por todas elas ele sempre assumiu esta cruzada contra o a?o carbono e pelo inox s? que esta cruzada ? uma coisa esquisita pra dizer o m?nimo pois temos excelentes cuteleiros do inox e do desbaste como o mineir?ssimo Ricardo Romano e o carioca Camacho s? pra citar alguns, temos at? os que forjam o inox com const?ncia como o Eduardo Cunha e industrialmente a pr?pria Corneta com a Wotan em 440C ent?o acho que na verdade o que acontece com o H?lio ? falta de imagina??o ou de jornalismo pois ele vai a um evento e depois no artigo parece que n?o foi, o que escreve tem muito pouco ? ver com o que estava acontecendo por l

Silvana
01-15-2010, 08:50 AM
Ol? amigos,

Est? sendo muito produtiva a coloca??o de voc?s, eu particularmente e o Vilar j? discutimos v?rias vezes com o H?lio Barreiros sobre o tema "carbono X inox" e "desbaste X forja" e ? muito bom agora eu pode levar ? revista a opini?o de todos. Seria melhor ainda a posi??o de colecionadores ... tio Ricci, Vianna, Berr, Loyolla e tantos mais, por favor fa?am suas coloca??es.

Serapa, o que foi pago na revista foi a an?ncio e n?o a mat?ria, ali?s em 2008 tamb?m anunciei e a revista nem fez cobertura!!!

Uma das grandes dificuldades da Revista ? encontrar quem escreva sobre cutelaria, muita gente se prop?e mas n?o entrega, e muito embora muitos de n?s acreditemos que o H?lio Barreiros n?o est? apto para falar de cutelaria ele ? o ?nico que h? anos tem assumido este encargo. Uma grande vantagem a meu ver ? que ele ? uma pessoa aberta a opini?es e est? sempre participando de encontros e tenho certeza que saber? receber bem as nossas criticas, assim espero, rs rs rs

Aproveito para convidar os amigos que gostariam de colaborar com a revista enviando textos para que possamos submeter ? editora na expectativa de contribuirmos para o fortalecimento do nosso mercado atrav?s da Magnum, que mesmo precariamente, ainda tem dado espa?o para cutelaria.

Uma coisa ? certa, n?o d? para criticar e n?o fazer nada a respeito, atitudes iguais geram resultados iguais. Se quisermos promover alguma mudan?a precisamos mudar tamb?m nossas atitudes. Se n?o colaborando enviando textos para a editora, fazendo coloca??es sobre as mat?rias atrav?s de "cartas", onde a revista expressa o pensamento dos leitores e editores, tamb?m ? uma medida saud?vel.

Ah! mais uma coisa meu caro Cabete, sei que este espa?o ? p?blico, mas pedi sua autoriza??o pois sei que ningu?m da revista vir? aqui para saber o que pensamos, ent?o vou imprimir o material e levar na pr?xima "Conversa Afiada".

Josu?H.M.Araujo
01-15-2010, 09:25 AM
Ai Cabete!!!
Serapa, Ferrari e demais colegas. Tanto estamos evoluindo como tamb?m n?o nos calando.
Creio que a opini?o do articulista, que n?o ? exatamente um entusiasta da cutelaria dessa ves se mostrou muito mais parcial que nas outras.
Deixo aqui minha manifesta??o de apoio aos colegas e amigos muito chegados e queridos
pois, assima de tudo a impre?a deve informar sem ser parcial.
Mas que leu outros artigos do Helio Barreiro sabe bem como ? o estilo dele, e me parece fechado para pontos de vista diferentes dos dele.
A?o carbono ? a?o para quem ama e conhece a?os,(devido aos maiores cuidados em sua manuten??o), facas, forja e usinagem e a arte ligada a elas.
A cutelaria ? muito vasta, da faca ? tesoura ou pin?a de um cirurgi?o....

