View Full Version : Ajuda: esquema de voltagem do motor

BrB
04-01-2008, 08:16 PM
Pessoal,

Tenho um motor WEG modelo 90S 1098 de 3cv que está marcado 380/220 na placa de identificação, mas não dá pra ver direito o esquema de ligação dos fios pois a placa está apagada. O site da WEG não tem informações, ou melhor, não consigo acessar.

Alguém entede dessas ligações e pode dar uma ajuda?

marcoborchardt
04-01-2008, 09:24 PM
Bem, vamos la, passo a passo.
Deve ter certeza qual é a tensão que é em sua oficina 380V ou 220V trifásico?
Os fios que saem de dentro do motor devem ter uma numeração, certo?
Qual o número de fios que saem do motor 6 ou 12? Se 6 é só seguir os passos abaixo.
Pois então é só seguir o esquema de ligação do 2° link abaixo, para menor tensão 220V a ligação é feita em triângulo como mostra no canto esquerdo da placa, para a maior tensão 380V a ligação é feita em estrela como mostra no canto direito da placa.
O segundo link é mais técnico, mas é bom para conhecimento de todos.
Cuidado com as emendas e isolações, devem ser bem feitas e com material adequado, certo?
CUIDADO COM O ESQUEMA DE LIGAÇÃO E COM A TENSÃO.

http://www.eletricabasica.kit.net/placacom6terminais.gif
http://www.eletricabasica.kit.net/motoreseletricos.htm

Dionatam Franco
04-01-2008, 11:49 PM
saudaçoes Marco!!
vc poderia me explicar por favor, como saber quando é 220 ou 380 trifasico?
teno essa duvida a um certo tempo, desde ja obrigado.
grande abraço a todos os amigos!

Ricardo Lala
04-02-2008, 05:34 AM
Fala Jeff,
Ih cara, voce tá com um motor trifásico, mas tenho certeza que sua rede é mono, dá pra fazer uma gambiarra de instalar uns condensadores e ligar em mono, mas não é coisa muito legal não, pra que voce vai usar este motorzão, 3 cavalos é potencia de sobra pra uma lixadeira....
qualquer duvida, disponha.
Abraços.

Ferrari
04-02-2008, 05:44 AM
Bom, eu ruso motor trifásico em uma rede bifásica.

O Emilcio me ensinou a fazer uma gambiarra. Com uma chave reversosra, vc coloca as duas fases e o neutro pra dar partida, logo depois que o motor começa a funcionar, inverte a chave e deixa o motor funcionando com apenas duas fases, ou seja, o neutro serve apenas para dar a partida. O motor perde um pouco da potência, mas funciona perfeitamente.

reginaldoRBS
04-02-2008, 06:10 AM
saudaçoes Marco!!
vc poderia me explicar por favor, como saber quando é 220 ou 380 trifasico?
teno essa duvida a um certo tempo, desde ja obrigado.
grande abraço a todos os amigos!

Dionatam a rede residencial normalmete fica entre 110 ( fase e neutro ) ou 220 ( fase e fase ), mesmo que o circuito for composto por três fases, será considerado 220 Trifásico.

380 ( fase e fase ) normalmente é encontrado em fábricas onde temos também 440, 760 V... o mesmo se aplica nestas situações circuito compostao por três fases e entre fases 380, 440....

Para exemplificar: em 380 ( fase e neutro ) temos 220....
Estas tensoões são medidas com aparelhos específicos.

Abraço.

Thubalkain
04-02-2008, 06:43 AM
A rede das tomadas de sua casa é monofásica, mas se vc tiver alguma fiação 220, no caso o chuveiro dá pra fazer uma gambiarra como disse o Ferrari e ligar o motor trifásico em 220, mas para isso vc tem que ligar tb os capacitores no motor para "enganá-lo". Eu tenho tres motores trifásicos ligados desta maneira e que funcionam muito bem.
Um abraço.

quizzical
04-02-2008, 06:53 AM
e caso Vc esteja em Florianópolis, leva o motor na loja do Schiappo na frente da churrascaria Rio-Sulense no Estreito. Solução prática e segura. Só exige um feijão extra pra carregar o motor até lá...

Thubalkain
04-02-2008, 07:18 AM
ótima idéia, lá o técnico usará um alicate amperímetro para calcular a potência dos capacitores e fará a ligação, ai é só levar pra casa e ligar na tomada 220. Mas se me permite uma opinião eu trocaria este motor de tres cavalos por dois menores, eu tenho dois motores Weg de 1cv e um outro weg de 1,5 cv que dão conta com folga de todo trabalho.
Um abraço.

