View Full Version : Forja a g?s ou carv?o ?

Eduardo Meira
08-03-2006, 11:35 PM
Ol? pessoal, sou Eduardo Meira e estou come?ando agora a aprender a t?cnica da cutelaria, estou ainda fazendo minha primeira faca com uma forja a carv?o.

Gostaria de saber:
Quais as vantagens de uma forja a g?s? E se vale a pena mudar de carv?o para g?s?
O consumo da forja a g?s ? muito alto? Quanto gastaria de g?s para fazer uma faca do a?o 5160?

dz farias
08-04-2006, 12:10 AM
Vai depender muito de voce optar por esta ou por aquela forja, e da localidade onde morra ja que uma forja a carvao tem um inconveniente da sugeira, usso uma forja a gas mas como sou tambem iniciante estou demorando muito para forjar uma faca tenho gasto perto de meio butijao na forja, mas isto vai melhorando com o passar do tempo.

VictorCoelho
08-04-2006, 07:11 AM
Eduardo,
vou te contar uma q aconteceu comigo nesta semana.
Minha forja a gas n?o est? muito boa e ainda n?o recebi a outra q encomendei.
Como tinha q aprontar cinco laminas resolvi usar a forja a carv?o.
Acendi, toquei a ventoinha e coloquei as cinco laminas na forja.
Encurtando a estoria, me descuidei e esqueci as laminas, quando me dei e conta corri pra tirar as laminas, uma havia literalmente sumido e oustras 3 estavam completamente "derretidas", salvei apenas uma.
Com a ventoinha ligada toda forja se transformou em oxidante e o efeito foi a de um ma?arico de corte.
Conclus?o:....todo cuidado ? pouco com a forja a carv?o, principalmente com as areas oxidante/neutra/redutora da forja.
Alguns cuidados extras, colocar sempre as laminas em posi??o horizontal e com o fio pra cima, na parte neitra da forja.
Consome carv?o demais, tornando-se mais cara q a forja a gas, alem claro, como vc falou a forja a gas ? limpa, n?o fazendo a sujeirada da forja a carv?o.
Pra se usar a forja a carv?o vc tem q usar o carv?o picadinho, proprio para forja.
Forjar uma faca numa forja a gas ? muito mais limpo, r?pido e facilmente controlado.
A partir de uma barra de a?o, forjo uma faca em 40 min.
A forja a gas ? muito melhor!

Eduardo Meira
08-04-2006, 09:46 AM
Valew pessoal pela ajuda, vou optar pela forja a gás, como você disse Vitor, o consumo da forja a carvão é alto, na minha primeira faca gastei muito carvão, mas muito carvão mesmo. Vou ver se um amigo que mexe com cozinha industrial constrói uma pra mim.

Araki
08-04-2006, 01:54 PM
Ol? amigos,

vou dar minha opini?o tb, se me permitem. Eu s? vi o uso de uma forja a g?s, nunca usei. Mas realmente ? muito mais limpo e me pareceu ser mais r?pido que na forja a carv?o.

A minha ? a carv?o e como ainda estou num est?gio muito iniciante, eu gasto carv?o pq erro muito e demoro at? conseguir mover o a?o quente da forma como quero.

Mas acho mais segura e n?o tenho um gasto t?o grande com carv?o. Compro sempre aqueles sacos grandes no Makro (12Kg acho).

[]?s

Araki

Tom Silva
08-04-2006, 02:22 PM
Tá aí o motivo que eu tava esperando pra mostrar o "Robozinho" que acabei de fazer, obrigado aos professores Luciano Dorneles, Rodrigo Sfreddo, e aos incansáveis e pacientes Vitor Farias e Callegari que sempre me ajudam.
O Callega deu a dica de cuidar pra que os dois canos que alimentam a forja tenham o seu diâmetro menor do que a metade do que o cano que tráz o ar e o gáz, deu pra entender né?!
Daí eu resolvi inovar e coloquei um T mais largo ainda do que o cano por onde entram o Gáz e o Ar, fica uma câmara maior e dali vai pra duas saídas menores.
Acendi o Robozinho 2 vezes e o bixo fica quente que só vendo.

Minha experiência anterior havia sido a "toca de Marimbondo" uma forja à carvão que fiz no chão, é legal, é romântico, é bonito, mas é uma sujeirada, uma fumaceira e um trabalhão desgraçado, sem falar que no chão, putz, dá dor nas costas...

ainda não tenho uma estimativa de gasto de gáz, mas comento isto mais pra frente.

http://www.area51.com.br/cut/001.jpg

http://www.area51.com.br/cut/002.jpg

http://www.area51.com.br/cut/003.jpg

aí não está o secador de cabelo que uso como soprador, mas a entrada pra ele está naquele L lá em baixo mesmo

:flame:

Tom Silva
08-04-2006, 02:32 PM
S? pra n?o perder o costume.
Vcs podem ver na foto do meio a express?o de matadoras que t?m a Priscila (amarela) e a Tina (branca), portanto, v?o tirando das cabecinhas de vcs a id?ia de invadir o meu quintal pra se apropriar indevidamente do robozinho, minhas leg?timas SRD acabam e estra?alham qualquer intruso ou desconhecido.
:lock1:

Luis Paulo
08-04-2006, 06:19 PM
Ficou com vergonha de colocar na foto o secador cor-de-rosa ? ???

dz farias
08-04-2006, 11:50 PM
Sem falar que aquelas duas guaipecas nao cuidao de nada alem do prato delas, nao so da pra levar o robozinho mas tudo que tiver dentro de casa e principalmente o que tem na oficina, Abraços tom.

Tom Silva
08-05-2006, 12:25 AM
primeiro, Luis Paulo, já comprei um secador de cabelos preto, turbinado que fez o robozinho cuspir fogo pelas ventas... não te preocupa, guardei o secador "vintage" rosa pra ti, vou mandar junto com aquela outra encomenda tua.
Segundo, Vitor, quem tem que se preocupar com cadelas inofensivas é tu, pelas minhas contas tens 4 bigornas aí no teu pátio. vou invadir e sair daí com pelo menos uma de baixo do braço.
:P
bando de invejosas vcs são.

Thubalkain
08-07-2006, 01:12 PM
Minha forja ? a carv?o e o consumo ? muito barato, eu compro restos de carv?o nas carvoarias, a chamada "munha" que custa $2,00 o saco de vinte quilos. O carv?o mais mi?do ? melhor para forjar e ? quase de gra?a.
Um abra?o.

Rafael.XtZ
08-08-2006, 08:39 PM
Gostei da forja, não precisa apoiar em bancada. Ja registrou????
não, azar, vou plagiar :D hehehehehehe
Ja vi que tu tens o mesmo problema qu eu, tenho tbm uma cachorra (tbm se chama tina )que não cuida nem do prato de ração... ja entrou gato pra roubar e ela so foi brincar com o dito cujo.... mas pelo menos to tamanho assusta (pit bull)

Thubalkain, ao meu ver, o unico e grande problema da forja a carvão é a sujeira... apesar que se usar essa tau munha, o cara ve o dinheiro render.... nessas epocas nosso dinheiro esta encolhendo (literalmente.... olhem http://205.243.100.155/frames/shrinkergallery.html )
Abraços

TOGUN
08-12-2006, 12:48 PM
:....todo cuidado ? pouco com a forja a carv?o, principalmente com as areas oxidante/neutra/redutora da forja.

Ol? Victor Coelho!

Poderia explicar melhor esse lance de ?reas da forja a carv?o?

Obrigado,

TOGUN :flame: