View Full Version : Limas em facas

Marcelus
09-27-2003, 06:19 AM
Bom dia, novos amigos!
Antes de qualquer coisa deixe eu me apresentar:
Resido no interior de SP e sou amante da cutelaria, porém até o momento só fiz facas "rústicas" usando lâminas de serra, na base do recorte com talhadeira. Algumas até que ficaram boas... Mas assim que me for possível quero fazer um "curso" e montar uma oficina decente!

Mas agora fiquei interessado em fazer uma faca a partir de uma lima antiga que consegui. Só que não sei o processo. Alguém sabe me informar?

Um forte abraço,

Marcelus
São João da Boa Vista, SP

callega
09-29-2003, 10:54 AM
Ola.
De uma lida no topico "ajudinha no stock removal" mais abaixo..
Stock removal é a producao de uma faca por desbaste, sem forjar.. Tem o tutorial do Ferrari que pode te ajudar bastante tbem no topico "tutorial nacional", logo acima.
Se puderes ler ingles, nos tutoriais do CKD tem mta coisa
http://www.customknifedirectory.com/CKD_TutorialFrameset.htm?CKD_Tutorials.htm~tmain
Titulos:
Hand rubbing a Blade by Bruce Evans
Let's Build a Lil' Skinner by Terry Hearn

cabete
09-29-2003, 09:06 PM
Marcelus,
Você não mora muito longe de Ribeirão Preto. Se quiser ver ao vivo como transformar uma lima em faca dê um pulo aqui em um final de semana que terei todo prazer em lhe demostrar e até em ajudá-lo a forjar uma faca à partir de uma lima.

Marcelus
09-30-2003, 05:52 PM
Boa noite, Marcos

Será uma honra poder acompanhar seu trabalho. Aliás, tenho um "manual de afiação de facas" que creio ser de sua autoria.

Assim que eu terminar um curso que me ocupa os finais de semana, o que deve ocorrer no final de novembro, combinarei com você um dia e irei até aí.

Muito obrigado pela atenção.

Um forte abraço,

Marcelus

JosuéH.M.Araujo
10-03-2003, 01:28 PM
Grande Marcelus
Como está São João da boa vista.
Apareça sim eu mesmo as primeiras facas que fiz foram feitas de limas .
E na forja elas ficam algo exelentes.
Ai em São João tem gente muito boa de Couro. O pessoal da Selaria São José.
Alem eu ter muitos amigos e conhecidos por ai .
Fique a vontade.

Marcelus
10-03-2003, 02:23 PM
Oi, meu amigo!

Vc conhece o pessoal da Selaria São José? Morei quase 10 anos ao lado do Wando, um dos donos da Selaria!!! O pessoal é nota 10 com couro! Recomendo 100 %.

Espero um dia poder ser chamado de Cuteleiro, como voces!
Até agora só fiz facas na base da talhadeira, e no cabo só com chifre e durepoxi...

Aproveitando, amigos do Fórum, acabei de adquirir um canivete Aitor, modelo Galaxy, com uma lâmina e uma serra/abridor de latas/de garrafas/chave de fenda. Para um apaixonado pela Victorinox, um grande passo. Vamos ver assim que eu o colocar pra trabalhar.

De onde vc é, Josué???

Abraço forte a todos os novos amigos,

Marcelus
amarcelus@pop.com.br

JosuéH.M.Araujo
10-03-2003, 03:25 PM
Caro Amigo.
Sou de Americana SP, cidade proxima a Campinas. Sou amigo do Cabete, do Fabio Codignoli, Silvana, Jean Callegari, Sandro Rossi,
Peter Hammer, Roberto Vianna, Leandro Pazini, e mais uma porção de gente boa, Alista é Grande...
Sou aprendis de Cutelaria.
E faço umas bainhas bastante interssantes, alem de outros artefactos de couro.