View Full Version : Ajuda: esquema de voltagem do motor


BrB
04-01-2008, 08:16 PM
Pessoal,

Tenho um motor WEG modelo 90S 1098 de 3cv que est? marcado 380/220 na placa de identifica??o, mas n?o d? pra ver direito o esquema de liga??o dos fios pois a placa est? apagada. O site da WEG n?o tem informa??es, ou melhor, n?o consigo acessar.

Algu?m entede dessas liga??es e pode dar uma ajuda?

marcoborchardt
04-01-2008, 09:24 PM
Bem, vamos la, passo a passo.
Deve ter certeza qual ? a tens?o que ? em sua oficina 380V ou 220V trif?sico?
Os fios que saem de dentro do motor devem ter uma numera??o, certo?
Qual o n?mero de fios que saem do motor 6 ou 12? Se 6 ? s? seguir os passos abaixo.
Pois ent?o ? s? seguir o esquema de liga??o do 2? link abaixo, para menor tens?o 220V a liga??o ? feita em tri?ngulo como mostra no canto esquerdo da placa, para a maior tens?o 380V a liga??o ? feita em estrela como mostra no canto direito da placa.
O segundo link ? mais t?cnico, mas ? bom para conhecimento de todos.
Cuidado com as emendas e isola??es, devem ser bem feitas e com material adequado, certo?
CUIDADO COM O ESQUEMA DE LIGA??O E COM A TENS?O.


http://www.eletricabasica.kit.net/placacom6terminais.gif
http://www.eletricabasica.kit.net/motoreseletricos.htm

Dionatam Franco
04-01-2008, 11:49 PM
sauda?oes Marco!!
vc poderia me explicar por favor, como saber quando ? 220 ou 380 trifasico?
teno essa duvida a um certo tempo, desde ja obrigado.
grande abra?o a todos os amigos!

Ricardo Lala
04-02-2008, 05:34 AM
Fala Jeff,
Ih cara, voce t? com um motor trif?sico, mas tenho certeza que sua rede ? mono, d? pra fazer uma gambiarra de instalar uns condensadores e ligar em mono, mas n?o ? coisa muito legal n?o, pra que voce vai usar este motorz?o, 3 cavalos ? potencia de sobra pra uma lixadeira....
qualquer duvida, disponha.
Abra?os.

Ferrari
04-02-2008, 05:44 AM
Bom, eu ruso motor trif?sico em uma rede bif?sica.

O Emilcio me ensinou a fazer uma gambiarra. Com uma chave reversosra, vc coloca as duas fases e o neutro pra dar partida, logo depois que o motor come?a a funcionar, inverte a chave e deixa o motor funcionando com apenas duas fases, ou seja, o neutro serve apenas para dar a partida. O motor perde um pouco da pot?ncia, mas funciona perfeitamente.

reginaldoRBS
04-02-2008, 06:10 AM
sauda?oes Marco!!
vc poderia me explicar por favor, como saber quando ? 220 ou 380 trifasico?
teno essa duvida a um certo tempo, desde ja obrigado.
grande abra?o a todos os amigos!

Dionatam a rede residencial normalmete fica entre 110 ( fase e neutro ) ou 220 ( fase e fase ), mesmo que o circuito for composto por tr?s fases, ser? considerado 220 Trif?sico.

380 ( fase e fase ) normalmente ? encontrado em f?bricas onde temos tamb?m 440, 760 V... o mesmo se aplica nestas situa??es circuito compostao por tr?s fases e entre fases 380, 440....

Para exemplificar: em 380 ( fase e neutro ) temos 220....
Estas tenso?es s?o medidas com aparelhos espec?ficos.

Abra?o.

Thubalkain
04-02-2008, 06:43 AM
A rede das tomadas de sua casa ? monof?sica, mas se vc tiver alguma fia??o 220, no caso o chuveiro d? pra fazer uma gambiarra como disse o Ferrari e ligar o motor trif?sico em 220, mas para isso vc tem que ligar tb os capacitores no motor para "engan?-lo". Eu tenho tres motores trif?sicos ligados desta maneira e que funcionam muito bem.
Um abra?o.

quizzical
04-02-2008, 06:53 AM
e caso Vc esteja em Florian?polis, leva o motor na loja do Schiappo na frente da churrascaria Rio-Sulense no Estreito. Solu??o pr?tica e segura. S? exige um feij?o extra pra carregar o motor at? l?...

Thubalkain
04-02-2008, 07:18 AM
?tima id?ia, l? o t?cnico usar? um alicate amper?metro para calcular a pot?ncia dos capacitores e far? a liga??o, ai ? s? levar pra casa e ligar na tomada 220. Mas se me permite uma opini?o eu trocaria este motor de tres cavalos por dois menores, eu tenho dois motores Weg de 1cv e um outro weg de 1,5 cv que d?o conta com folga de todo trabalho.
Um abra?o.

