View Full Version : Oficina ideal
fernando.4f 11-12-2003, 07:14 AM Sei que no tutorial do Ferrari ele demonstrou que tudo é possível com criatividade e algumas ferramentas, mas qual seria a lista ideal de ferramentas (maquinário completo) para uma oficina de cutelaria de alta qualidade ?
Na minha opinião isso não importa tanto quanta a sua habilidade em usar tanto equipamentos altamente especializados quanto os mais básicos. Não adiante ter um torno mecânico se você não sabe trabalhar com ele ou ter um martelete ou prensa hidráulica se não sabe quais aços combinar corretamente para fazer damasco (mesmo que a prensa ou o martelete sirvam também para apressar o forjamento). Uma oficina bem equipada, na minha opinião, tem uma forja a gás, um forno para tratamento térmico, uma lixadeira de cinta comum, uma furadeira de bancada, limas em geral e algumas ferramentas para trabalhar no forjamento como grampos para fazer facas integrais e etc. Pode-se fazer boas facas com bem menos do que isso e pode-se fazer boas facas com bem mais do que isso.. mas nesse ponto a qualidade final do produto depende muito mais da habilidade do artesão em operar uma oficina com equipamentos de ponta do que dos equipamentos em si.
Ferrari 11-12-2003, 08:09 AM O Jeff tá certo.
A habilidade do cuteleiro conta muito mais do q as máquinas.
Eu acho que para um iniciante uma lima basta.
Para o iniciante "avançado", uma forja (pra forjar e temperar), limas, lixadeira, furadeira de bancada dá conta do recado.
Ricardo Lala 11-12-2003, 12:36 PM Olá colegas,
esta é uma questão de até aonde se quer chegar, ou seja quanto e o que se quer produzir.
Se a intenção é fazer uma faca por mês nos fins de semana, beleza, qualquer coisa serve; mas se a intenção for fazer dez ou vinte facas/mês com qualidade para sobreviver fazendo facas, aí o equipamento conta mais do que a vontade, e mais ou menos tanto quanto a habilidade do artesão, mas vai das nessecidades e oportunidades, pois moramos em um país que não estimula produção, onde qualquer máquina, quando se encontra, custa um absurdo, mas o importante é continuar a aumentar o equipamento, pois, quanto mais máquinas, mais leve é o nosso esforço.
http://www.usualsuspect.net/forums/images/smilies/more/lifter.gif
Ferrari 11-13-2003, 08:50 AM O Ricardo, onde é q vc está achando estes gifs doidos?:D
Bom, vou de encontro ao q todos falaram. Se a pessoa quer só um hobby, poucas ferramentas são encessárias, mas passando para um lado mais profissional, é lógico que o investimento tem que ser diretamente proporcional.
fernando.4f 11-13-2003, 11:19 AM en.dos.sar
(origem francesa - endosser) vtd 1 Pôr endosso em: Endossar uma letra, um cheque. 2 Escrever no verso de um título de crédito o pertence com que se transfere a outrem o direito no mesmo representado. 3 fig Passar a outrem um encargo, um aborrecimento etc. 4 Exprimir aprovação ou aceitação; aprovar, apoiar, suportar, sancionar: Os pais raramente endossam os pontos de vista dos filhos. Endossar em branco: escrever seu nome no verso de um título de crédito sem especificar o endossado ou seu modo de pagamento.
Agora o "endoço" do Fábio deve ser relacionado à açucar, aço doce ou algo do gênero... ;) ... tá pondo açucar nas palavras do Ferrari Fabião !!! Abraço cara... agora falando "Çério" minha busca como a de todos que desejam evoluir seja em um determinado assunto ou como ser vivente de uma forma geral é assim, perguntando, lendo, pesquisando... Agradeço a todos, principalmente ao Ferrari, Ricardo Lala, Paulo Mouzinho, em especial Silvana, que me convidou para ver sua oficina e a todos que participaram deste tema levantado por este humilde, porém obstinado Aprendiz.0]
fernando.4f 11-14-2003, 05:56 AM Captei a mensagem, Keep It Simple !, vou tentar, espero não passar por um huroniano, pois nesta busca nada mais sou do que um hussardo tentando chegar ao patamar de poçanangara, desde já agradeço sua mensagem Fábio, sei desde a primeira explicação (lá na casa do Peter), que vc é um camarada cutubaço. :confused: 8o heim?!
Aquele abraço 0]
Ferrari 11-14-2003, 06:51 AM Fernando, não sei se vc percebeu, mas sempe no começo de cada página do meu tutorial tem uma lista com o ferramental e o material a ser utilizado.
Este seria realmente o básico pra quem está começando. É lógico que tem coisa cara e no começo fica difícil comprar. Por exemplo o maçarico. Quem não tem é só ir a qualquer oficina de funilaria e pagar uma cerveja por cara pra usar o dito cujo.
Agora pra uma cutelaria de alta qualidade, trabalhando sozinho, tem muuuuita coisa: lixadeiras, no mínimo umas 4. um esmeril poderoso de uns 3 CV, uma furadeira de bancada com mesa coordenada, uma fresadora, maçarico de acetileno, forno elétrico com controle digital, forja a gás, politriz de 1CV, torno, solda elétrica e várias outras ferramentas manuais.
Ricardo Lala 11-14-2003, 09:57 AM Ô Ferrari voce esqueceu do centro de usinagem, da máquina de corte laser, da eletro erosão CNC, e outros pequenos apetrechos indispesáveis no dia-a-dia de uma oficina básica.
http://www.usualsuspect.net/forums/images/smilies/thewave.gif
http://www.usualsuspect.net/forums/images/smilies/more/behead.gif
Ah, e uma guilhotina, para cortar as bobinas de aço....
Alguém tem aquela lista macabra de apetrechos ultra tech de segurança da oficina? Cueca de amianto... ehhehehehheheheh
R.Vilar 11-15-2003, 03:24 PM Acho que o as respostas são muito parecidas, talvez seja porque todos os que responderam trilharam o mesmo caminho.
Como o Lala falou o preço dos equipamentos não ajuda, logo, como não é possivel de comprar " UMA OFICINAL IDEAL " , o mais viavel é comprar o básico e ir se familiarizando com as ferrementas.
Com o passar do tempo vc mesmo poderá decidir o que é ideal ou não.
Isso também dependerá do tipo de peça que pretende se epecializar.
Abraços Vilar
Ferrari 11-15-2003, 03:55 PM Olha, talvez a gente possa estar se expressando mal e confundindo a cabeça do pessoal.
Quando a gente começa, geralmente é por hobby, então algumas ferramentas manuais e básicas dão conta do recado: limas, furadeira, esmeril.
Com o tempo, o hobby ganha força e é lógico que a pessoa quer se aprimorar, daí a necessidade de melhorar tb seu equipamento.
Uma coisa que tenho insistido muito aqui em outros foruns é de que ninguém vira cuteleiro da noite para o dia. Muitos já entraram em contato comigo com a “Síndrome de Highlander”, isto é, nunca fizeram nada em cutelaria e no outro dia já querem forjar uma kataná!! Não é assim que a coisa funciona. No meu caso funciona bem lentamente, pois não trabalho com facas em tempo integral.
Acho que a palavra chave é SIMPLICIDADE. Se a pessoa quer começar, comece com algo simples, com ferramentas simples. Uma dica do Jerry Fisk é ir fazendo uma faca melhor que a última, assim vai progredindo o trabalho e o aperfeiçoamento da técnica.
tomauricio 11-15-2003, 06:42 PM Ferrari,
Aí acima, você falou em 4 lixadeiras. É isso mesmo? Porque? Menos trocas de lixas ou rodas de tamanhos diferentes?
Abraços,
Ricardo Lala 11-17-2003, 04:32 AM Olá Amigos,
Esta questão está fugindo um pouco do que o Fernando4f perguntou no ínicio, mas assim seja, tentar dar uma resposta mais direta é dificil, pois cada um daria a lista de seu gosto pessoal por maquinário, não seria possível resumir tudo em uma única lista, mas o mais importante é isto, voce conhecer suas necessidades, e pesquisar quais equipamentos melhor se adaptam, se voce tiver acesso (e dinheiro) pode comprar tudo novo, eletronico, e montar uma fabriqueta de facas industiais de alto nível, como é o caso de um sulafricano que mora nos EUA, na oficina dele não ví nenhuma lixadeira, só tem quatro mostruosos centros de usinagem, que fazem tudo por CNC, mas com qualidade, por isso, se voce puder ter 4 ou 5 lixadeiras (duas convencionais com rodas de vários diametros, uma plana, e outra para serviços delicados), um torno, uma fresa, um martelete, uma prensa hidráulica, e outras máquinas menores, como Dremel, furadeiras, micro retificas, etc... , voce pode ter diversão por um bom tempo.
E, boa diversão a todos...
http://www.usualsuspect.net/forums/images/smilies/more1/toxdance.gif
Ferrari 11-17-2003, 06:26 AM o Tomauricio, o Ricardo falou uma coisa interessante.
Se por um lado seria muito bom ter umas fresadoras CNC trabalhando, devemos ver o seguinte: Quando é que uma faca passa a ser industrial e não artesanal?
Sim, claro, pois se não colocamos mais a mão nela, ela passa a ser industrial. Na minha opinião, o que faz uma faca artesanal de qualidade é a mão do cuteleiro. A faca artesanal é feita pelo artesão.
Como vc mencioaou as lixadeiras, eu se tivesse espaço e "tempo" utilizaria 4 lixadeiras, uma para desbastar hollow, uma pra flat, uma para madeira com roda de 4" e uma plana para madeira.
Só para engordar um pouco o caldo, o Luciano e o Rodrigo tem uma das mais bem equipadas oficinas que conheço. Estão ali com a do Ricardo Vilar. Devem estar menos equipadas que a oficina dos Lalas e do Ikoma, mas por outra razão, já que o trabalho com inox e titânio requer outras tecnologias. E ainda velho o Luciano recortar o formato básico do cabo na serra fita e fazer o resto tudo com uma grosa, depois passar pra lima depois pra lixa... e fica um dia inteiro num único cabo se for preciso, mesmo com três lixadeiras diferentes, uma roda expansiva, tornos, etc.
|
|