Fazem mais de 15 anos que conhe?o o H?lio. Nesse tempo todo ele ainda n?o me mostrou uma faca artesanal que ele tenha comprado.
O Laercio conhecia mais mas tamb?m tinha a m?o de puxar a brasa pro lado dele.
A revista Tiro Certo est? come?ando, mas mostra ser mais informativa com os artigos sobre as exposi??es de cutelaria ou facas.
Eu vejo todos os tipos de faca em minha bancada faz tempo.
Tenho comigo que o a?o deve ser respeitado, ainda mais quando afiado

cassio
01-16-2010, 04:46 AM
Vou dar minha opiniao pontual a respeito:
1- acho ?timo que tenha sido publicado alguma mat?ria em revista de prest?gio, mesmo que nos causa indigna??o.
2- Distinguir o que ? melhor, inox ou carbono, forjado ou desbaste, etc. ? perda de tempo, como discutir futebol, religi?o e pol?tica...tem gosto pra tudo e justificaticas tb.
3-A falta de um espa?o pr?prio nos deixa na m?o de outros, por conta disso estou tentando viabilizar uma revista com quem realmente s? faz revistas, e de muita qualidade.
4-Esse tipo de mat?ira tem que ser feita por algu?m do meio, ou orientada, senao corremos o perigo de ser um tiro no p?...deles e nosso.
5-Criticas construtivas nos fazem melhorar....as vezes vejos o pessoal postar facas por aki e nos coment?rios s? elogios, e todos sabemos que ? um engano. Critica construtiva faz crescer, educa e quem recebe deve ser humilde e aproveitar a oportunidade. Aki no forum temos os melhores, logo devemos crescer com seus coment?rios tipo "C?ssio parab?ns pelo seu estilo selvagem, mas o acabamento e o encaixe tem que melhorar pra ser um selvagem chick!". As pessoas n?o gostam de receber criticas, mas o pr?prio umbigo ? um mundo pequeno e perigoso, pois o tempo passa e marcamos passo...
Aki ? um dos poucos lugares que conhe?o que vejo pesoas de muito boa vontade. Ap?s a digest?o desse t?pico tenho certesa que tudo vai melhorar!!
ab?
Cassio

Landulfo
01-16-2010, 04:52 AM
N?o havia lido ainda o texto da Magnum, todos sabem que sou um inciante amador em cutelaria, fiz 4 facas com ajuda e uma sozinho, sendo que uma delas em inox.
Ficou bonita, mas n?o foi paix?o...
J? as outras uma de 1095, uma de 52100, e duas de 5160, me deram mais prazer.
Algumas foram deixadas no "brut de forge" de modo a n?o apresentar muitas manchas e que seriam usadas na labuta....Skinner.
N?o conhe?o o Sr H?lio, e cada um pode dar a sua preferencia, mas venhamos e convenhamos se esta preferencia for em uma revista que tem proje??o nacional, creio que deveria tamb?m ter a abertura suficiente para aqueles que n?o s?o t?a???o f?s do inox.

Silvana, n?o leve apenas o texto do Cabete, leve todo o stick......... n?o haver? uma s? opini?o e sim v?rias com os mais variados informes.

Abra?os a todos.

N?o fico muito aqui escrevendo, mas leio praticamente tudo.......eheheh

Landulfo

Devanir
01-16-2010, 10:43 AM
Parab?ns ao Cabete por essa observa??o valiosa. Seu coment?rios s?o oportunos e edificantes para a Revista bem como para a Cutelaria.
Tanto a?o inox, carbono e Damasco fazem parte da Cutelaria, assim como facas, canivetes e espadas e tamb?m todos aqueles que optam apenas pelo desbaste e aqueles que optam por forjar ou aqueles que fazem os dois: tudo comp?e a cutelaria, um n?o compete com o outro.
Os coment?rios dos amigos nesta ?Stick? s?o riqu?ssimos em detalhes e mostra uma ?foto? atual da realidade Cuteleira: Estamos crescendo, tanto os profissionais bem como os amadores, tanto um como o outro em pleno desenvolvimento em n?meros e qualidade.
Pelo desenrolar desta ?Stich? percebemos uma lacuna na Cutelaria Nacional. Como o C?ssio diz: A falta de um espa?o pr?prio nos deixa na m?o de outro........
O Ferrari na sua ?ltima observa??o escreveu algo que j? poderia ser uma mat?ria.

? hora de come?ar a pensar em um espa?o pr?prio.

Silvana
01-16-2010, 04:48 PM
Ol? amigos,

Parece que terei muito material para levar ? Revista !!!

