View Full Version : Como ligar uma ventoinha de 12V na tomada sem fazer PUF ?

daniel.azeredo
11-26-2003, 09:00 AM
Saudações amigos! Estou de volta com força total e com uma dúvida.

Comprei uma ventoinha de painel de carro.. de um palio para ser mais exato. Sei que funciona com 12V mas não consigo uma fonte que tenha potência suficiente para alimentá-la. Comprei uma dessas de radinho mas o motor roda quase parando... mal liga a ventoinha.

Alguém pode me ajudar? Valeu! Abraços em todos!

tomauricio
11-26-2003, 03:51 PM
Grande Daniel,

Você sumiu cara. Estou esperando a montagem da forja que você prometeu. Ela sai ou não sai??

Quanto à ventoinha será que uma fonte de computador não serve? Ela dá saída em 13v corrente contínua.

Abraços,

callega
11-26-2003, 03:57 PM
Buenas, obviamente a corrente da fonte é muito baixa pro motor..
Nao fritou o transormador??
nao sei qual a corrente máxima que um motor destes consome, pode ser que exista uma placa nele indicando:
12 V.
??? A.
Este numero que aparece antes do A , ou Amperes, é acorrente que consome. Uma consecionaria que trabalhe com a marca do motor que tu tens pode ajudar..
Provavelemnte vais ter que colocar um belo transformador, de uns 5 ou 10 Amperes.. Tbem vais ter qeu colocar uma ponte retificadora..
Uma solucao barata, pode ser um carregador de baterias..Mas tem qeu testar antes de comprar..
Uma bateria tbem pode quebrar o galho..

A fonte de computador pode ser que funcione.. Tente com a saida de 5 volts, primeiro.. Pode ser que forneca vento o suficiente e a corrente é mto maior nos 5 volts que nos 12V.
Qrto maior a potencia da fonte (em Watts), mais corrente ela fornecera, guentando mais a porrada
Qqer duvida,, grita que tentamos ajudar...
:smokin

Ferrari
11-26-2003, 05:50 PM
Daniel, tive este mesmo problema e é muito fácil de solucionar.

Vá ao Oscar!

Oscar melô!

Eu comprei uma fonte num camelô por R$20,00. Entrada de 110/220 V e Saída de 12V DC. Sua potência é de 4 Ampéres de toca beleza a ventoinha.

cabete
11-26-2003, 08:29 PM
Fusca hoje está bem baratinho, compre um e coloque ao lado da forja!! :evil

callega
11-27-2003, 04:00 AM
Acho que a idéia do Cabete é amelhor... Pega um fusquinha e puxqa um cabo da bateria..:smokin

daniel.azeredo
11-27-2003, 06:26 AM
hahahahahha! tô feliz! valeu de novo aí o carinho e atenção de todos! vou ver no que vai dar e conto pra vcs. abraços!

GLAUBER
11-27-2003, 07:49 AM
Bom dia !

Não querendo ser metido, mas já chegando junto.
Para montar minha forja levei um tempão, até achar
algum alimentador de ar adequado, fiz várias tentativas
e o que mais se adaptou a forja que projetei foi um aspirador
de pó, daqueles antigos redondos. Utilizei a parte da saida
de ar. Logo que puder posto umas fotos da " coisa " que
montei. Felizmente, apesar da aparência, funciona muito
bem.

Abraços !!

daniel.azeredo
11-27-2003, 10:24 AM
Na hora do almoço eu peguei um gabinete antigo de computador (K6 II se não me engano) com uma fonte de 300W e liguei no motor de painel de palio.

Funciona que é uma beleza!!! Tanto em 5 volts (fios menores que são normalmente ligados ao drive de disquete) quanto em 12 volts (cabos maiores, são usados pra ligar os HDD´s e os CD-Rom´s). Com 12 volts funcionou bem mais forte.

O negócio é o seguinte... esses cabos maiores tem 4 fios. 2 pretos (terra), um amarelo (12 volts) e um vermelho (5 volts). O amarelo e o vermelho ficam nas pontas com seu respectivo terra ao lado. Se a gente quer usar em 12 volts é só ligar no amarelo e no preto ao lado dele. Prontinho.

Se alguém quiser conseguir uma fonte dessas vou dar um macete. É só procurar alguma empresa que conserte computadores porq eles jogam fora essas fontes com frequência e as vezes elas ainda funcionam... explico. Quando o computador apresenta determinado tipo de problema, os técnicos já sabem que pode ser problema com a fonte, ou seja, se a potência da fonte baixar um pouquinho já prejudica o computador. Sendo assim é comum jogarem fora fontes que ainda funcionam e que podem ser úteis para nós. Expliquem isso a eles e levem o motor pra testar caso queiram comprar a fonte. Digo para tentarem isso pois uma fonte dessas custa uns 70,00 ou 90,00. E sabendo conversar direitinho pode ser até que saia de graça ou, na pior das hipóteses... bem mais barato do que uma nova.

Abraços! Agradeço a ajuda de todos!

cabete
11-27-2003, 09:34 PM
Agora você tem computador na forja !!
Mas cuidado pois se martelar o dedo vai ficar computador no dedo!!!

