View Full Version : Furadeira


tomauricio
09-17-2003, 01:38 PM
Salve !!

Sou novato tanto na cutelaria quanto no f?rum. Estou come?ando a comprar as ferramentas para ver se consigo montar minha oficina e gostaria de uma ajuda. A furadeira de bancada pode ser com mandril de ?? ou precisa ser de 5/8?. Algu?m conhece a marca Ferrari. Presta ? E a Somar ?
Agrade?o qualquer ajuda. Depois volto com mais d?vidas.
Abra?os.

Ferrari
09-17-2003, 01:47 PM
Bem Vindo!

Apesar da marce ser Xar?, tenho uma e me arrependi amargamente. Eu recomendo uma shultz. ? mais cara mas depois n?o d? dor de cabe?a. O mandril pode ser de 1/2", tudo depende de que tipo de trabalho vc vai realizar. Nunca useu uma broca maior q 1/2".

tomauricio
09-17-2003, 02:14 PM
Grande Ferrari !
Obrigado pela dica. Sempre atento e pronto para ajudar os iniciantes. Saiba que voc? ? s?cio nas duas primeiras facas que estou fazendo, pois estou seguindo as orienta??es do seu tutorial (nota 1000). Apesar de serem feitas por desbaste, estou aproveitando todas as dicas sobre lixamento, encabamento, etc. Se prepara que eu ainda vou te incomodar muito.
Aproveita e j? me d? outra dica. Estou fazendo uma faca e um punhal. O punhal, como n?o tem corte, precisa passar pelo processo de t?mpera? Tempera-se a ponta?

Abra?os

Ferrari
09-17-2003, 02:45 PM
Valeu tomauricio, o tutorial est? a? para ajudar mesmo. Solicito tamb?m a todos que j? fizeram uma faca beseado nele que por favor me mandem as fotos para q possamos coloc?-las aqui e no meu site.

Quanto aseu punhal (ou adaga): se n?o tem corte n?o precisa necessariamente de t?mpera, mas pergunto: Pq uma faca sem corte? N?o ? esta a fun??o b?sica de uma faca?

Digo tamb?m que a t?mpera tamb?m pode ser feita, como n?o vai cortar o revenimento pode ser mais pesado, deixando a l?mina n?o t?o macia a ponto de amassar com uma queda por exemplo.

tomauricio
09-17-2003, 03:52 PM
Caro Ferrari,

A defini??o abaixo est? no gloss?rio t?cnico do La?rcio Gazinhato no site Knife Company:

?Punhal (ingl. "poignard")
Arma branca de l?mina delgada e muito aguda, normalmente sem fio, desenhada para ferir com a ponta.?

Entendi mal ou a defini??o est? correta?
Pode deixar que quando as facas estiverem prontas eu mando as fotos.
Abra?os,

R.Vilar
09-17-2003, 04:17 PM
Ol? Maur?cio

Seja bem vindo. E conte comigo no que precisar. Mas vou me meter neste assunto. A defini??o esta correta sim mas entendo o que o Ferrari quer dizer e concordo com ele. J? fiz um punhal do estilo que se refere , sem fio, confesso que quando terminei achei que faltava alguma coisa, talves seja o costume de se fazer tantas facas. Na minha opini?o deve-se temperar sim mesmo que seja uma t?mpera baixa.


A ferrari ? muito boa mas est? com o campeonato amea?ado, talves sejam os pneus.
No caso de furadeira j? usei Helmo, Shultz, Marinaro e n?o tenha nada a reclamar. Se puder escolher tente outra marca.

Abra?os

tomauricio
09-17-2003, 04:31 PM
Oi Vilar,

Qualquer esclarecimento ? bem vindo.
Como eu fa?o uma "t?mpera baixa"?

Abra?os,

callega
09-18-2003, 06:07 AM
Vou meter meu pitaco nesta..
Tempera baixa: coloque a forja e o reservatorio de oleo ao nivel do chao. Deite-se e aqueca a faca, uniformemente, at? o ponto critico (qdo o im? nao gruda mais). Depois coloque no oleo, preferencialmente na vertical. Depois, lixe at? aparecer o aco e revina num forno colocado no piso (pode ser o da cozinha mesmo, mas tem que deitar no chao), aproximadamente uns 190, 200?C. devera ficar um azul...
:D :D :D :rolleyes:
Fora a brincadeira, acredito que o Vilar se referiu a uma tempera branda, um tanto mole..
Tenho um punhal antigo, de origem alema, que tem uma tempera destas..:smokin

tomauricio
09-18-2003, 06:43 AM
Callega,

A garagem da minha casa ? em um n?vel mais baixo. Ser? que se eu ficar no andar de cima e colocar os equipamentos no andar de baixo a t?mpera fica melhor? Voc?s teriam uma tenaz com um cabo de +- 4m?
Agrade?o a ajuda.

Abra?os.

R.Vilar
09-18-2003, 06:47 AM
Fora as brincadeiras do Callega sobre deitar no ch?o, ele est? certo, o processo ? este.
Fazer uma t?mpera e depois um revenimento que abrandar? muito a tens?o do a?o, abaixando a dureza, dai o termo que usei.
Mas n?o tem nada a ver com a altura da forja ou do recipiente do ?leo ou coisa parecida. Tamb?m n?o adiante fazer a t?mpera no sub solo que ele n?o vai ficar baixa!!!:confused:

Abra?os

tomauricio
09-18-2003, 08:09 AM
Oi Vilar,

Eu tb?m estava brincando. S? entrei na goza??o do Callega. Me ajuda a? n??
O duro ? trabalhar debru?ado na janela...

Abra?os,

Ferrari
09-19-2003, 09:28 AM
Vou verificar nas minhas anota??es, mas existe uma t?mpera para mola que vi uma vez num jornal velho da ABS, onde Bill Moran ensina a temperar molas. Assim a adaga n?o ficaria muito mole, mas tb n?o ficaria numa dureza muito alta.

Parece que ? s? colocar o a?o na temperatura certa no ?leo e deixar a fogo apagar. O Mirto sabe dessa tb, pois comentou comigo. Todo caso vou dar uma olhada melhor e informo.