View Full Version : Lixadeiras de fabricante nacional

Edson L. Vianna
01-31-2003, 12:02 PM
Gostaria de solicitar aos colegas que consultem o site abaixo e analisem principalmente as lixadeiras deste fabricante, principalmente os modelos "SUPER STANDARD e STANDARD MASTER", e se possivel comentem aqui no forum, para que as pessoas que ainda n?o tem essa ferramenta (eu inclusive), poss?o ter uma id?ia se ? ou n?o uma boa op??o. Obrigado.

http://www.metasil.com.br

Ferrari
01-31-2003, 12:10 PM
Caro Edson, o modelo Standard Master me parece ser melhor, principalmente pela cinta que deve ser de 72".

Chamo a aten??o pelo modelo Pratic, que me parece ser legal, principalmente com algumas modifica??es para desbastar em flat.

Andreotti
02-11-2003, 10:24 PM
Pessoal, segue aqui um link com uma lixadeira aparentemente f?cil de ser constru?da em casa mesmo.

http://www.customcutlery.com/grinders.html (http://)

Abra?os a todos.

Alessandro Andreotti

Andreotti
02-11-2003, 10:27 PM
http://www.mijneigenfavorieten.nl/knivelinks2/index.shtml?00812

agora acho que funciona.

A.

cabete
02-12-2003, 10:29 AM
Caro Edson,
Meses atr?s pesquisei estas lixadeiras. Parece-me que s?o boas mas ped? um or?amento da master e quase ca? de costa com o pre?o.
S? para voc? ter uma id?ia a lixadeira que o Romano j? fez uma meia d?zia para outros cuteleiros custa 50 % do valor desta e o Sandro estava vendendo uma usada por 1/4 do pre?o desta. ? muito cara mesmo!! Deve estar beirando os 5.000,00 reais.

Edson L. Vianna
02-12-2003, 01:43 PM
? isso mesmo, eu tamb?m fiz isso e desisti na hora, os pre?os s?o realmente muito altos, ? uma pena.

callega
02-17-2003, 11:21 AM
A minha, feita em uma oficina, ? muito parecida com a super standard.
Coloquei um motor monofasico de 1760 RPM, 1CV..Custou mil pila.. Pode nao ter ficado tao linda, mas trabaia..
Estas oficinas com um torno e uma fresa podem fabricar tranquilamente.
Smpre lembrando qeu uma das rodas ( nao emborrachada) deve ser convexa em sua superficie.. Normalmente um diametro 1 ou 2 mm maior no centro da roda, resolvem..
:smokin

cabete
02-17-2003, 12:51 PM
Pelo que tenho pesquisado este assunto R$ 1.000,00 acho que ? mais ou menos o teto m?nimo para ser fazer uma lixadeira para quem n?o tem oficina pr?pria para a usinagem das pe?as. Estou na fase de comprar o motor para a minha segunda lixadeira, s? que motor de tr?s polos, bif?sico de 1,5 CV n?o se encontra usado, ? mosca branca listrada de roxo. Um novo custa cerca de R$ 210,00 ? 250,00. Pensei ent?o em mudar minha instala??o para trif?sico pois depois desta vir? outra e uma politriz, e uma serra circular, e ...
S? que para passar para trif?sico tem que mudar o padr?o de entrada ( poste, caixa, etc ... ) o que sai caro tamb?m.
Fica o alerta para quem vai reformar sua casa ou construir: COLOQUE TRIF?SICO MESMO QUE N?O V? USAR AGORA. A CPFL por exemplo s? cobra R$ 29.00 para instalar o trif?sico se voc? n?o tiver carga suficiente para solicit?-lo. O trif?sico ir? facilitar sua vida pois motor trif?sico voc? encontra por ?timos pre?os nos ferros velhos especializados.

callega
02-17-2003, 05:36 PM
Na ?poca achei meio caro, fazem cerca de 9 ou 10 meses.
O motor ? recondicionado, meio grandao.. Mas funciona bem...
Ja tentastes procurar em lojas de rebobinamento de motores??O meu veio de uma dessas.. Alguem mandou arrumar e nao voltou pra buscar..
A titulo informativo, os motores sao em numero par de polos, 2, 4, 6, etc.. E sao monofasicos ou trifasicos. Normalmente ois motores monofasicos funcionam em 110V/220V. Os trifasicos 220V/380V, tbem existindo coisas raras qeu funcionam em 440V e outras loucuras.. ? que quem mora em cidades com rede 110/220, acaba por ligar os motores em duas fases, obtendo o 220. A corrente de consumo cai praticamente pela metade. Falo em corrente, amperes, nao em potencia, watts ou kilo watts (que sao mil watts). Qual a vantagem? Se um motor consome 5 amperes em 220, consumira aprox. 10 amperes em 110.. Como as perdas no sistema eletrico sao proporcionais a corrente circulante, qto maior a tensao (Volts) de alimentacao, menores as perdas e, obviamente, maior a economia. Isso sem falar em queda de tensao, que tbem ? proprocional a corrente..
Lembro da epoca em que qdo se ligava o chuveiro, a imagem da tv diminuia pela metade. Qdo o chuveiro foi passado para 220 o problema passou.

