View Full Version : O pulo do gato: navalha


Ferrari
12-22-2009, 03:55 PM
Caros amigos, a pedido do Cassio, estou fazendo um pequeno tutorial de uma navalha.

Cortei um peda?o de uma faca "morta", no caso uma espiga de a?o 1060:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000005.JPG

Bom agora ? hora da forja, ent?o a primeira coisa a acertar a barra:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000006.JPG
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000002.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000007.JPG

Agora tem que puxar o fio, como se fosse uma faca:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000009.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000010.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000011.JPG

Depois de puxar o fio da navalha, tem que bater e acertar a rabicho:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000013.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000014.JPG

Navalha forjada:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000015.JPG

Ferrari
12-22-2009, 04:10 PM
Navalha forjada:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000016.JPG

Para ter uma id?ia do trabalho, coloquei a l?mina forjada junto com algumas navalhas da minha cole??o:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000017.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000018.JPG

Para aproveitar a forja quente, j? cortei e endireitei os peda?os de chifre de boi que ir?o ser as talas da navalha:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000019.JPG

Agora come?a o desbaste. Primeiro temos que acertas as laterais. No caso dessa l?mina, o rabicho ? c?nico, ou seja, vai afinando da l?mina para o final:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000020.JPG

Depois de acertadas as laterais, ? hora de desbastar o fio. Para efeito did?tico desbastei ela em flat, mas o certo ? desbastar em hollow:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000021.JPG

Nessa foto ? poss?vel ver o desbaste em hollow na roda. Eu recomendo uma roda de 6" de di?metro, para que o canal seja bem fundo e a ?rea do corte bem fina:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000003.JPG

A l?mina j? desbastada e lixada com lixa 220, marcada e furada. Al?m disso, fiz um checkring de 30 LPI embaixo do rabicho:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000022.JPG

Agora ? a hora da t?mpera. Nesse caso estou usando a forja e o resfriamento em ?leo:
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000023.JPG

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000024.JPG

Ferrari
12-22-2009, 04:11 PM
Resfriamento em ?leo
http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000001.JPG

O revenimento foi feito na boca da forja mesmo, lixando a l?mina e deixando duas vezes na cor amarelo palha.

Gerson
12-22-2009, 05:40 PM
Belo tutorial Ferrari.

Quem segui-lo ter? uma navalha nas m?os.

Parabens

dz farias
12-22-2009, 05:48 PM
Muito didatico esse tutorial, continue mostrando a finaliza??o.

Abra?os

M.TEX
12-22-2009, 08:17 PM
Adorei a lamina....Muito bem feita. '
se quizer eu mando meu endereco para o presente de Natal ....hehehehe quem sabe ne...

sericci
12-23-2009, 01:01 AM
fala aia da afia??o disso........................porque desde que seu MANOLO morreu ,eu nao conhe?o ninguem que fa?a o dito bem feito:eek:

cassio
12-23-2009, 05:31 AM
Que maralilha Ferrari, nunca tinha visto um "pulo do gato" por encomenda...
Grande Abra?o e Feliz Natal a todos!!!

Ferrari
12-23-2009, 05:50 AM
Obrigado. Ainda falta a parte do cabo, mas como estou saindo de viagem hoje, deve ficar s? pra depois do natal.

Abra?os e Feliz Natal a todos

LCASERAPIAO
12-23-2009, 08:08 AM
Muito Obrigado Ferrari.
Um ?timo tutorial sem d?vida.
Boa Viagem Feliz Natal e na volta n?o esque?a de dar continuidade.

Um abra?o.

Ricardo Lala
12-23-2009, 02:20 PM
Muito bom Sarge, gostei mais do avental de couro para forjamento, peludo, protuberante, PERA?, ? a sua barriga, nem camiseta tava usando, ?ta iso 9000, heheheheh

Norio Sato
12-23-2009, 02:50 PM
Muito bom Sarge, gostei mais do avental de couro para forjamento, peludo, protuberante, PERA?, ? a sua barriga, nem camiseta tava usando, ?ta iso 9000, heheheheh

E a bermuda deve ser de nylon, ou outro tecido sint?tico....

Ferrari
12-28-2009, 10:35 AM
Antes de colocar as ?ltimas fases, gostaria de fazer um adendo com respeito ao desbaste.

Como falei anteriormente, o desbaste usado em navalhas invariavelmente ? o hollow, salvo algumas navalhas japonesas que s?o desbastadas em flat.

Por?m, o resultado final deve ser uma l?mina muito fina, menos de 0,3mm. Para o desbaste ? necess?rio paci?ncia e ir desbastando em lixa fina e com muito cuidado para n?o azular o corte, portanto tem que ir resfriando sempre.

Para avaliar se a l?mina est? numa espessura correta, o ideal ? for?ar seu corte leteralmente na unha do polegar ou em alguma superf?cie dura. O fio deve se deformar, mas retornar ao estado original.