Fique tranquilo Landulfo, a Conversa Afiada ? s? dia 30 e eu pretendo levar tudo o que for postado at? l?. Penso que vai ser bem produtivo.

Sauda??es afiadas!!!

Hoffmann
01-16-2010, 05:14 PM
? bem isso, Devanir.
Vc disse tudo. A necessidade de organiza??o cresce. Isso ? um sinal dos melhores, prova que a Cutelaria brasileira se amplia a cada ano que passa e isso ? progresso.
J? tivemos, no passado recente, um gostinho do que seria a exist?ncia de uma revista exclusiva sobre cutelaria. A experi?ncia foi muito boa, pena n?o ter progredido.
Em minha opini?o, tudo ? quest?o de mercado e de tino comercial. A revista Magnum tem auxiliado na tarefa de divulga??o de nossos eventos, isso ? certo, por?m, n?o soube cativar o mercado crescente de cuteleiros que hoje poderia estar em suas p?ginas de an?ncios. O motivo, creio, seja justamente este aqui discutido e levantado pelo amigo Cabete. Preferir-se o inox ao carbono ? compreens?vel, quest?o de gosto, pena que se tenha transformado isso em tem?tica constante das publica??es que, diga-se de passagem, s?o dirijidas a uma comunidade de forjadores. A imparcialidade ? o m?nimo que se espera da imprensa.

R.Vilar
01-17-2010, 05:27 PM
Ol? Amigos !!!!

Gostaria bastante de expressar minha opini?o aqui tbm.
Bom, me parece que voltei no tempo, ou que o tempo n?o passou. Como algu?m comentou nos t?picos anteriores parece simplesmente uma c?pia, alterando em alguns pontos das outras reportagens do Sr. H?lio. Sem ofen?a, pois, se ele pode escrever sobre meu trabalho a tanto tempo me sinto no direito de escrever sobre o dele. A diferen?a ? que hj n?o falo sozinho.
Se procurarem nas MAGNUNS anteriores ver?o em uma determinada edi??o na coluna L?MINA, que o pr?prio H?lio me pediu para escrever uma opini?o 100% contraria a dele.
Ou seja, isto n?o ? de hj. Quando li a reportagem pensei em escrever... depois que li o que o Cabete havia escrito pensei em copiar e assinar tbm, pois foi muito interessante, exatamente o que eu havia pensado em escrever estava ali em minha frente.
Concordo com ele em todos os pontos e tem outros mais, s? n?o vou alongar muito para n?o tornar enfadonho mais do que j? est?.

S? mais um pouquinho. Para quem assistiu minha palestra no sal?o pode notar que o crescimento da cutelaria artesanal, seja ela por desbaste ou por forja (eu fa?o os dois) est? sendo exponencial, podemos ver isto pela exposi??o. Os cursos da UNB, os do Sfreddo e os meus est?o lotados. Ser? que todos n?s estamos equivocados e o autor esta no caminho certo?

abra?os

Gerson
01-17-2010, 08:01 PM
Ol? Mo?ada

Eu ainda n?o li, e pelo que parece n?o vou ler. N?o vai acrescentar nada ?s informa??es lidas aqui. Tenho uma opini?o e uma sugest?o:
A opini?o ? melhor ter uma reportagem mostrando, que existimos, mesmo com informa??es conflitantes, do que n?o te-la.
A sugest?o: Todos n?s escrevermos para a revista Magnum, expressando, cada um, o seu descontentamento.
J? pensaram, quanta informa??o ter? nas pr?ximas edi??es da revista?!

PALLAVICINI
01-17-2010, 09:26 PM
Eu havia come?ado a escrever neste t?pico logo depois do post do Montanaro, mas por um motivo ou outro acabei por n?o completar o racioc?nio, e agora ap?s a leitura das mensagens indignadas de v?rios cuteleiros, acho que minha opini?o sobre o artigo ? um tantinho diferente.

Ali?s, esta discuss?o por vezes aparece tamb?m nas revistas americanas (as europ?ias n?o conhe?o, portanto n?o sei). Li mesmo artigos assinados por graduados da ABS que fazem mais ou menos o mesmo racioc?nio sobre a possibilidade de que a l?mina forjada n?o ser necess?riamente superior ? desbastada, dependendo ? claro, da qualidade do forjador e tamb?m da barra de a?o a ser pura e simplesmente desbastada.