BrB
04-02-2008, 07:25 AM
Pessoal, obrigado pelas dicas!

e caso Vc esteja em Florianópolis, leva o motor na loja do Schiappo na frente da churrascaria Rio-Sulense no Estreito. Solução prática e segura. Só exige um feijão extra pra carregar o motor até lá...

Acho que vou fazer isso mesmo no sábado! Obrigado!

Se ele tiver um motor de 1.5cv ou 2cv bifásico eu troco com ele. Senão vou tentar fazer a gambiarra neste mesmo. Pensei em colocar umas polias escalonadas pra controlar melhor o motorzão na lixadeira. Vamos ver o que rola! Valeu gente.

emilcio
04-02-2008, 09:14 AM
Valsco:
Geralmenteé:

220:
R = 1-6
S = 2-4
T = 3-5

R-S-T são as três fases.
O que eu faço é o seguinte

em 220 bifásico eu coloco

R e S nas duas fases e T no neutro, assim que o motor partiu eu retiro o T do neutro (imediatamente, pois pode queimar o motor), e isso pode ser feito com um botão de campainha, tipo push button, ou seja ligo o motor ele ronca mas não roda, assim que aperto o push button ele parte, aí é só tirar o dedo.
Se o motor girar ao contrário, inverta R com S.
Abraços

BrB
04-02-2008, 10:17 AM
Elmício... quais as chances de eu perder o motor fazendo isso?

É um motorzinho caro esse... pelo menos pra mim.

emilcio
04-02-2008, 10:25 AM
Num sei, mas pelo que ví no bloco de outro motor veg, a ligação é essa.
Seguindo o conselho do Lala, eu também acho que este motor seu é enorme, se vc. conseguisse trocar por um monofásico, seria o ideal.
Abraços

BrB
04-02-2008, 10:39 AM
Obrigado pessoal! Vou ver o que acho por aqui para uma troca.

Ricardo Lala
04-02-2008, 12:09 PM
Jeff, voce liga ele e faz um teste, se ele roncar e não rodar, tira da tomada rapidão, estas coisas não queimam assim instantaneamente, levam alguns minutos, se rodar silencioso, beleza!

Ferrari
04-02-2008, 01:22 PM
Então, o meu motor é de 2CV alta rotação, e ele funciona bem com a gambiarra do Emilcio. Faz 2 anos que estou trabalhando desse jeito e nunca tive problemas com o motor. Mas acho bom dar uma olhada na fiação antes.

emilcio
04-02-2008, 04:20 PM
Se fizer: Fizzzzzzzzzzzz, e subir uma fumaçinha,é a "alminha" dele indo pro céu...
Aí Velasco, só com regressão pra ele voltar. E olha que tem gente que é boa nisso, rsrsrsrsrs.

Norio Sato
04-02-2008, 05:23 PM
Mas ligando um motor trifásico no 220V, a potencia reduz em quanto?
Ou cai a rotação, ou torque?

(É mais curiosidade,mesmo...)
Esses dias vi dois esmeris trifásicos em um sucateiro da rua Vitória, região da Sta Ifigenia. Junto com um motor trifásico de 1/2 cv, acho.. Estavam pedindo R$250,00...

Dionatam Franco
04-02-2008, 11:30 PM
Obrigado Reginaldo!
grande abraço!

fabricio
04-03-2008, 05:24 AM
Muito cuidado!

Esta semana queimei o motor da minha prensa pq liguei errado!

Resultado: R$ 160,00 de preju!

cabete
04-03-2008, 10:03 AM
No lugar do neutro uso um grande capacitor ( tamanho de uma lata de ervilha ) entre a fase inexistente e outra fase e assim que roda desligo ( uso um temporizador que faz isto sozinho ) e assim parto a lixadeira, com ela rodando gero a terceira fase e posso partir qualquer motor da oficina pois tenho politrizes de 3 CV e posso então desligar a lixadeira se não vou usá-la. Já ví alguamas oficinas como era a da Marina em Lençois Paulista, montada com o auxílio do Peter em que foi colocado um pequeno motor sem acionar nada. Este motor de uns 1/2 CV era ligado com o capacitor ou como o Emilcio ensina e então ficava rodando direto gerando uma terceira fase que dava pra partir qualquer outro motor da oficina. Este truque é muito utilizado por oficinas de cuteleiros que não possuem o trifásico e não queima motores de lixadeiras ou de politrizes ou de ventoinhas que são motores que trabalham "livres" sem muita carga constante mas uma bomba d'água ou outro motor de carga constante queimaria com este "recurso técnico de engenharia" vulgarmente chamado de "gambiarra".
Concordo com todos: É um exagero de motor para uma lixadeira. O ideal é 1,5CV mas 1CV também toca.