View Full Version : d?vidas sobre passos e materiais


Lucas Coppio
11-14-2006, 10:04 AM
Poutz... depois dessa torrente de informa??es eu n?o sei se entendi tudo ou se me perdi de vez!
Ok, normaliza??o para trabalhar o a?o... forja forja forja, normaliza, forja forja forja, normaliza, ent?o vai para um pequeno acabamento, ai pula pra t?mpera, ent?o da umas concertadas, limpa e talz, da uma polida, faz aquele processo que dura de 1 a 2 dias(revenimento), ent?o enfia o cabo na desgra?ada e ta valendo.

Algumas duvidas que eu tive ap?s ler o t?pico posto por nosso colega Mateus.

Normaliza??o, essa foi respondida dentro do t?pico, achei interessante a necessidade por esse passo, para ser sincero, de todos os lugares que vi tutoriais, algumas apostilas, etc... eu n?o bati os olhos nessa palavra, ou pelo menos n?o dei o devido valor a ela como sendo um passo t?o importante na forja de uma l?mina.

Recozimento, isso, se n?o me engano ? feito para deixar o a?o mais male?vel para o trabalho, gostaria de mais informa??es sobre isso.

T?mpera, diferentes t?mperas para diferentes durezas, aprendi nesse f?rum que a?os com maior concentra??o de carbono precisam passar por uma t?mpera mais "branda" para n? trincarem ou se partirem durante o processo, a?os com n?veis baixos de carbono tendem a ser mais macios, ent?o precisam de uma dureza mais alta, ou seja, uma t?mpera mais "pesada". A d?vida que tenho quanto a isso s?o algumas "curiosidades", por exemplo, a TC ? atingida quando o metal perde totalmente suas capacidades magn?ticas, e o jeito mais facil de descobrir isso ? com um ?m?, mas como eu fa?o isso?
Eu aproximo o ?m? do metal enquanto ele ainda est? rubro-cereja?

Como que tantos padr?es diferentes s?o conseguidos com o Damasco? Ja v? fotos de l?minas com estrelas, estrias, "bolhas", manchas, e o b?sico damasco que parece estar recoberto por ?leo de motor e ?gua...

Como outros metais podem ser usados na cutelaria? por acaso eu tenho uma barra de cobre puro de uns 2kg, e ela simplesmente N?O TEM USO, mas ? uma pe?a muito bonita, mesmo sendo apenas uma barra, e fico com d? de vende-la, ent?o, o que infernos pode ser feito com isso? 1cm de altura, 15cm de comprimento e 5cm de largura mais ou menos, to chutando as dimens?es dela meio ? olho... falta de vontade para ir pegar a r?gua.

Eu vi sobre as t?cnicas de "finaliza??o" de uma l?mina, mas nenhuma delas apresenta como fazer o polimento da mesma, todas que encontrei deixam com uma vis?o fosca, ou ent?o com uma superf?cie espelhada "arranhada", isso ? apenas falta de vontade de polir, para efeito est?tico ou ? um processo dispendioso e demorado demais para se dar ao trabalho?

Quais s?o os principais pr?s e contras das l?minas grossas e finas?
as grossas aparentemente apresentam enorme dificuldade em corta materiais espe?os e/ou maci?os/carnudos, enquanto finas l?minas fazem esse trabalho de forma "sublime".

As facas artesanais costumam oxidar ou enferrujar com frequ?ncia, isso ? um ponto que eu raramente encontro em discuss?es. Eu n?o sei muito dobre metais, mas sei que a dureza obtida pelo metal altera a facilidade com que ele oxida, por exemplo, um a?o inox, se for recozido, ele ir? perder grande sua dureza e ir? oxidar cedo.

Bom, esse foi meu caminh?o de perguntas esperando seu caminh?o de respostas...
Muito obrigado pela aten??o, agora estou saindo pois estou atrasado para a aula.

rsfjr
11-14-2006, 11:27 AM
Ol?, Lucas.

faz aquele processo que dura de 1 a 2 dias(revenimento)

O revenimento dura minutos ou horas, dependendo da intensidade que voc? quer, pode variar de 15 minutos at? 3 horas, mais do que isso ? muito raro, ali?s, passar de 45 minutos, na cutelaria, ? raro.


