View Full Version : terminei o ano com um problema

Gerson
01-02-2010, 06:07 AM
Ol? mo?ada
Preciso de ajuda

Montei um cabo de chifre colorado (eu acho) com araldite 24 horas e serragem. Ap?s a cura percebi que a faca ficou desequilibrada, com muito peso no cabo e pouco peso na l?mina.
Tem como desmontar esta faca sem perder o cabo?

Cuidado com as piadinhas.

Norio Sato
01-02-2010, 06:24 AM
Epoxi come?a a amolecer em torno de uns 80~100?C (Fica borrachento, n?o fica mais mole que isso)...

Gerson
01-02-2010, 07:10 AM
Ol? Norio

E qual ? o procesdimento para o devido aquecimento? e retirada da espiga?

Norio Sato
01-02-2010, 07:28 AM
Teria que dar um jeito de aquecer o epoxi.

Mas como n?o vai dar para aquecer somente o epoxi, provavelmente vai ter que esquentar a l?mina. (talvez com ?gua fervendo?).

Nunca precisei desmontar uma faca em que precisasse salvar o cabo... De modo que n?o sei se vai dar certo....

O que tenho certeza ? que epoxi amolece com calor, mas n?o muito.

Gerson
01-02-2010, 08:16 AM
OK Norio

Vamos aguardar as sugest?es de outros, se ? que elas existem.

Feliz Ano Novo pra voc

cabete
01-02-2010, 03:12 PM
Na ?nica vez que arrisquei foi porque ganhei uma faca americada de um cabo lindo e uma l?mina rid?cula ent?o desmontei sem preocupar-me com a sobreviv?ncia da l?mina.
Prend? a l?mina toda na mor?a, at? ficar bem pr?xima do cabo ent?o forcei lateralmente o cabo fazendo pequena abertura. Coloquei um cal?o nesta abertura e for?ei o cabo agora sobre o cal?o provocando abertura do lado oposto a ?le onde introduz? um novo cal?o e fui alternando o movimento e cal?ando. Com isto a espiga foi sendo sacada aos poucos. Levei mais de uma hora neste procedimento mas deu certo e aproveitei o cabo.
Espero que sirva pra algo no seu caso.

Ismael B
01-02-2010, 04:08 PM
Araldite ? uma cola usada at? pelos melhores cuteleiros do Brasil! J? presenciei um top cuteleiro fazendo um teste de resistencia da Araldite..... e cara.... pensa num negocio duro de quebrar! Mas sem danificar a Lamina acho meio improv?vel de vc conseguir remover o cabo.

guedes
01-02-2010, 05:08 PM
Gerson
Concordo com o Norio, tem que `` cozinhar?? o araldite e faze-lo amolecer, acho que uns 250 graus vai soltar numa boa e ainda vai dar um revenimento na lamina.
Grande abra?o
Guedes

mbitten
01-02-2010, 08:56 PM
J? aconteceu comigo e fiz o seguinte; coloquei um recipiente com ?gua para ferver,coloquei a parte do cabo dentro da ?gua fervendo durante um tempo, fiz bastante for?a e saiu, er? um chifre de servo sem pino, caso esteja a muito tempo colado fica mais dificil, outra coisa que j? fiz foi colocar de molho dentro de um recipiente com tinner at? o tiner penetrar e consumir com a cola, eu deixei um dia e n?o afetou o chifre, espero que te ajude.

Gerson
01-04-2010, 09:58 AM
Novidades

Aqueci a faca a 100?C e nada, aumentei para 125?C, nada, tornei aumentar para 150?C, continuava dificil, arrisquei 175?C a? a supresa - FUDEU TUDO o chifre quebrou.
Vou ficar com a historia do cruzamento do urubu com o pav?o.

cassio
01-04-2010, 12:05 PM
poderia ter destemperado a l?mina....retira o cabo e depois tempera a lamina de novo....
cassio

mbitten
01-04-2010, 02:57 PM
aquecendo no forno ou fogo ele resseca e quebra, fervendo na agua n?o, se estiver a mais de um dia colado ? melhor no tinner, j? aconteceu comigo augumas vezes e deu certo.

cassio
01-04-2010, 06:31 PM
M?rcio, eu quis dizer o seguinte:
aquece a l?mina ao vermelho.....coloca a l?mina em uma mor?a e retira o cabo facilmente...mas tem que temperar novamente...por ?bvio.

mbitten
01-04-2010, 09:11 PM
grande Cassio! voc? tem raz?o, esta eu tambem j? fiz edeu serto, por?m as que citei mantem a tempera e o acabamento da lamina, quando o cabo ? de madeira coloco entre a bigorna e a marreta, agora se ? de servo uso um dos dois metodos se um n?o d? o outro d

cabete
01-10-2010, 08:13 AM
Vai mexer com coisa de viado d? nisto!!!
Ainda bem que s? queimou o chifre e n?o a rosca!:censored: