View Full Version : Chifre de Cervo Pantaneiro

darlangodoy
12-14-2009, 07:11 PM
Meus Caros , por essas bandas de c? fui presenteado com 3 belas galhadas do Cervo do Pantanal. Quero deixar bem claro que estas galhadas s?o produtos de muda natural que ficam perdidas pelos campos. ? certo que o transporte desses chifres n?o s?o permitidos, por n?o poder provar a origem do mesmo. Penso eu que seja poss?vel conseguir uma lincen?a do Ibama, mas s? de pensar na "burrocracia" desisto da id?ia.
O fato ? que ganhei, no bom sentido, as t?is galhadas...rsrsrs,,,(que coisa esquisita de se dizer),,,,no entanto elas est?o um pouco judiadas, um pouco ressecadas, ? a? que v?s mec?s entram. Ser? que existe algum tratamento pelo qual seja poss?vel recuperar este material?....pois elas apresentam uma cor esbranqui?ada, algumas rachaduras muito pequenas,,,,e aproveitando , em condi??es normais, que produto se aplica nos chifres do cervo para maior prote??o do material:???
Sei que falei muito, perguntei bastante, mas confio nas respostas e ajudas....obrigado meus Caros.:rockon:

LCASERAPIAO
12-14-2009, 08:35 PM
Meus Caros , por essas bandas de c? fui presenteado com 3 belas galhadas do Cervo do Pantanal. Quero deixar bem claro que estas galhadas s?o produtos de muda natural que ficam perdidas pelos campos. ? certo que o transporte desses chifres n?o s?o permitidos, por n?o poder provar a origem do mesmo. Penso eu que seja poss?vel conseguir uma lincen?a do Ibama, mas s? de pensar na "burrocracia" desisto da id?ia.
O fato ? que ganhei, no bom sentido, as t?is galhadas...rsrsrs,,,(que coisa esquisita de se dizer),,,,no entanto elas est?o um pouco judiadas, um pouco ressecadas, ? a? que v?s mec?s entram. Ser? que existe algum tratamento pelo qual seja poss?vel recuperar este material?....pois elas apresentam uma cor esbranqui?ada, algumas rachaduras muito pequenas,,,,e aproveitando , em condi??es normais, que produto se aplica nos chifres do cervo para maior prote??o do material:???
Sei que falei muito, perguntei bastante, mas confio nas respostas e ajudas....obrigado meus Caros.:rockon:

Godoy,

Parab?ns pela coragem em admitir que gosta dos chifres que ganhou!!!! KKKKKKKKKKKKK

Mas veja, o cervo do Pantanal produz umas galhadas vistosas por?m muito porosas. Pelo que vc diz deduzo que o visual esteja comprometido pelo tempo que passou exposto ao relento. Assim que caem na muda estas galhadas apresentam uma oleosidade muito acentuada que dificulta o manuseio, etc. Se estas suas estiverem bem ressecadas tanto melhor. Quanto ?s pequenas rachaduras vc pode tentar "selar" com superbonder uma por uma e ir lixando logo depois. O Superbonder vai se ligar ao p? e fechar a rachadura (isto se for pequena). Apesar da tenta??o do uso em facas n?o s?o as galhadas mais recomendadas. D? pra usar d?, mas n?o s?o ideais. Se vc compar?-las com Axis ou Colorado ver? que estas al?m de um textura mais bonita s?o muito mais consistentes com uma porosidade m?nima. As pe?as de cervo do pantanal que usei foram fervidas, tiveram o miolo retirado e o espa?o preenchido com resina + p? de madeira. Assim ficam bem fortes. Esse processo n?o ? necess?rio nas de axis ou colorado.

Quanto ao produto pra passar nos chifres, vai do gosto pessoal (embora eu n?o tenha a minima experi?ncia nessa ?rea) tem quem lixe, tem quem passe ?leo mineral, ?leo de mocot?, ou mesmo fique passando eles na pedra pra afiar... ou desbaste pra ajudar a passar na porta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Espero ter ajudado. Um abra?o.

Ferrari
12-15-2009, 05:36 AM
Eu tenho v?rias galhadas de cervo do pantanal, e sinto em dizer que para aproveitar alguma coisa para um cabo de faca ? quase imposs?vel. Ele ? muito poroso e a casca aproveit?vel dificilmente passa de 4 mm. J? fiz alguns cabos e ainda tenho esse material, mas ? uma tarefa complexa tirar alguma tala ou mesmo conseguir adaptar para um cabo.

alexandre
12-15-2009, 06:53 AM
Talvez pra talas de cabo de canivete

darlangodoy
12-15-2009, 03:42 PM
Obrigado pelas dicas mo?ada.....ah, e pra esclarecer Serapi?o, s? to perguntando porque tamb?m n?o tenho experi?ncia no "assunto",,,,kkkkkkkkkkk.........valeu,,,brigad