View Full Version : bigornas

marcelo m.
03-31-2003, 07:22 PM
ola

Eu moro em saõ paulo e gostaria de saber se alguem tem uma bigorna e quer me vender(de preferencia uma pequena)

obrigado

marcelo :smokin

cabete
03-31-2003, 08:26 PM
Caro Marcelo,
Se você mora em São Paulo você está no ninho das bigornas!
Dê um bom passeio pela rua Piratininga que encontrará o que precisa.
Antes do carnaval encontramos uma de 70 Kg lá que estava zero Km, nunca havia sido usada e tinha a plaqueta de patrimônio do Senai, era uma Villares, foi nela que forjei aqueles damascos. Vimos pelo menos mais umas duas por lá.
Se não achar lá vasculhe os ferros velhos que acaba achando.

R.Vilar
04-01-2003, 04:35 PM
Realmente a rua piratininga é a melhor solução, mas não vão criando expectativa de que é uma peça muito barata, bigornas boas são caras, mesmo sendo usadas. Aliás, não te aconselho a comprar uma bigorna de fabricação recente por mais barata que esteja. Compre uma usada e velha que não se arrependerá.
Abraços

cabete
04-01-2003, 07:11 PM
Comprei uma bigorna antiga de uns 150 Kg por R$ 100,00 aqui em Ribeirão mas foi uma barbada pois o dono do ferro velho não comercializava este tipo de produto e estava por fora do valor. Em outro ferro velho me pediram 180 por uma de 60 Kg mas das modernas bem ruins.
Aí na Piratininga ví no mesmo dia uma de 70 Kg zero Km e boa por R$ 110,00 e outra um pouco maior mas em pior estado por R$ 120,00
Se a bigorna está usada e surrada analise se terá condições de arrumá-la rebaixando sua mesa o que não sai muito barato também ou pelo menos dá muito trabalho.
Este tipo de produto entra e sai com frequência dos ferros velhos e lojas, tem que estar sempre dando um giro pelas lojas até encontrar aquela cujo estado e/ou preço seja irrecusável.

Andreotti
04-02-2003, 08:47 AM
e há também, a opçào para aquele que realmente vai se iniciar, de como eu, utilizar-se de um pedaço de trilho de trem.
Basta soldar quatro apoios na parte mais fina ( onde corre a roda do trem), e utilizar a base para chegar a marreta. Fixando em um bom pedaço de tronco, supre a expectativa de qualquer iniciante.
Inclusive dá pra caldear damasco sem problema algum. ( Bom eu já tentei e nem se mexeu).
Abraços a todos.
Alessandro Andreotti

cabete
04-02-2003, 06:15 PM
E tem muita ferrovia abandonada por aí! Dia destes pegaram uma quadrilha aqui na região que já havia "coletado" mais de 4 Km de trilhos!!
Dá para fazer muita bigorna.