View Full Version : L?mina muito fina


alexandre
12-14-2009, 06:41 PM
Ol?, estou tentando fazer uma faca com uma l?mina de aproximadamente 2,3mm, entretanto quando tento dar o tratamento t?rmico a l?mina empena. Algu?m poderia me dar uma dica de como proceder?
Obrigado

cassio
12-14-2009, 07:36 PM
Vou tentar ajudar...
1- fa?a todas etapas de tratamento t?rmico ( alivio de tens?es + recozimento + endurecimento+ revenimento) ?sso pode resolver...vc deve estra pulado as 2 primeiras.
2- Se n?o der certo, fa?a um gabarito com 2 peda?os de ferro, de barra, mola, etc....qq coisa que tenha uns 5mm de espessura. Coloque sua faca no meio, como um sanduwiche, aque?a na forja com controde de uma magneto e mergulhe tudso em ?leo pr? aquecido a 70 graus.
Tb tive esse probleba com umas facas de 2mm e resolveu .

Ismael B
12-14-2009, 07:40 PM
Cara eu trabalho muito co laminas de serra de serraria, e lamina fina adora empenar. uma coisa que funciona, ? usar duas chapas (de ferro, ou a?o) de + ou - 8mm e prensar a lamina entre elas usando parafusos e porcas nas chapas! tempera tudo junto, e revine so a faca num forno el?trico de assar p?o! Se ficar um pouquinho empenada faz um trabalho de 'martelinho de ouro'. pra mim funciona, espero que de certo tua faca! um abra?o!

schmitt
12-14-2009, 08:00 PM
num programa passo dizendo que a empresa da Gillette usa um sistema que ao invez de usar a?o eles usam placas de cobre,
alguem saberia dizer a diferen?a ?
ser? devido a transfer?ncia de calor?


Gabriel Schmitt Tres
Blumenau-SC