View Full Version : Variador de Velocidade

tomauricio
02-23-2006, 01:19 PM
Pessoal,

Quem aí tem como avaliar esse esquema de um variador de velocidade e dar um veredito prá gente?
:help: :help: :help:
O endereço é: http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_13.asp
Acho que o Callega pode dar uma mão.

Abraços,

cabete
02-23-2006, 03:00 PM
O Callega mexe com força ?? :eek:

Norio Sato
02-23-2006, 11:06 PM
Achei um tanto estranho ter uma ponte retificadora na entrada do circuito, já que o circuito deveria ser p/ controlar um motor AC... Esse arranjo altera a tensão e a forma de onda na saída, o que não é bom p/ cargas indutivas como são os motores elétricos.

E pela cara do circuito, ele não é capaz de controlar nada muito potente, o que inviabiliza o uso para máquinas de uso sério...

Vou ver acho algum projeto em minhas coisas, mas se quiser ir procurando, tente um circuito que use TRIACs em lugar de SCRs ( Triacs chaveiam AC, enquanto que SCR são utilizados p/ chavear DC, pelo que eu me lembro dos meus tempos de colégio...)

Norio Sato
02-23-2006, 11:13 PM
Este circuito parece ser mais apropriado, eu cheguei a montar um parecido (há muito tempo) e funcionava razoavelmente c/ motores pequenos...

http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_02.asp

tomauricio
02-24-2006, 05:55 AM
Norio,

Mas eu acho que a idéia é exatamente controlar um motor maior e AC, para poder variar a velocidade de uma lixadeira ou uma politriz, por exemplo.
O dimmer custa baratinho em qualquer casa de material elétrico.

Abraços,

Em tempo:
Mandei uma mensagem para o autor do projeto perguntando o que deveria ser feito para que o variador suportasse até 15A. Eis a resposta:

"Olá Antônio,

temos que fazer novo projeto; trocar trafo, ponte retificadora, capacitores, transistores etc.

fico devendo essa.

[]'
===========================
Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br
http://www.feiradeciencias.com.br
==========================="

Norio Sato
02-24-2006, 11:00 PM
A resposta do autor diz tudo.
Eu continuo não conseguindo ver como o primeiro circuito poderia controlar um motor AC de qualquer potência, pois o arranjo de ponte retificadora transforma a entrada que seria de 110v AC que tem forma senoidal, freq. de 60Hz e tensão de pico de +- 157v, numa forma de onda diferente da senoidal, apenas c/ picos de mais(+) 157v e frequencia de 120Hz...
Mas como não trabalho com isso, posso estar errado, mas com certeza esse circuito não aguenta algo (muito) mais potente que uma furadeira manual.

E com certeza um controle para motores de maior potência teria de ser muito mais complexo que esses projetos.

callega
02-27-2006, 08:40 AM
Caro Cabete, só se for nas suas costas...
Bem , realmente aquela ponte retificadora demonstra que nao é pra motor AC..
Aquilo deve ser pra motor universal, ou seja, de escovas..
Pessoalmente prefiro um dimmer comercial..
Qto a regular motor ac sincrono ou assincrono, a coisa é muito mais complicada.. Depois daquilo tudo que tem no esquema, teria que existir um gerador de onda com uma parte de potencia.. A unica maneira facil de controlar velocidad de motor AC é com polias multiplas...

cabete
02-27-2006, 12:15 PM
Callega,
Não tem berne aqui não !! :yield:

callega
03-01-2006, 08:13 AM
Cabete, :fencing:

Andreotti
03-01-2006, 05:57 PM
O colega do BF fez este variador de velocidade.
Não me pareceu nenhum bicho de sete cabeças, mas precisa de alguém, pra traduzir em linguagem de leigo.

Abraços a todos.

Alessandro Andreotti

http://www.bladeforums.com/forums/showthread.php?t=281333

Norio Sato
03-01-2006, 10:42 PM
Não tenho conta nesse outro fórum, até tentei me registrar, mas parece que tem algum problema comigo, ou c/ o provedor que uso...
O site fica dizendo que bloqueou meu email, e nunca tentei me cadastrar antes...
Então não tenho como opinar sobre esse outro circuito...

Aliás, porque esses administradores de fóruns ficam bloqueando até a leitura por não cadastrados? Como é que vou saber se quero ser membro desse fórum, se não posso conhecer antes?

paulorocha
03-02-2006, 05:38 AM
Alessandro, pelo que entendi pelas mensagens anteriores, vocês estão querendo um variador de velocidade para motores AC. Porém no tópico que você citou o variador é para motor DC (corrente contínua).

Norio Sato
03-02-2006, 11:16 PM
Agora consegui me cadastrar no BladeForun...
Realmente a lixadeira mostrada está c/ motor DC (corrente contínua) e não AC (alternada).
E pela lista mostrada, o Daniel Koster comprou o controlador do motor por U$40!

O esquema mostrado é apenas da ligação da chave para reverter o sentido da rotação, que ele acrescentou.
Mais o potenciômetro que ele preferiu colocar c/ knob, para poder variar a velocidade à vontade, em lugar de um para ser ajustado c/ chave de fenda ( no caso de apenas querer "calibrar" uma velocidade e deixá-la fixa)

Mas mesmo o manual em pdf, cujo link está postado, não mostra o circuito do controlador, afinal é um produto comercial, certo?

callega
03-05-2006, 06:04 AM
Ninguem reparou que o motor que o cara comprou é DC???:spy:
Corrente continua...
Se for assim, o primeiro post resolve o pobrema...:banghead