Ate existe uma formula pra caalcular as rotacoes em funcao dos polos. Deve ser algo como RPM=(7200/n? polos) - escorregamento, ou algo parecido (sempre fui terrivel com formulas)
Assim, motor de 2 polos= 3600 - escorregamentos
motor de 4 polos= 1800 -escorregamentos

Isto tudo para 60 Hz...

o tal do escorregamento tem a ver com a ineficiencia magnetica do circuito do dito cujo do motor..

cabete
02-17-2003, 10:09 PM
Estou acostumado a vasculhar ferros velhos e rebobinadores ? cata de motores para as maquinas que construo na fabrica, de eletricidade entendo o suficiente para n?o levar choque. Sei que por aqui o motor de 3.600 falam em tr?s polos ( ? ). O b?f?sico ? por minha conta pois vou ligar em 220V duas fases. J? comprei at? de 250HP mas este de 1,5 CV monof?sico 3.600 t? dif?cil, se n?o achar compro novo mesmo, fazer o qu

callega
02-18-2003, 05:41 AM
Claro Cabete..
A minha explicacao foi so informativa. Achoq ue nao faz mal nenhum..
MAs de uma voltinha pela lista telefonica, n as paginas amarelas.. Por vezes, na periferia podem existir algumas raridades...
Sao motores pouco comuns. Na industria so utilisam motores trifasicos.Como a industria ? o maior consumidor...
Pessoalmente, ja trabalhei com motores de 300CV, 500CV e at? 1000CV(sincrono). Eu ficava em pe no lugar do rotor.. Legal (ou letal) ? a aprtida de um monstro destes, principalmente numa epoca em que soft-start nao existia e a coisa era na compensadora...

Ricardo Lala
02-18-2003, 06:35 AM
Ol? Callega, eu vi voce falando sobre o "soft-start", e lembrei de dizer que eu comprei um tal de inversor de frequencia, para a lixadeira que mais uso, e ? uma beleza, eu estou adorando, ? muito pr?tico e, ele funciona ligando em duas fases apenas, e saem tres, pois meu motor ? trif?sico, eu ouvi dizer que existe tb um aparelho que apenas converte duas em tres fases, pode ser uma boa solu??o para quem n?o conseguir a rede trif?sica, pois deve ser mais barato que o inversor, possibilitando assim que se use os motores trif?sicos, que s?o muito mais simples, potentes, baratos e f?ceis de encontrar.

cabete
02-18-2003, 07:18 AM
O inversor de frequ?ncia ? fant?stico pois permite variar a velocidade e at? dobrar a velocidade do motor. Tenho um em minha lixadeirinha ordin?ria de 1/2 CV mas para hobbystas como eu ficam proibitivos em pot?ncias maiores.

Vou dar uma pesquisada no "autotrafo" que creio permitir entrar b? e sair tr?, preciso ver se o custo compensa. Existe a possibilidade de ligar tr? em b? usando um condensador mas tem que ser grande e o pre?o fica tamb?m proibitivo, existe ainda um mac?te que vou aprender por este dias que ? usando um outro motor ( ??? ), assim que souber dou a dica.

O bom mesmo ? mudar a r?de para trif?sico mas quando se tem que quebrar parede e mudar o padr?o de entrada o custo e a bagun?a desanimam.

Acho o inversor nota 10 para furadeira, n?o precisa mudar correia, escolhe a velocidade que quiser, pode regular para desarmar no travamento da broca pela amperagem do motor, etc...

ikoma
02-18-2003, 02:24 PM
Oi

Realmente acredito quer o melhor seja trocar o padr?o para trif?sico, mesmo para hobbistas, sei que sai caro, m?s caso voc? opte por usar o padr? monof?sico toda vez que voc? construir uma m?quina nova vai ter dor de cabe?a, da primeira vez que precisei de um motor mono, sai a procura e n?o achei, desisti e resolvi fazer a instala??o triaf?sica, na ?poca as exigencias pra a transforma??o eram menos r?gidas, por?m ainda acho que compensa, toda a instala??o que fiz na minha oficina foi feita sem quebrar a parede, pois toda a fia??o foi passada atrav?s de caneletas e conduites e as tomadas n?o foram embutidas na parede, como era para oficina n?o havia a necessidade de ficar gastando com servi?o de pedreiro pra ficar bonitinho, e funciona muito bem, tanto que at? hoje eu uso a mesma instala??o eletrica.
Al?m da facilidade de arranjar motores a rede trif?sica ? bem mais econ?mica que a monof?sica, os motores blindados trif?sico s?o bem mais confi?veis que os monof?sicos que geralmente s?o abertos e um pouco sens?veis ao acumulo de p?, principalmente o p? de a?o que transmite eletricidade e atraem a ferrugem.
Aconselho procurar um bom tecnico em eletrotecnica nas suas respectivas cidades e mudar o padr?o para trif?sico.

