marcelo m.
03-22-2003, 12:48 PM
Eu gostaria de saber se alguem conesse alguma loja que venda barras de aco ?.Por favor me respondam o mais rapido possivel.
muito obrigado
abraco
marcelo
muito obrigado
abraco
marcelo
|
View Full Version : onde eu acho aço para vender ? marcelo m. 03-22-2003, 12:48 PM Eu gostaria de saber se alguem conesse alguma loja que venda barras de aco ?.Por favor me respondam o mais rapido possivel. muito obrigado abraco marcelo Rodrigo Sfreddo 03-22-2003, 06:20 PM Marcelo,tente o site da favorit que é onde eu compro o meu aço. Eles trabalham com a böeller,villares e guerdau,fica em Cachoeirinha,no RS,mas eu acho que eles despacham para todo Brasil. O site é www.favorit.com.br. Um abraço. Andreotti 03-27-2003, 01:50 AM PESSOAL, NÓS NÃO TÍNHAMOS AQUI UM TÓPICO ONDE SE LISTAVAM INÚMEROS FORNECEDORES DE VÁRIOS MATERIAIS? TO FICANDO DOIDO, OU SUMIU? ABRAÇOS A TODOS. alessandro andreotti Ricardo Lala 03-27-2003, 05:35 AM Caro Alessandro, existiu sim um post sobre fornecedores de matéria prima, que foi iniciado por um ex-companheiro nosso, que, quando quando deixou este forum, apagou todos seus posts, incluindo todas as mensagens e dicas que nossos companheiros haviam dado, mas poderemos reiniciar e listar novos fornecedores e dicas, quem tiver alguma dúvida, é só por no ar. Abraços a todos. Ferrari 03-27-2003, 07:08 AM Acredito que no começo, o uso de sucata é um bom aprendizado. Molas de automóveis (5160) e limas (1095) podem ser usadas para a confecção de facas. Mas realmente precisamos colocar de novo as listas de fornecedores, para os amigos da SBC (quem sabe futuros membros??) poderem usufruir de nossos conhecimentos. Andreotti 03-27-2003, 10:38 PM Bem, já que o que havia já foi, já inicio eu então com um grande fornecedor. QUEM QUISER MOLA DE FUSCA, pode procurar em JALES/SP, pelo FERRO VELHO DO JOÃO BUCHEIRO, um senhor agradabilíssimo, e que tem o que se quiser. Endereço? Não precisa. Ë só perguntar pelo "seo"Joào Bucheiro que todo mundo conhece. ah, mais um detalhe. ele também vende fiado. Abraços a todos. E em Jales/SP, contatem-me. Abraços a todos. Alessandro Andreotti callega 03-29-2003, 10:22 AM Concordo com o Ferrari.. Comecei pelos caminhos errados, VC131, VD2... Acho que deveria se o caminho obrigatorio para o iniciante, 5160, ou mola de kombi, carro, caminhao, trem, etc. Pq isso? Existe um otima explicacao. O 5160 é o aco que mais perdoa burradas. Como todo mundo comete burradas, os iniciantes cometem outro tipo de erro, desconhecimento talvez, ele perdoa bastante. Falo de super aquecimento, um aco ser red-short (aguentar pouco tempo aquecido no vermelho, crecimento de grao, erro de tempera, etc.. Ele é o que mais perdoa.. E da uma faca muito boa mesmo.. Tenho varias decapitando tubaroes e caçoes por estes mares do sul.. Logicamente existe coisa melhor, mas cumpre a funcao perfeitamente. :smokin marcelo m. 03-30-2003, 06:29 AM Eu estou fazendo uma faca por desbaste com o aço 1045 (ou 1020).Eles são ruims ou não? ikoma 03-30-2003, 09:57 AM Oi Marcelo, Isso depende, se o aço for mesmo 1045 e você conseguir uma boa têmpera, pode até dar uma faca razoável, más se for o 1020 não serve nem pra fazer espátula, os aço 1020/1010 são o que a gente costuma chamar de ferro, e portanto não vai obter uma boa têmpera. Como o pessoal já disse use mola de fusca ou de outro veículo qualquer, é fácil de encontrar barato, e dá um resultado muito melhor que os aços que você está usando, só evite usar molas usadas pois geralmente elas apresentam trincas invisíveis. marcelo m. 03-30-2003, 10:17 AM Eu tenho 1 barra redonda do aço 5160 e gostaria de saber como eu faço para virar uma barra (eu so tenho uma churrasqueira),ou o que eu faço para transformar mola de carro em barras chatas ? obrigado Marcelo São paulo Ferrari 03-30-2003, 02:03 PM Marcelo, pra tornar sua barra chata, o certo seria forjar. Mas como dissemos anteriormente, vc pode ir à algum ferro velho, compre uma mola, que deve estar R$ 1,00 o kilo. Ache uma de espessura desejada. Eu prefiro 3/16" (5mm) ou 1/4" (6,5mm). Depois numa forja ou até esmo churrasqueira, deixe ela um vermelho cereja escuro e endireite-a, dexando uma barra reta e deixe resfriando normalmente ao ar. Corte com um policorte (qualquer serralheiro tem) a lâmina já no formato. Aí é desbastar. Qualquer dúvida entre em contato. marcelo m. 03-30-2003, 04:34 PM Mas eu achei que eu fosse fazer a faca ! (sem querer ser mal-educado ) obrigado e desculpe se pareci grosso Marcelo. cabete 03-30-2003, 09:17 PM Caro Marcelo, Você está perdido pois está pensando em molas helicoidais feitas de aços redondos e o pessoal está te dando a dica de mola de suspensão de fusca de de Kombi que são molas planas. É o aço já na espessura que irá necessitar. Só que terá que recozê-las antes. Aquecer ao rubro e deixar esfriar coberta por cal, lentamente para que o aço amacie e você consiga furar e trabalhar à vontade, depois você tempera e revine novamente. Estas molas são ótimas. É claro que se novas são mais seguras mas se está aprendendo não irá lhe fazer mal perder uma ou outra lâmina devido alguma trinca interna na mola e as usadas você encontra em muitos ferros velhos. Tem alguns que querem te vender a suspensão inteira. Não caia nesta, compre só as lâminas que ficam dentro da suspensão pois não terá utilidade para o restante. Limas dão ótimas facas se encontrar existem certas limas que até já possuem o formato de uma faca. Neste caso você só iria desbastar, revenir e colocar o cabo. Não é nada muito artístico ou elaborado mas também é um começo principalmente porque terá que bolar uma forma de colocar cabo sem furar pois furar lima não é nada fácil. O 5160 ( aço das molas ) também existe em barras nas lojas que vendem aços e as barras não estão temperadas o que lhe facilita o trabalho. ikoma 03-31-2003, 08:02 AM Oi O Cabete tem razão, quando se fala em mola geralmente as pessoas imaginam um mola espiral redonda, é que nós cuteleiros estamos tão acostumados com a mola de fusca que nem lembramos de explicar que ela é plana :o Quanto a você pedir para alguém para cortar ou fazer algum serviço que você não consiga no momento, não ha demérito nenhum nisso, todos precisamos de ajuda de vez em quando, senão a gente nem tinha aberto esse forum. Caso você tenha muita dificuldade no começo, recomendo tentar fazer peças mais simples, eu por exemplo comecei fazendo facas de bambú (é eu escrevi bambú sim), e por incrível que pareça elas cortavam, é lógico que depois de algum tempo elas murchavam e não serviam pra mais nada, más foi um começo. | |