Acredito que essa seja a opera??o que merece mais cuidado quando se faz uma navalha.

http://pt.fotoalbum.eu/images1/200908/105827/396621/00000025.JPG

Ferrari
12-28-2009, 10:37 AM
Ah... e caso n?o tenham notado, estou usando t?nis pra forjar!

Estou evoluindo.

Araki
12-29-2009, 10:09 AM
Ferrari,

excelente tutorial! Mas n?o entendi o lance de endireitar os chifres de boi na forja. Eles amolecem se aquecidos e a? ? s? martelar na bigorna?

Isso serve para outros tipos de materiais como ossos e conchas?

[]?s

Araki

Ferrari
12-29-2009, 10:29 AM
Araki, isso s? serve para tecido queratinado, ent?o s? pra cornos (Boi, b?falo, etc.). N?o serve para chifres de cervo, ossos, madrep?rola ou abalone.

N?o ? preciso martelar o material, ? s? prensar entre duas t?buas e deixar resfriar.

cassio
12-29-2009, 12:01 PM
Aki tem um site alem?o muito legal...em algum lugar tem uma laminadora para dar padr?o ao damasco, e nesse link uma desbastadora para fazer o hollow, acho que n?o ? rebolo, parece polias com lixa....
http://www.stienen-damast.de/images/dsc05968.jpg

cabete
12-30-2009, 08:34 AM
Cassio,
Creio que s? est?o afiando a l?mina pois fazer desbaste deste tipo segurando a l?mina acho praticamente imposs?vel, acaba desbastando mais de um lado que do outro.
O certo ? ter dispositivo com pist?o ou outro meio de avan?o que leve a l?mina automaticamente e firmemente posicionada para desbastar por igual dos dois lados.
Conforme os reb?los desgastam existe dispositivo para aproxim?-los automaticamente e manter sempre a mesma dist?ncia.
Observe que usam ?gua pra resfriar a l?mina e lavar o sistema dos cavacos de a?o.
Em Barretos na Zeb? v? sistema parecido a este mas com a l?mina fixa. Outro detalhe interessante na Zeb? ? que n?o usam furadeira, todos os furos s?o feitos por estampos em prensas o que agiliza e barateia o processo.

boffo
02-16-2010, 09:28 AM
Como falei anteriormente, o desbaste usado em navalhas invariavelmente ? o hollow, salvo algumas navalhas japonesas que s?o desbastadas em flat.


Incorreto. Existem navalhas com varios desbastes. Algumas pessoas nao gostam de navalhas leves ou finas. Quanto as japonesas, apenas um lado ? "flat" o outro nao.
A grande vantagem de navalhas extra hollow ? a facilidade de manutencao por parte do proprietario, pois elas mantem a geometria. Foi por isso que Solingen pulou na frente dos ingleses e por muito tempo navalhas foi o principal produto de exportacao da cidade. Quando navalhas sairam de uso, comecou a crise em Solingen. Hoje a producao industrial de navalhas est? sendo retomada em ritmo acelerado.

Uma navalha mais "grossa", apos certa perda de material, precisa passar por um novo grind. Antigamente
existiam profissionais que executavam esse servico.




Por?m, o resultado final deve ser uma l?mina muito fina, menos de 0,3mm. Para o desbaste ? necess?rio paci?ncia e ir desbastando em lixa fina e com muito cuidado para n?o azular o corte, portanto tem que ir resfriando sempre.


Muito fina = extra hollow. Essas sao fabricadas pelos rebolos duplos que estavam comentando.
Alterando o tamanho do rebolo se fazem mais de uma linha de grind, o prime e o master grind.
Em alguns casos elas linhas sao facil de ver a olho nu.



Para avaliar se a l?mina est? numa espessura correta, o ideal ? for?ar seu corte leteralmente na unha do polegar ou em alguma superf?cie dura. O fio deve se deformar, mas retornar ao estado original.


Isto tambem avalia principalmente a qualidade do tratamento termico e s? serve para navalhas muito finas.
Lembro tambem que isso danifica o fio de uma navalha que j? foi propriamente afiada.

Na fabricacao de uma navalha o desbaste ocorre em duas etapas: uma antes e outra (acabamento final) depois do tratamento termico. Por isso as maquinas de duplo rebolo que correm agua. Lembro que essas maquinas sao capazes de produzir uma grande quantidade em pouco tempo, mas nao sao necessariamente a melhor maneira de se finalizar uma navalha. Quanto a fabricacao geral, por exemplo, os ingleses usavam uma roda soh por uns 200 anos ou mais.

Parabens pelo trabalho, eh uma grande satisfacao ver pessoas comecando a fazer navalhas.

Abraco,
Felipe

boffo
02-16-2010, 09:39 AM
fala aia da afia??o disso........................porque desde que seu MANOLO morreu ,eu nao conhe?o ninguem que fa?a o dito bem feito:eek:

Eu gosto de acreditar que existem pessoas por ai no Brasil que afiam, mas nao conheco nenhuma. Alias, o pessoal na Argentina tem o mesmo problema.