Como modesto colecionador a apreciador da cutelaria posso dizer que para mim tanto faz, na hora de decidir por uma compra se a l?mina ? s? desbastada ou forjada. O que ? imprescind?vel ? eu gostar da pe?a.
Tenho tanto pe?as desbastadas como forjadas, e aprecio minhas pe?as sem preconceito quanto a este aspecto.
H? grandes pe?as forjadas, mas tamb?m existem aquelas, digamos question?veis, e o mesmo vale para as desbastadas.

Quanto a quest?o da faca "custom" versus a industrial, bem, isso ? um tanto mais f?cil responder, na minha opini?o. Se for para olhar apenas o aspecto custo-benef?cio economico acho que a faca industrial de boa qualidade ? mais do que suficiente. E, ao fim e ao cabo trata-se da mesma discuss?o a respeito de roupa feita versus sob medida, e por a? vai.

O que toda faca "custom" oferece e a forjada em maior grau ? a unicidade. Cada pe?a ? ?nica, e ainda que seja de linha do cuteleiro nenhuma ser? realmente identica ? outra.

Voltando ao assunto da reportagem, na minha leitura n?o vejo tanta animosidade do autor, e devo dizer que li o artigo passado, a que o Villar se refere que tinha a forma, digamos de um debate. Posso dizer que nunca deixei de comprar alguma pe?a por influ?ncia da leitura dos artigos do Sr. H?lio Barreiro. Assim como, se gosto da pe?a e ela for de a?o carbono forjado, tudo bem, se for de inox desbastado, tamb?m.
Agora, todos aqueles que considerarem a reportagem ofensiva, ou tendenciosa devem mesmo se manifestar, fazendo chegar ao conhecimento da revista seus protestos e suas considera??es.

Alfredo Pallavicini

cabete
01-19-2010, 07:15 AM
No t?pico "Enciclop?dia da cutelaria brasileira" neste forum coloquei um longo texto sobre a?os para a cutelaria.
Este texto ? b?sico pois foi elaborado para servir ao site dos amigos Renn? e Cristina como orientativo aos clientes d?les que ficam em d?vida sobre qual a?o escolher.
Espero que gostem...

LCASERAPIAO
01-19-2010, 07:27 AM
Eu j? li esse material e gostei muito.

Obrigado por compartilhar Cabete.

Um abra?o.

Roberto B. V.
01-26-2010, 11:41 AM
Buenas, Indiarada!

Eu integrava o pelot?o do amigo Gerson Bragagnoli, n?o tinha VONTADE de ler o texto do Helio.
Mas desfrutando da hospitalidade do amigo Cabete neste feriado li com aten??o o texto.
Trata-se de opini?o particular,o que n?o combina com a cobertura de um evento como o "Silvana Knife Show".
Atendendo a um chamado da querida amiga Silvana para que os colecionadores escrevam contribuindo para o post c? estou eu.
Tamb?m conhe?o o Helio faz dez anos ou mais.
? sabida a sua prefer?ncia pelas pe?as high tech e a?o inox.
Mas quem frequenta o mundo afiado e v? o sucesso das facas forjadas em a?o carbono pelo mundo afora,por feras Brasileiras ou n?o,sabe que o texto n?o ? condizente com a realidade de mercado.
Sou cozinheiro,estudei a respeito,uso faca todo dia e sei vantagens e desvantagens de um a?o e outro,o que agrega forjando ou desbastando, seja inox ou carbono.
Concordo com o Cabete,com o R. Vilar em com Dom C?ssio.
Pena que a mais recente tentativa de criar uma revista falando de faca voltada para quem gosta de faca n?o vingou.
Mas tenho certeza que ? uma quest?o de tempo para que a tenhamos.
Tenho certeza de que cuteleiros,dealers,suppliers e colecionadores como eu estar?o ansiosos para fotografar,filmar,participar de work shops, escrever textos,mat?rias,cobrir shows e contribuir com olhos "de mercado" ? essa nova conquista da Cutelaria Nacional.
Espero ter contribu?do.

Abra?o e boa semana

Roberto Vianna

cabete
01-26-2010, 02:46 PM
Silvana,
N?o se esque?a de mostrar ao pessoal da Magnum o IBOPE deste t?pico pois mesmo que nem todos escrevam o Ibope demonstra o interesse da tribo pelo assunto.

JB FACAS
01-26-2010, 05:55 PM
Gostaria de al?m de corroborar com as palavras de meus colegas acima,tambem deixar aqui minhas considera??es; antes por?m quero expressar o meu apre?o pela revista Magnum, pois apesar de hoje n?o ser um leitor assiduo, reconhe?o a grande contribui??o desta revista em minha vida profissional, em 1987 iniciei como armeiro na PMESP e muito do que aprendi sobre armas foi atrav?s de exelentes mat?rias desta revista feitas na ?poca, tamb?m na cutelaria, posso dizer que ela foi de grande import?ncia, pois era a unica a oferecer mat?rias sobre o assunto em portugu?s.
Creio que o momento seja prop?cio ao di?logo, pois para n?s cuteleiros ? de grande import?ncia, poder-mos contar com um instrumento de divulga??o como a revista Magnum, des de que, atuando no sentido informar, de forma imparcial o publico leitor, sobre a realidade da cutelaria brasileira.
Para tal cabe a revista, buscar melhorar a qualidade de suas mat?rias sobre cutelaria, creio que seria o caso de confia-las a pessoas mais qualificadas ou habilitadas,chamo tamb?m a aten??o da diretoria da revista, para atentar para o aumento do p?blico apreciador de cutelaria no Brasil, que cresce a cada ano, estes podem vir a ser leitores da revista, des de que se ofere?am mat?rias de qualidade e principalmente isentas de parcialidade.

Jo?o Batista Junior
cuteleiro

cabete
01-31-2010, 07:14 AM
Silvana,
Voc? que est? encaminhando este material ? Magnum por favor nos posicione se isto ? suficiente ou se devemos escrever pessoalmente ? revista pois n?o queremos ser redundantes.
Grato

Silvana
02-01-2010, 03:30 AM
Ol? amigos,

Mesmo antes da "Conversa Afiada" H?lio e eu j? haviamos conversado sobre este tema, pois alguns de nossos leitores j? haviam encaminhado a ele o conte?do deste post.

O que fiz no s?bado foi apenas comentar com ele que estaria hoje encaminhando o material ? Magnum, posicionando ao editor o nosso pensamento.

Tanto o H?lio como o Carlos tornaram a repetir que podemos e devemos colaborar com a revista enviando textos para serem publicados, isto sim eu creio que seja muito importante.

Tenho acompanhado o trabalho da Magnum mesmo antes de me tornar cuteleira e organizadora de eventos e j? vi v?rias vezes pessoas comentando com o H?lio sobre as mat?rias e em todas elas ele sempre pedia a estas pessoas que mandassem carta para reda??o. Como eu acredito que as tais cartas nunca foram enviadas, tomei a liberdade de responsabilizar-me para encaminhar este assunto. N?o creio que seja redund?ncia qualquer um de n?s nos pronunciarmos diretamente com a revista, isto at? pode mostrar nosso interesse em colaborar.

Sauda??es afiadas a todos!!!

cabete
02-01-2010, 04:36 AM
Silvana,
Eu n?o acredito que esta hist?ria de "enviar textos a serem publicados" seja ? s?rio quando n?o h? um ac?rdo anterior.
Voc? sabe o quanto ? trabalhoso fazer uma mat?ria que tem que dar um determinado recado em um espa?o pr?-definido, come?a por a? que "mandar textos para serem publicados" ? totalmente gen?rico, n?o define tamanho de texto, n?o define padr?o de texto, n?o define quantidade e tamanho/qualidade de fotos, n?o define temas, etc., etc..
Me parece mais que esta fala ? usada pra encerrar o assunto, como quem diz: se voc? n?o mandou o texto ent?o n?o pode reclamar. N?o acredito que isto seja ? s?rio. Como uma pessoa vai dispor parte de seu escasso tempo para elaborar um texto complexo, editado dentro de um padr?o espec?fico, com fotos e tudo o mais para mandar a uma revista sem a certeza de que aquilo ser? aproveitado? Acho que ? conversa pra boi dormir.
Mas poder?amos, por exemplo, fazer um tutorial sobre a fabrica??o de facas, algo como atualizar aquele antigo texto da pr?pria Magnum em que um arquiteto, se n?o me engano de nome Vilas, fez um tutorial de como fabricar-se uma faca artesanal com o m?nimo de ferramentas. Este ? um texto que qualquer cuteleiro atual est? capacitado a fazer, fica a? a sugest?o a quem quiser abra?ar a id?ia e depois aguardar pra ver se publicam.
Outras id?ias de textos curtos podem ser sobre a manuten??o das facas e suas bainhas, sobre os tipos de facas, etc...

Silvana
02-01-2010, 11:42 AM
Meu caro Cabete,

Voc? mesmo se refere a mat?ria do Villas nas p?ginas da revista, posso acrescentar outros nomes de pessoas que j? tiveram textos publicados l?: Fl?vio Chammas cobrindo um Blade Show do final dos anos 90, Ivan Campos duas vezes, uma falando do Blade Show e outra sobre a primeira visita do J.Fisk ao Brasil, visita esta que deu o 1? passo para o tamanho que somos hoje, Peter Hammer sobre mercado e c?lculo de pre?os das pe?as e creio que o colaborador mais recente foi o Ricardo Vilar.

Concordo com tudo o que voc? disse a respeito de tamanho da mat?ria, fotos, etc., por?m nada que dificulte ou impe?a nossa participa??o.

Ah! lembrei, eu tamb?m j? escrevi, em 2003 ou 2004 sobre o Sal?o de Cutelaria de Bras?lia.

Das sugest?es dadas por voc?, prefiro a segunda, pois o passo a passo para confec??o de pe?as j? existe nos foruns. Creio que devamos usar o espa?o, se for possivel e creio que ?, para divulgarmos a cutelaria.

Portanto meu caro Cabete, se voc? deseja escrever algo fa?a-o e eu acompanho o assunto, sempre tive e tenho ainda um bom relacionamento com todos da Magnum.

cabete
02-01-2010, 05:51 PM
Serapa,

Obrigada pelo retorno, j? estava achando que ningu?m tinha lido, rs rs rs.

Uma das coisas que gostei nesta cobertura foi a maneira simp?tica que a Revista esclarece ao p?blico sobre a exist?ncia de dois eventos em S?o Paulo, pois o adiamento do SPKS deixou muita gente acreditando que n?o haveria evento em novembro.

Algu?m mais leu, o que achou?

Vamos l? pessoal.

Querida Silvana, ?s vezes o t?pico foge um pouco do ponto que o originou, eu realmente n?o estou querendo escrever nada no momento, s? estou respondendo ? sua pergunta feita no in?cio deste t?pico, estou sendo o mais sincero poss?vel e dizendo o que achei da cobertura da Revista Magnum... s? isto!
Um grande abra?o!

Silvana
02-02-2010, 04:17 PM
Cabete,

Fique tranquilo meu amigo, eu entendi e gostei do que aconteceu, afinal bastou voc? ter coragem de ser sincero e muita gente acabou sendo sincero tamb?m.

Para encerrar, quero apenas lembrar a todos que atitudes iguais levam a resultados iguais, se quisermos alguma mudan?a precisamos come?ar a promov?-la, afinal s? erra quem faz.

Jos? Marcio Cam
02-03-2010, 07:15 AM
Ol? a todos.

Tenho ando um pouco sumido, mas gostaria de expor a minha experi?ncia sobre esse tema. Estou h? aproximadamente 04 anos fazendo mat?rias para a revista Tiro Certo e hoje posso dizer que ? complicado, poucas pessoas contribuem com material para publica??o.

Lan?ar uma revista espec?fica sobre cutelaria no Brasil acho que ainda ? um sonho distante, n?o vejo as nossas ind?strias de cutelaria com interesse em divulgar, poucos cuteleiros fornecem material para publica??o, poucos colecionadores se propoem a escrever.

Hoje temos 2 revistas que disponibilizam um espa?o para a cutelaria, acho ?timo, e gostaria de fazer um apelo, ajudem com as mat?rias, fotos, id?ias. Todos que me enviaram alguma contribui??o, aproveitei ou publiquei direto.

Apoio a sugest?o da Silvana, encaminhem material, ? um segmento que est? crescendo.