cabete
02-18-2003, 03:01 PM
Ikoma,
Eu j? estava tentado a ir nesta dire??o e agora com seu depoimento acho que levei o empurr?o que faltava. Fico pensando na politriz, na serra de fita e em tantos outros equipamentos que acabar?o vindo! Acho que continuar no monof?sico agora no 1,5 CV da lixadeira ser? apenas adiar a solu??o correta.
Grato.

callega
02-18-2003, 04:07 PM
Sim ? mto normal ligar inversor em duas fases e sairem 3..
So o seguinte, lembrem-se qeu energia nao se cria..Se leram meu post anterior, verao que falo das vantagens em se trabalhar com uma corrente menor no condutor, as perdas e quedas ficam reduzidas.
Se eu tiver 110 e transformar em 220, nada vai resolver. A corretnte que me atrapalha esta nos 110. Pior de tudo, toda transformacao ? imperfeita, gera perdas...
Entao, ou coloca tri fasico ou trbalha dirteeto na rede monofasica. Sem transformacos.
O inversor ? um negocio a parte, da uma gama de ajustes estupenda. Procure lembrar que o motor foi mecanicamente dimensionado pra trabalhar em 60Hz. Com rotacoes muito baixas a ventilacao fica prejudicada, podendo-se instalar ventilaCAO forcada. Frequencias muito acima geram problemas com rolamentos e outras vibracoes. ja trabalhei com muito s motores de 300Hz, pra uzinar madeira..A usinagem e balancemento daqueles motores ? dificilima..
Nao conheco nehum sistema em que seja ligado um transformador para aumentar o numero de fases. Provavelmente deva utilizar capaacitores poara gerear defasamento.Mas deve ser muito complexo de executar..
Sistemas eletronicos para isto ja ssao outra coisa. Mas, teoricamente o circuito ? muito semelhante a um inversor de frequencia, tendo muito pouca coisa a menos.Assim a diferenca de preco deve ser pequena, o que nao justifica ficar sem o ajuste de variacao..

ikoma
02-18-2003, 06:09 PM
Oi

Cabete, realmente estou muito satisfeito com o trif?sico, s? de pensar na dor de cabe?a que poupei na procura de motores monof?sico acho que j? compensa, apesar do custo da insatala??o acho que com o tempo ele se dilui com a economia de energia e no pre?o dos motores, pois me lembro que os motores mono custavam mais caros que os trif?sicos, al?m do mais ? muito mais f?cil achar um bom motor trif?sico recondicionado ou usado por um pre?o bastante razo?lvel, j? os motores mono s?o dific?limos de achar (pelo menos aqui em Prudente ? mosca branca) principalmente os motores de maior pot?ncia. al?m do mais voc? cogitou a compra de outras m?quinas como serras de fita politrizes que geralmente novos s?o muitas vezes caros demais para nosso or?amento limitado, dai ent?o voc? acha uma m?quina dessas em boas condi??es na Piratininga por exemplo, j? com um motor trif?sico e dai voc? fica pensando, ah se eu tivesse uma instala??o trif?sica.

cabete
02-18-2003, 09:31 PM
E o meu vizinho tem trif?sico e n?o usa pra nada. Acho que vou fazer uma chupe... ?pa a? tamb?m n?o d?!!
O neg?cio ? quebrar e trocar o padr?o! Grana n?o ? problema ... ? solu??o!

Ricardo Lala
02-19-2003, 06:33 AM
Fa?o o seguinte, meu, estimule ele a come?ar a fazer facas, monte a oficina na casa dele, e pronto, quem paga a conta ? ele e feliz da vida ainda!!!!

cabete
02-19-2003, 06:57 AM
Ricardo, o neg?cio d?le ? criar orqu?deas como hobby e isto s? usa energia solar!!
Mas j? acionei uns amigos eletricistas que entendem do riscado e talvez consiga trocar a caixa do rel?gio sem ter que derrubar a casa!!

cabete
04-09-2003, 10:46 PM
Finalmente tenho uma lixadeira de gente grande. E que lixadeira!
Motor trif?sico de 1,5 CV.
Lixa de 72"
Troca r?pida da lixa.
Regulagem precisa da posi??o da lixa para com um leve toque lev?-la um pouco ? direita ou ? esquerda quando ? um pouco mais estreita que a roda.
Roda emborrachada de 10". O fabricante promete fazer outras de outras medidas para breve.
A lixadeira pode bascular 360 graus na flange do motor para regular a posi??o de trabalho que se imaginar.
Fabricante: GET?LIO fone: ( 011 ) 46666601
Aceitou balaio de milho, galinhada velha, porco de brinco e mais um monte de coisas no neg?cio.
Vejam as fotos da dita cuja:

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/355928