View Full Version : File Work - simples, porém difícil...
Ferrari 01-31-2003, 11:16 AM Caros amigos, recentemente tenho me dedicado a trabalhar com filework. No começo parece ser simples, mas um bom trabalho é muito difícil de ser obtido. Conheço alguns colegas que simplesmente abandonaram este serviço, por ser muito trabalhoso e o resultado não ser o desejado.
Qual o segredo deste trabalho?
Edson L. Vianna 01-31-2003, 04:35 PM Ferrari, eu não sei se oque eu vou dizer ajuda ou atrapalha, mas o meu primeiro trabalho deste tipo saiu muito bom, essas foram palavras de varios colegas que viram essa peça no ultimo SPK, onde eu apenas a levei para ser vista por voces, talves voce se lembre dela, foi uma peça que o Edson (o outro), levou para voce ver e me apresentou a voce, era do tipo Folha de Hera. Eu fiz esse trabalho apenas olhando revistas e fotos na internet, e não achei dificil. Eu gostei do resultado e já estou fasendo outro, um tipo de S. Acho que isso vai um pouco da pessoa, eu por exemplo não consegui ainda faser a linha superior da parte do fio realçada, algo tão comum para voce.
Lepazini 02-02-2003, 04:53 PM Amigos:
Durante muito tempo, todas as minhas facas tinham que ter file work, porque?
Bem a unica razão que consigo achar hj é que meu trabalho em si não apresentava um requinte de harmonia e nem uma boa simetria, acho que devido a isto eu buscava chamar a atenção atraves de outro detalhe, apelando para o file work, hj, não perco mais o meu tempo fazendo o ,pois acho um detalhe tão simples e sem funcionalidade alguma para faca, como muitos ja viram tenho uma faca chamada Fiskiana, onde consegui passar 7 dias fazendo file work nela, realmente hj vejo o desperdicio de tempo que tive, neste tempo poderia ter feito mais duas ou tres facas, acho muito bonito quando vc consegue ter um desenho sem ranhuras de lima,simetricamente perfeito , e que não chame mais atenção doque a faca em si, pois faca tem que ser simples ,simetrica e principalmante cortar, pois é uma faca, hj eu busco mais compreender e buscar um gão mais perfeito doque buscar um filework ou spanich notches, pois estes não são funcionais, não quero com isto dizer que o trabalho de alguem não é bom, ou que deva parar de fazer decorações nas facas, más no meu conseito atual é perda de tempo.
:)
cabete 02-07-2003, 05:05 AM Quanto entramos na área da arte os gostos pessoais são muito importantes.
Eu gosto destes detalhes como arte, dão uma charme à mais à lâmina mesmo que já seja lindíssima.
Quem possui a lâmina gosta de ter algo extremamente personalizado e é isto que a arte faz. Personaliza a peça.
callega 02-07-2003, 07:21 AM Qual a real funcao do file work?? beleza? travar a lamina do adversario numa luta? estragar o fio do adversario numa luta?? dar trabalho ao cuteleiro e depois o cara te olhar e dizer que aquilo nas costas da faca atrapalha pq nao pode usar a mesma como chaira??
De qqer maneira, da trabalho...
No ckd tem tutoriais http://www.customknifedirectory.com/CKD_TutorialFrameset.htm?CKD_Tutorials.htm~tmain
http://www.customknifedirectory.com/CKD_TutorialFrameset.htm?CKD_Tutorials.htm~tmain
:smokin
Rodrigo Sfreddo 02-07-2003, 07:50 PM Callega,acredito que no caso do trabalho de lima( ou file work,como preferirem)tudo o que você disse está certo. Eu pessoalmente já utilizei muito esse recurso em minhas facas,mas hoje raramente faço isso. Atualmente prefiro utilizá-lo em guardas,colarinhos ou pomos,deixando a lãmina mais "limpa". Não há segredo neste tipo de trabalho,apenas paciência e atenção. É preciso cuidar a simetria,o ângulo da lima,e o acabamento.Para isso,costumo colocar a lixa em volta da lima e prender com uma pinça hemostática(pinça cirúrgica em forma de tesoura). Uso lixa com costado de papel que segue melhor os contornos da lima,nos grãos 220,320e400,com óleo. Qualquer dúvida é só "prender o grito" Abraço a todos.
|
|