Ferrari
02-24-2003, 06:59 PM
Caros amigos, no site abaixo:
http://www.anvilfire.com/iForge/
Existe uma página de como forjar tenazes. Esta ferramenta é de muita utilidade durante a forja e não são encontradas no comércio. Muita gente já me perguntou onde encontrá-las, mas as que eu tenho tive que forjar, mas creio que esta página é bem ilustrativa.
Entre no link e depois clique em TONGS.
Então: mãos à obra!!!:D
R.Vilar
02-24-2003, 08:05 PM
É mesmo Ferrari isto é muito importante mas, eu pelo menos, fico empurrando com a barriga e nào crio vergonha na cara para fazer uma que preste. A impressào que dá é estou perdendo tempo, forjando tenaz. Mas na realidade é que ter boas ferramentas ajuda muito e conserva os dentinhos :D .
Quando eu estava forjando as facas p/ as revistas americanas, com aquela preça e desespero, usei uma tenaz meia boca. Imagine que a peça de aço escapou depois de uma martelada e bateu com toda força na minha boca. Resultado: tenaz 0 x Vilar 4 pontos no pronto socorro e a dentição toda mole!:(
A sorte é que cauterizou na hora nem sangou :p
Tenaz com proteção lateral ajuda bastante a peça não escapa, ainda assim quando o Sfreddo esteve aqui ele olhou as tenazes não falou nada e começou a forjar uma nova. por que será?:confused:
Jeff Velasco
02-25-2003, 06:52 AM
Vou fazer umas tenazes esta semana, tanto a partir de barras como sugere este site como também a partir de torquez. Vamos ver no que dá! Tenazes são ferramentas importantes para quem ainda não pode investir em uma solda elétrica para a oficina. Além disso é a minha opinião que forjar as tenazes é uma obrigação do forjador para exercitar seu ofício além de ser uma experiência (em muitos aspectos) que proporciona muita humildade a quem está acostumados com forjamentos leves de barras chatas (cortando o perfil e puxando o fio da faca). Aprendes-e muito com isso.
callega
02-25-2003, 04:20 PM
Eu tenho uma facilidade, o nono Munhol...
Uma das minhas foi ofrjada por ele. A outra foi feita em uma ferraria turisitca dos Caminhos de Pedra. O cara tem um malho tocado a roda d´água..Dez..
A do nono custou uns 15, 20 pila...
Vo u pedir pra ele forjar uma pra pecas redondas..
Ja havia visto este site, é muito dez..
Ha um ano e meio, oou dois, estive na rregiao de Veneza. Mais precisamente em bassano del grappa e arredores. Uma coisa que muito me chamou a atencao foi a quantidade de lojas que vendiam móveis de Ferro Batuto, ou seja, moveis de ferro forjado. Nao tive a oportunidade de parar e entrar, estava a trabalho,tbem nao me interessava tanto por forja. mas pude notar que eram moveis rusticos, em ferro, forjado e torcido..
É um outro nicho de mercado.. Tbem existem os acessorios em damasco, como cortadores de charutos, abridores de cartas, etc.. Presentes finos pra homens...
:smokin