Esta foi braba!! :eek:

daniel.azeredo
11-28-2003, 04:30 AM
:D heheheheheh

O bom é que se eu der alguma orelhada no processo é só clicar em Undo e fazer de novo.

hahahhaha

Pessoas... infelizmente vou perder mais esse SPKS... vamo ver ano que vem neh!? Quem sabe!?

De qualquer forma desejo sucesso ao SPKS!

Regards,

rsfjr
11-30-2003, 04:01 PM
Olá,
O carregador de baterias não funcionará na sua ventoinha, pois a amperagem do carregador é muito baixa (2A). A ventoinha requer pelo menos 5A para funcionar em uma velocidade razoável.
A melhor coisa é comprar uma fonte usada ATX de 300W~350W para computador, pois a saída de 12V(fio amarelo) oferece 8A(no mínimo).
Eu estou falando da ATX porquê é mais fácil de mexer, não precisa ficar com medo de ligar fios: Para ligá-la é só ligar o fio VERDE com QUALQUER fio PRETO, esses dois fios são do conector com a maior quantidade de fios(20 fios).
As saídas, são dos conectores menores, que têm 4 fios(amarelo, preto, preto, vermelho):
Amarelo = Fase de 12V.
Vermelho = Fase de 5V
Preto = negativo.

Conector de maior quantidade de fios:
http://www.computer-tutorial.de/images/assembly/38power-atx.jpg

Conector menor:
http://www.computer-tutorial.de/images/assembly/39power-12V.jpg

Qualquer dúvida é só perguntar.

callega
12-01-2003, 03:49 AM
Arakawa..
Nao conheco o carregador qeu tu tens, mas deve ser raquitico..
Conheco carregadores de bateria que chegam a mais de 300 amperes (carga rapida ou para baterias tracionarias(ferro-acidas)).
Os mais chubrega que conheci, passavam de 5 amperes.
Os que montei em minha vida, nao foram poucos, sempre foram com trafos de 16VCA e corrente superior a 6 Amp. Para obter uma carga total em uma bateria de 12V nominais (2V por vaso), o trafo tem que ter esta tensao, senao nunca chegara a 2.33V/vaso.. Para isso ocorrer, tem que ter mais de 5 Amp, senao o trafo faz PUFFFF..
Um detalhe, fase é um termo usado para CA. Em CC os termos corretos sao:positivo e negativo.

Existe uma teoria, Norte americana por sinal, que todo o componente eletro-eletronico só funciona pq tem uma fumacinha cinza dentro.. Toda vez que esta fumacinha sai de dentro do componente, ele para de funcionar.. Alguns até tentaram reinjetar esta fumaca no componente, mas ao que parece este processo s´´o funciona na fabrica.. 8o 8o 8o 8o

rsfjr
12-01-2003, 09:07 AM
Olá,
Obrigado Callega.
Realmente nunca conheci nenhum carregador que passasse de 2A.
Alguém tem idéia de quanto custa um carregador com + de 15A?

callega
12-01-2003, 03:03 PM
Cara, podes fazer um em casa.
Se estiveres a fim, te ajudo..
Mas nao deve ser mto mais barato que um comercial..
É só falar...

rsfjr
12-02-2003, 04:29 AM
Opa!
Eu quero! :D
Precisa de retificador?

callega
12-02-2003, 04:11 PM
Existem muitas formas. A mais simples é uma lampada de 60W em serie com o fase da rede 110 ou 220 e um diodo 1N4007. O diodo e uma pecinha preta, cilindrica com dois terminais axiais. De um lado existe uma faixa Cinza. Este lado da faixa é o que vai pro positivvo da bactéria, o outro lado vai pra um dos polos da lampada. O outro polo da lampada vai ao fase da rede. O neutro vai diretamente ao negativo da bactéria. PRIMEIRO LIGA-SE OS POLOS DA BATERIA, DEPOIS LIGA-SE O DISPOSITIVO A REDE.. sENAO BZZZTTT, um cuteleiro vai ter que troccar as cuecas..
Com trafo, usa-se um trafo de 16V x 6Amp e uma ponte retificadora de uns 10 amp x 60V (ou mais).
Na ponte encontra-se dois simbolos (~) que é a entrada de CA, vinda do secundário do transformador (16V). Depois ums saida (+) positivo e uma (-) negativo, que vao pra bactéria a ser carregada..
Normalmente, carrega uma bateria de 4oA em 12 horas..
É barato e mais saudavel pra bactéria (carga lenta).
Funciona.
Se precisar ser mais rápido, usa-se um trafo de 18V x uns 15 A e uma ponte retificadora´pra 30 A..

daniel.azeredo
12-03-2003, 05:04 AM
Quanto - mais ou menos - gasta-se com esse material pra fazer o carregador?

Abraço!

rsfjr
12-03-2003, 10:35 AM
Acho que é menos que R$5,00.
Pois um diodo custa em média de R$0,20.
Se eu ligar esse carregador feito com lâmpadas direto na ventoinha, não há risco de queima?

callega
12-03-2003, 11:12 AM
O da lampada é só pra carregar bateria..

Nao vao ligar esta lampada na ventoinha... Ai sim, PUFFF..
Faca o do trafo, de uns 6Amp, 16V...
Tem uma vantagem, se usares um dimmer de iluminacao na entrada do trafo, regulas a velocidade da ventoinha..
O dimmer pode ser usado na furadeira manual, na dremmel, etc... Em motores de escova somente..