View Full Version : Forja a g?s ou carv?o ?

Eduardo Meira
08-03-2006, 11:35 PM
Ol? pessoal, sou Eduardo Meira e estou come?ando agora a aprender a t?cnica da cutelaria, estou ainda fazendo minha primeira faca com uma forja a carv?o.

Gostaria de saber:
Quais as vantagens de uma forja a g?s? E se vale a pena mudar de carv?o para g?s?
O consumo da forja a g?s ? muito alto? Quanto gastaria de g?s para fazer uma faca do a?o 5160?

dz farias
08-04-2006, 12:10 AM
Vai depender muito de voce optar por esta ou por aquela forja, e da localidade onde morra ja que uma forja a carvao tem um inconveniente da sugeira, usso uma forja a gas mas como sou tambem iniciante estou demorando muito para forjar uma faca tenho gasto perto de meio butijao na forja, mas isto vai melhorando com o passar do tempo.

VictorCoelho
08-04-2006, 07:11 AM
Eduardo,
vou te contar uma q aconteceu comigo nesta semana.
Minha forja a gas n?o est? muito boa e ainda n?o recebi a outra q encomendei.
Como tinha q aprontar cinco laminas resolvi usar a forja a carv?o.
Acendi, toquei a ventoinha e coloquei as cinco laminas na forja.
Encurtando a estoria, me descuidei e esqueci as laminas, quando me dei e conta corri pra tirar as laminas, uma havia literalmente sumido e oustras 3 estavam completamente "derretidas", salvei apenas uma.
Com a ventoinha ligada toda forja se transformou em oxidante e o efeito foi a de um ma?arico de corte.
Conclus?o:....todo cuidado ? pouco com a forja a carv?o, principalmente com as areas oxidante/neutra/redutora da forja.
Alguns cuidados extras, colocar sempre as laminas em posi??o horizontal e com o fio pra cima, na parte neitra da forja.
Consome carv?o demais, tornando-se mais cara q a forja a gas, alem claro, como vc falou a forja a gas ? limpa, n?o fazendo a sujeirada da forja a carv?o.
Pra se usar a forja a carv?o vc tem q usar o carv?o picadinho, proprio para forja.
Forjar uma faca numa forja a gas ? muito mais limpo, r?pido e facilmente controlado.