View Full Version : II SCB

Jefferson Berr
04-14-2003, 02:56 PM
Parafraseando Pablo Neruda ”confesso que vivi” ...
Três dias maravilhosos de convívio com a “nata” da cutelaria artesanal brasileira no II Salão de Cutelaria de Brasília, que realizou-se nos dias 11, 12 e 13 do corrente mês nas dependências do Hotel Nacional.
Os amigos Osvaldo Condé e Milton Hoffmann, juntamente com a sua esposa Cláudia, esmeraram-se mais uma vez na organização do evento.
Ali estavam reunidos, grande parte dos melhores cuteleiros que o Brasil possui, juntamente com colecionadores, apreciadores, praticantes de artes marciais e também da mídia que cobriu o evento.
Neste ano fomos agraciados com várias mesas repletas de criações que encantaram os olhos de quem se fez presente ao evento.
No segmento de facas forjadas integrais, Rodrigo Sfreddo e Ricardo Vilar exibiam peças que esbanjavam beleza, acabamento, simetria e funcionalidade, os Lala Brother’s com suas peças que nos encantam a cada feira e além disso canivetes “high tech” nos melhores aços inox de última geração a exemplo do nosso amigo Flávio Ikoma.
Além de organizador do evento Milton Hoffmann, bridou-nos com suas belas criações, Jacinto Melo, mineiro da boa cepa, apresentou-nos peças que justificam sua fama de “ourives da cutelaria”.
Lá estavam também Luís Caporaletti e Aílton Pessoa, professor e aprendiz, duas pessoas incríveis que tive um enorme prazer em conhecê-los.; Caporaletti nos agraciou com uma mesa repleta de belíssimas criações, com destaque para empunhaduras em madeiras nobres e um “filework” apuradíssimo.
Tive um prazer renovado de encontrar Edson Vieira com suas sorocabanas no mais puro estilo, e peças da mais alta qualidade e acabamento, foi um cuteleiro que chamou-me bastante atenção pelo salto de qualidade que seu trabalho alcançou.
Silvana Mouzinho estava presente com suas belíssimas criações custom, que evolui a passos largos, a nossa única cuteleira em atividade atualmente.
As espadas artesanais estavam representadas pelo Remo, com duas belíssimas katanas.
Mauro Machado, se fez presente mais uma vez, com a sua tradicional mesa da Taymo, com sua linha industrial importada, bem como a Old West.
A Bukkart, representada pelos amigos José Carlos e Irineu Burda, apresentou sua tradicional linha de churrasco de Solingen, chairas, bem como algumas peças antigas e raras.
Made in América também estava lá com sua militaria.
Zakharov e Arkhip, lado a lado, expunham suas peças, que sempre agradam.
Na área de “supplies” nosso amigo Micael (Mig Steel)deu conta do recado oferecendo ao público presente, ferramentas e aços especias para cutelaria.
Colecionadores cada vez em maior número se fazem presentes ao evento, a exemplo do conterrâneo radicado em Brasília Gustavo Engel, nosso “showman” Cadú, Caporaletti que além de cuteleiro tem uma bela coleção e um amigo de Porto Seguro que além de colecionador cobriu o evento para uma revista italiana.
Nosso amigo Nakayama estava presente com seu curso de defesa com facas, com várias novidades e modificações.
As palestras, cursos e demonstrações de artes marciais também agradaram aos que por lá estiveram.
Ausências foram notadas, como a do nosso grande amigo Leandro Pazini, que segundo informações ficou doente as vésperas do salão, bem como a do nosso amigo Ivan Campos.
Esperamos que para os próximos eventos, um maior número de cuteleiros ,apreciadores e colecionadores demonstrem interesse em participar, pois só assim as exposições e a cutelaria alcançarão o espaço que merecem.
Quem esteve por lá sabe que eu não estou exagerando, quem não pode ir, confira nas proximas edições.

Abraços a todos

Ricardo Lala
04-15-2003, 03:21 PM
Obrigado pelas palavras, é de esforços deste tamanho que se faz uma paixão, o nosso amigo Berr viajou de Poa até Bsb, apenas para prestigiar o Salão, este sim é um apaixonado, e não foi a única vez, e nem o primeiro evento que este colecionador prestigia e aplaude.
Parabéns a todos que participaram....

Rodrigo Sfreddo
04-16-2003, 09:20 PM
Realmente esse tipo de esforço é admirável. Se todos tivessem esse tipo de iniciativa a cutelaria brasileira cresceria muito mesmo.Parabéns aos participantes e espero encontrá-los no póximo ano. Um grande abraço.

R.Vilar
04-17-2003, 07:44 AM
Grande Jefferson

Alem de ir, conseguiu mostrar em poucas palavras como foi bom este evento.
É realmente uma festa da cutelaria nacional, em breve as fotos estarão no meu site!
Milton, como sou arroz de festa, reserve p/ mim um espacinho no proximo ano!!
Parabens a todos!!

Lepazini
04-17-2003, 01:23 PM
Caros Amigos:

Estou muito contente em saber que a esposição foi bem sucedida, lamento o fato de não ter participado este ano, como muitos souberam estava eu com a "Bombacha" pendurada pois uma terrivel gripe me atacou na quinta feira me impossibilitando de viajar, más com certesa irei estar presente para reaver os amigos na proxima, pois alem de cuteleiros temos uma amizade , que infelizmente só é matada nas esposições, agradeço as gentis palavras do amigo Jefferson e espero revelo em breve pois irei para o sul no proximo mes.

Abraços a todos

Leandro Pazini

Ferrari
04-18-2003, 04:34 PM
Caros amigos, pelo q pude conversar com o Mirtão e o Vilar, o evento mais uma vez foi um sucesso. Todos estão de parabéns, desde os organizadores, cuteleiros e expositores até os colecionadores e aficcionados que prestigiaram a segunda versão do SCB.

Espero poder participar do próximo e poder desfrutar da presença dos amigos que ali estiveram.

Leandro!! Quanto tempo, hein? Tava sumido cara? Um abraço!!!

R.Vilar
04-22-2003, 07:16 PM
Olá a Todos

como prometido ai estão as fotos do II Salão de Cutelaria de Brasília.
Peço desculpas aos que estão faltando, mas não tenho todas as fotos, quem tiver fotos do evento e quiser por no site é só me mandar

http://www.rvilarknives.com.br/rvilar/feira%20bras%EDlia.htm

abraços

Hoffmann
04-25-2003, 04:59 PM
Pessoal,
Foi muito bom tê-los conosco mais uma vez no IISCBsb. Aos poucos, estamos cumprindo com nosso objetivo principal que é a divulgação da nossa Arte.
Agradeço a todos que participaram ou, de alguma forma, colaboraram para a realização do evento. Neste ano, o número de expositores já foi bem maior que o do ano passado e espero que esse incremento continue nos próximos anos.
Obrigado a todos,
Milton Hoffmann.

Ricardo Lala
04-30-2003, 10:13 AM
Grande Milton,
Vejam que beleza esta foto de nosso amigo e sua esposa Cláudia,
parabéns a todos que trabalharam e participeram deste evento.
http://www.taymo.com/img/100146.jpg

Hoffmann
06-24-2003, 11:34 AM
Pessoal,
Não percam a revista Magnum deste mês, que está trazendo a cobertura do II Salão de Cutelaria de Brasília.
Abraço a todos,
Milton Hoffmann.