A afiacao exige pratica. As navalhas industriais sao afiadas porcamente, e dao a sensacao de um
ralador de queijo passando na cara. Eles geralmente utilizam algum desbastador mecanico (em disco) para fazer o nivel inicial do fio e depois esfregam como retardados em pedras que, inevitavelmente, estao cheias de ondulacoes. Isso sempre foi assim. :(

Alias, a qualidade das navalhas industriais soh estah caindo. Uma quantidade significativa das navalhas
Dovo que vi nos ultimos anos apresentam problemas de geometria.

Para obter um fio de qualidade a unica alternativa ? afiacao manual criteriosa, com material apropriado.

Abraco,
Felipe

boffo
02-16-2010, 09:56 AM
Cassio,
Creio que s? est?o afiando a l?mina pois fazer desbaste deste tipo segurando a l?mina acho praticamente imposs?vel, acaba desbastando mais de um lado que do outro.


Por isso que exige habilidade e poucas pessoas no mundo fazem navalhas. :)
Em Solingen, o cara comecava varrendo o chao e a ultima posicao era o Master Grinder.
Na Dovo, quando visitei, apenas uma pessoa fazia o acabamento na fabrica.
A Boker recentemente retomou a manufatura de navalhas e contratou o Heribert Wacker
para fazer. Esse velho ? uma figura, em 1 hora faz sei l? quantas navalhas e manda pelo
menos uma garrafinha de schnaps, certamente.

Atualmente a producao de navalhas reviveu tambem nos EUA. O Tim Zowada treinou alguns
grinders para fazer uma linha industrial. Lembrando, que nao tem nada a ver com o trabalho
artesanal dele (que a meu ver eh insuperavel no mundo).



O certo ? ter dispositivo com pist?o ou outro meio de avan?o que leve a l?mina automaticamente e firmemente posicionada para desbastar por igual dos dois lados.
Conforme os reb?los desgastam existe dispositivo para aproxim?-los automaticamente e manter sempre a mesma dist?ncia.


Incorreto. Os rebolos nao se movimentam. Apenas a mao do artesao. E, como eu disse antes, sao
utilizados diferentes tamanhos.



Observe que usam ?gua pra resfriar a l?mina e lavar o sistema dos cavacos de a?o.
Em Barretos na Zeb? v? sistema parecido a este mas com a l?mina fixa. Outro detalhe interessante na Zeb? ? que n?o usam furadeira, todos os furos s?o feitos por estampos em prensas o que agiliza e barateia o processo.

Abraco,
Felipe

Josu?H.M.Araujo
02-16-2010, 02:10 PM
Acho que afia??o de uma navalha ? um exercicio de paciencia e aprender a afia-las.
? exercicio de perceveran?a.
Ferrari exelente tutorial e os cometarias est?o valendo como uma aula

Tom Silva
02-17-2010, 02:29 PM
S? tenho dois coment?rios ? fazer, ? uma tremenda sorte nossa termos gente com a disposi??o do Ferrari e o conhecimento do Boffo entre n?s.
Abra?o.

Dan
03-30-2010, 08:17 AM
Ferrari, e o fim do projeto, o cabo da navalha???

F. Canabarra
07-30-2010, 04:36 PM
Ol? amigos.
Sou f? de navalhas. Lendo sobre as navalhas resolvi pesquisar. Vai a? um link das navalhas da Dovo.
YouTube- Dovo wmv

Forte abra?o!!

Barth
07-30-2010, 05:32 PM
Quanta informa??o interessante,mais a pericia do Ferrari na execu??o,gostaria de perguntar aos navalheiros sobre o a?o...mais ou menos carbono?

F. Canabarra
07-30-2010, 05:51 PM
Barth.
Acredito que como em facas, ? interessante utilizar a?os com mais carbono, partindo de 0,6% pra cima, facilitando assim a t?mpera e a qualidade da mesma. Imagina uma navalha de 52100.

alexandre
07-30-2010, 07:38 PM
Olha a camiseta do cara que t? desempenando as l?minas

VictorCoelho
07-30-2010, 10:20 PM
Lindo! :bow

cassio
07-31-2010, 06:31 PM
fui a montevideo e comprei um assentador de fio antigo, mas ta novo...couro de um lado e madeira macia do outro...com um vazado entre eles,,,,legal tava procurando esse video.
ab?
cassio

JBFACAS
08-04-2010, 09:09 PM
? isso ai ferrri! Valeu pelo tutorial, voc? ? o cara!!!

Abra?o
jb

Sergio Henrique
09-04-2010, 09:05 PM
Tamb?m sou f? das navalhas tradicionais, especialmente as mais largas, 6/8 ou 7/8...

Ferrari, posta fotos da navalha pronta!!!

Norio Sato
10-07-2010, 08:47 PM
Achei esse site estes dias...
Tem informa??o sobre fabricantes de navalha de Solingen, do in?cio do sec XX (1900 a 1939) e da d?cada de 80,

Achei porque estava procurando informa??o sobre uma Bismarck igualzinha ? da foto na p?gina...

http://www.archivingindustry.com/cutlers&toolmakers/razormakers.htm