View Full Version : Uma d?vida

darlangodoy
12-03-2009, 07:06 PM
:yield: Senhores(as), por favor poderiam me esclarecer uma d?vida?
- para eu desbastar um l?mina somente com auxilio de uma esmeril e limas preciso destemperar o a?o? se n?o for preciso, depois do desbaste ? conveniente fazer uma nova t?mpera?.....agrade?o desde j?.......abra?os

cassio
12-03-2009, 08:53 PM
? isso mesmo.
aki nos posts anteriores vc encontra tudo isso.
ab?
cassio

LCASERAPIAO
12-04-2009, 06:02 AM
Godoy,

Em princ?pio ? isso... Mesmo por desbaste, vc deve DESTEMPERAR o a?o, (que ficar? mais f?cil de trabalhar), e, depois de pronta a pe?a refazer os tratamentos t?rmicos.

? bom dar uma estudadas em posts antigos daki pois tem um conhecimento acumulado muito extenso e rico. Vc pode responder quase todas as suas perguntas apenas pesquisando.

No mais estamos ?s ordens.

NAGIB ABDANUR
12-04-2009, 07:24 AM
Darlan,

Vc pode usinar o metal que j? foi temperado, basta ser cuidadoso e evitar que aque?a demasiadamente.

Sauda??es

Nagib Abdanur

Placido
12-04-2009, 09:28 AM
Se n?o destemperar, o ruim ? se precisar fazer furos para pinos ou coisas assim. Acho que se evita muito contratempo destemperando antes.

Ricardo Lala
12-04-2009, 10:39 AM
Eu tempero as laminas de meus canivetes sem desbastar, depois vai pro esmeril e lixa, mas como voce pretende usar limas, vai ser um pouco dificil, dependendo da dureza da sua lamina, se for at? uns 55 HRC ainda d? pra trabalhar, passando disso a lima vai produzir pouco e acabar logo!
E como disse o Brimo Nagib, cuidado para n?o "queimar" a lamina!
Abra?os

cabete
12-04-2009, 11:14 AM
Darlan,
Na verdade voc? n?o especificou qual ser? o a?o que voc? utilizar?. A maioria dos a?os virgens j? vem recozido. A?os que vamos reciclar ? que na maioria das vezes j? s?o temperados e necessitam recozimento ( limas , rolamentos , molas de suspens?o veicular, etc.. ).

darlangodoy
12-04-2009, 01:19 PM
Valeu mestres, muito obrigado pela ajuda...at

Josu?H.M.Araujo
12-05-2009, 07:04 AM
Brigado nada, tu tens que mostrar a obra depois.
O mais certo ? usar do bom senso, destemperar o a?o ou normalisa-lo.O que vai dar maior capacidade de trabalho ?s ferramentas que vai usar para usinar , desbastar e furar.
Eu fiz umas facas a partir de a?o de lima (Nikolson).Que depois de forjadas, e tirada a carepa o resto do trabalho fis com ferramentas de m?o, inclusive furadeira no caso do frontier loock fica facil fazer uma boa faca, de corte exelente , a coisa fica critica na hora de temperar e revenir ( al?vio de ten??o que torna o a?o mais tenaz e menos sujeito a quebras) o resto como diz o mestre Ricardo Villar . TBDCF