BrB
04-02-2008, 07:25 AM
Pessoal, obrigado pelas dicas!

e caso Vc esteja em Florian?polis, leva o motor na loja do Schiappo na frente da churrascaria Rio-Sulense no Estreito. Solu??o pr?tica e segura. S? exige um feij?o extra pra carregar o motor at? l?...

Acho que vou fazer isso mesmo no s?bado! Obrigado!

Se ele tiver um motor de 1.5cv ou 2cv bif?sico eu troco com ele. Sen?o vou tentar fazer a gambiarra neste mesmo. Pensei em colocar umas polias escalonadas pra controlar melhor o motorz?o na lixadeira. Vamos ver o que rola! Valeu gente.

emilcio
04-02-2008, 09:14 AM
Valsco:
Geralmente?:

220:
R = 1-6
S = 2-4
T = 3-5

R-S-T s?o as tr?s fases.
O que eu fa?o ? o seguinte

em 220 bif?sico eu coloco

R e S nas duas fases e T no neutro, assim que o motor partiu eu retiro o T do neutro (imediatamente, pois pode queimar o motor), e isso pode ser feito com um bot?o de campainha, tipo push button, ou seja ligo o motor ele ronca mas n?o roda, assim que aperto o push button ele parte, a? ? s? tirar o dedo.
Se o motor girar ao contr?rio, inverta R com S.
Abra?os

BrB
04-02-2008, 10:17 AM
Elm?cio... quais as chances de eu perder o motor fazendo isso?

? um motorzinho caro esse... pelo menos pra mim.

emilcio
04-02-2008, 10:25 AM
Num sei, mas pelo que v? no bloco de outro motor veg, a liga??o ? essa.
Seguindo o conselho do Lala, eu tamb?m acho que este motor seu ? enorme, se vc. conseguisse trocar por um monof?sico, seria o ideal.
Abra?os

BrB
04-02-2008, 10:39 AM
Obrigado pessoal! Vou ver o que acho por aqui para uma troca.

Ricardo Lala
04-02-2008, 12:09 PM
Jeff, voce liga ele e faz um teste, se ele roncar e n?o rodar, tira da tomada rapid?o, estas coisas n?o queimam assim instantaneamente, levam alguns minutos, se rodar silencioso, beleza!

Ferrari
04-02-2008, 01:22 PM
Ent?o, o meu motor ? de 2CV alta rota??o, e ele funciona bem com a gambiarra do Emilcio. Faz 2 anos que estou trabalhando desse jeito e nunca tive problemas com o motor. Mas acho bom dar uma olhada na fia??o antes.

emilcio
04-02-2008, 04:20 PM
Se fizer: Fizzzzzzzzzzzz, e subir uma fuma?inha,? a "alminha" dele indo pro c?u...
A? Velasco, s? com regress?o pra ele voltar. E olha que tem gente que ? boa nisso, rsrsrsrsrs.

Norio Sato
04-02-2008, 05:23 PM
Mas ligando um motor trif?sico no 220V, a potencia reduz em quanto?
Ou cai a rota??o, ou torque?

(? mais curiosidade,mesmo...)
Esses dias vi dois esmeris trif?sicos em um sucateiro da rua Vit?ria, regi?o da Sta Ifigenia. Junto com um motor trif?sico de 1/2 cv, acho.. Estavam pedindo R$250,00...

Dionatam Franco
04-02-2008, 11:30 PM
Obrigado Reginaldo!
grande abra?o!

fabricio
04-03-2008, 05:24 AM
Muito cuidado!

Esta semana queimei o motor da minha prensa pq liguei errado!

Resultado: R$ 160,00 de preju!

cabete
04-03-2008, 10:03 AM
No lugar do neutro uso um grande capacitor ( tamanho de uma lata de ervilha ) entre a fase inexistente e outra fase e assim que roda desligo ( uso um temporizador que faz isto sozinho ) e assim parto a lixadeira, com ela rodando gero a terceira fase e posso partir qualquer motor da oficina pois tenho politrizes de 3 CV e posso ent?o desligar a lixadeira se n?o vou us?-la. J? v? alguamas oficinas como era a da Marina em Len?ois Paulista, montada com o aux?lio do Peter em que foi colocado um pequeno motor sem acionar nada. Este motor de uns 1/2 CV era ligado com o capacitor ou como o Emilcio ensina e ent?o ficava rodando direto gerando uma terceira fase que dava pra partir qualquer outro motor da oficina. Este truque ? muito utilizado por oficinas de cuteleiros que n?o possuem o trif?sico e n?o queima motores de lixadeiras ou de politrizes ou de ventoinhas que s?o motores que trabalham "livres" sem muita carga constante mas uma bomba d'?gua ou outro motor de carga constante queimaria com este "recurso t?cnico de engenharia" vulgarmente chamado de "gambiarra".
Concordo com todos: ? um exagero de motor para uma lixadeira. O ideal ? 1,5CV mas 1CV tamb?m toca.