Recozimento, isso, se n?o me engano ? feito para deixar o a?o mais male?vel para o trabalho, gostaria de mais informa??es sobre isso.

O recozimento completo serve para "destemperar" e aliviar todo o stress/fadiga do a?o.
Ele vai diminuir o gr?o do a?o, vai deixar o a?o mais d?ctil e male?vel, portanto mais f?cil de trabalhar.

Geralmente, o recozimento ? feito elevando-se a pe?a acima da TC e deixando-a esfriar bem lentamente (geralmente demora uma noite para resfriar) imerso em algum ve?culo (cal, verm?culo, areia...).


T?mpera, diferentes t?mperas para diferentes durezas, aprendi nesse f?rum que a?os com maior concentra??o de carbono precisam passar por uma t?mpera mais "branda" para n? trincarem ou se partirem durante o processo, a?os com n?veis baixos de carbono tendem a ser mais macios, ent?o precisam de uma dureza mais alta, ou seja, uma t?mpera mais "pesada". A d?vida que tenho quanto a isso s?o algumas "curiosidades", por exemplo, a TC ? atingida quando o metal perde totalmente suas capacidades magn?ticas, e o jeito mais facil de descobrir isso ? com um ?m?, mas como eu fa?o isso?
Eu aproximo o ?m? do metal enquanto ele ainda est? rubro-cereja?

Sim voc? aproxima o im? do a?o enquanto ele estiver em brasas.
A TC varia de a?o para a?o, mas geralmente ? atingida ao rubro-cereja (tem a?o que atinge a TC antes do rubro-cereja, tem a?o que atinge a TC depois do rubro-cereja).


Como que tantos padr?es diferentes s?o conseguidos com o Damasco? Ja v? fotos de l?minas com estrelas, estrias, "bolhas", manchas, e o b?sico damasco que parece estar recoberto por ?leo de motor e ?gua...

Os padr?es s?o conseguidos por "misturas" de metais diferentes. Tem muita gente desse f?rum que ? mestre em Damasco, eles sabem como atingir tais formas e padr?es.


Como outros metais podem ser usados na cutelaria? por acaso eu tenho uma barra de cobre puro de uns 2kg, e ela simplesmente N?O TEM USO, mas ? uma pe?a muito bonita, mesmo sendo apenas uma barra, e fico com d? de vende-la, ent?o, o que infernos pode ser feito com isso? 1cm de altura, 15cm de comprimento e 5cm de largura mais ou menos, to chutando as dimens?es dela meio ? olho... falta de vontade para ir pegar a r?gua.

? claro que tem uso. Voc? pode fazer adornos para a l?mina, pode fazer um colarinho para a l?mina, ou at? mesmo uma guarda mais estilizada.

Pode fazer o cabo de uma l?mina.

Pode fazer ligas com o cobre, para obter o lat?o ou o bronze. Nenhum metal ? in?til em cutelaria.


Eu vi sobre as t?cnicas de "finaliza??o" de uma l?mina, mas nenhuma delas apresenta como fazer o polimento da mesma, todas que encontrei deixam com uma vis?o fosca, ou ent?o com uma superf?cie espelhada "arranhada", isso ? apenas falta de vontade de polir, para efeito est?tico ou ? um processo dispendioso e demorado demais para se dar ao trabalho?

Se voc? utilizar a procura do f?rum vai encontrar diversos t?picos relacionados sobre o polimento.

E, sim, ? um processo dispendioso e demorado, mas todas as l?minas levam, pelo menos, um polimento corretivo (desbaste com lima/lixa grossa).

Tire as conclus?es observando os trabalhos dos amigos do f?rum.


Quais s?o os principais pr?s e contras das l?minas grossas e finas?
as grossas aparentemente apresentam enorme dificuldade em corta materiais espe?os e/ou maci?os/carnudos, enquanto finas l?minas fazem esse trabalho de forma "sublime".

Eu j? penso o contr?rio. Com l?minas grossas ? muito mais f?cil fatiar do que com l?minas em chapa (facas comerciais), pois as grossas n?o envergam por qualquer besteira.

Existem v?rios pr?is e contras, mas eu acho que o que pesa mais ? o gosto de quem usa a l?mina. ? algo muito subjetivo.



As facas artesanais costumam oxidar ou enferrujar com frequ?ncia, isso ? um ponto que eu raramente encontro em discuss?es. Eu n?o sei muito dobre metais, mas sei que a dureza obtida pelo metal altera a facilidade com que ele oxida, por exemplo, um a?o inox, se for recozido, ele ir? perder grande sua dureza e ir? oxidar cedo.

Bom, esse foi meu caminh?o de perguntas esperando seu caminh?o de respostas...
Muito obrigado pela aten??o, agora estou saindo pois estou atrasado para a aula.

O a?o inox n?o ir? oxidar com mais facilidade, independente de estar ou n?o temperado.

O que influencia na oxida??o da l?mina ? o seguinte:

1 - Composi??o do a?o:
A?os carbonos oxidam com facilidade.
A?os inox n?o oxidam com facilidade, devido a adi??o de cromo em sua composi??o.

O que mais influencia na oxida??o ou n?o ? a composi??o.

2 - Polimento:
Quanto mais fino o polimento (espelhado), menor a superf?cie de contado do a?o com o ar, portanto, menor a facilidade dele se oxidar.

3 - Revestimento:
L?minas com alguma esp?cie de revestimento s?o menos pass?veis de oxidar. Voc? pode criar um refestimento de ?xido, um revestimento de material cer?mico, entre outros.

4 - Cuidados:
A l?mina ? algo para ser bem cuidada, deve sempre ser limpa, sempre ser ungida em ?leo. Se voc? n?o cuidar bem da sua l?mina, ela vai oxidar.

Mauro Cba
11-14-2006, 12:50 PM
Poucas palavras que disseram tudo!

Mauro.

Lucas Coppio
11-14-2006, 01:32 PM
rsjfr
voltando ? quest?o do revenimento, alguns cuteleiros afirmam que ? um processo que deve ser feito no m?nimo 1 vez, mas que o "correto" seriam 2 vezes, a l?mina deveria ficar no forno por 20-45 minutos, e ent?o postos para "descansar" antes do segundo revenimento um per?odo de 8 horas no ar ? 1 dia.
mas ok.

Irei pesquisar sobre as l?minas pol?das aqui no f?rum TKNF, mas ? bem interessante saber que quanto melhor o polimento, maior a resist?ncia ? oxida??o.

Quanto a grossura da l?mina, eu sempre gostei mais de l?minas grossas e pesadas, o peso inercial ajuda a cortar materiais resistentes, nem que seja na base da pancada...

Mais tarde virei com mais perguntas, nesse momento meu est?mago n?o me deixa pensar direito (maldito leite... eu tinha certeza de que aquilo tava azedo)

Bom, desde j? agrade?o.

rsfjr
11-14-2006, 03:12 PM
Ol?.
? um fato, quanto mais tempo voc? revine, mais male?vel fica a pe?a e mais stress voc? alivia.
Mas h? uma conseq??ncia, quanto mais tempo voc? revine, mais branda a t?mpera vai ficando, ou seja, a dureza vai diminuindo.

Mas o modo de revenimento que voc? citou, seriam 2 rodadas de 20~45 minutos de revenido, ent?o n?o h? problema algum e ? at? saud?vel para a l?mina, no caso, eu faria ficar com 2 rodadas de 20 minutos cada.

Quando voc? citou o processo, eu pensei que voc? estivesse falando que a l?mina deveria ficar por 1~2 dias no forno.

Quanto ?s espessuras, eu tamb?m prefiro as de dorso mais espesso, pois al?m do citado, voc? "sente mais a l?mina".
Mas para carregar, as de dorso mais finos s?o melhores.