View Full Version : Afiação - Tipos de fio

Ferrari
01-26-2003, 06:38 AM
Caros amigos, recentemente falamos muito sobre afiação e seu efeito sobre as mais diversas tarefas.

Mas uma questão me vem em mente: qual o tipo de afiação é mais adequada para as facas brasileiras e que melhor se adapta a nossa realidade: o fio reto (flat edge), convexo (convex edge) ou micro-serrilhado?

Gostaria da opinião de todos para chegarmos as nossas conclusões.

callega
01-27-2003, 09:53 AM
Pô Ferrari, tu tá com uma producao de topicos de altissima qualidade.
Pelo que percebo do publico alvo da minha regiao, o cliente daqui adora desbaste plano (em V) ou concavo (hollow).
Acredito que o concavo é o mais dificil de ser (bem) feito. Pessoalmente prefiro o desbaste plano. Meu uso de facas é bastante agressivo ao fio e requer um bom nivel de corte. basicamente uso facas em pesca, na beira da praia, ajudando os pescadores a limpar peixe (muito cacao, principalmente martelo). Qdo mostrei algumas de minhas facas p/ o Villar, Sfreddo e Dorneles, nao lembro quem falou que minhas facas eram todas de praia. Gostei de ter escutado aquilo, me despertou uma duvida. Comecei a fazerr algumas facas de maior comprimento.
Neste assunto, Ed Fowller fala que o mais proximo que a maioria dos cuteleiros esteve de esfolar um animal foi cortando o bife do almoco.
Acho que nao existe melhor teste para o fio de uma faca, que o uso e abuso.
Voltando ao topico, acho que depede do uso. Cortes pesados pedem um fio mais robusto, concavo. Mais delicados pedem um fio reto ou concavo. A velha navalha de fazer barba nao era um fio concavo comprido pra caramba(juro que nao entendo como os caras faziam aquilo)? O machado nao é um fio plano com a extremidade convexa?
Tem muito do gosto do cliente tbem..
As lendarias (aqui no sul, Uruguai e Argentina)solingen`s , no modelo de uma adaga maditerranea, usavam um sistema de fio muito interessante, fio grosso e concavo na parte traseira da faca, junto ao botao, tornado-se um debaste em quase V, na ponta da lamina. Até o polimento da faca era diferente no ultimo terço da lamina. Este ultimo terco era utilizado como machado.
As facas gauchas eram um faz tudo de nossos colonisadores, ao estilo das bowies norte americanas. Usadas para matar e carnear animais, de vacas a ratoes do banhado, cortar mato e comer. Verdadeiras facas de sobrevivencia. Sem falar nas peleias, onde o intuito era marcar e nao matar o oponente. Uma morte era um desastre..
:smokin

Ferrari
01-27-2003, 10:18 AM
Caro Callega, agradeço por responder o tópico, mas acho que não me expliquei muito bem.

Quando coloquei a este tópico foi para falarmos sobre os tipos de fio (afiação mesmo), e creio que vc pode ter confundido com desbaste da lâmina (Hollow, Convex, Flat, etc).

Mas tb acho válido discutirmos este assunto, que é de interesse geral e tem haver com este assunto tb, pois a geometria da lâmina influencia tb.

callega
01-27-2003, 04:21 PM
Ou eu li o final do topico e tasquei fogo..
Mas que tem tudo a ver, tem..
Estava observando o resultado de milhoes de anos de evolucao. Uma maquina mortifera.. Os dentes de um cacao mangona.. Cara, aquilo é uma perfeicao da obra Divina, é uma adaga torcida para dentro da boca. O fio do dente é concavo no centro e um convexo muito longo no fio,, isto com uma curvatura.
Mas, desculpe pelo erro.:smokin

cabete
01-29-2003, 06:46 PM
Caro Ferrari,
O mestre Flavio Duprat em seu curso básico ensina a no final da afiação mudar um ou dois graus para deixar o fio convexo como aqueles arcos de catedrais góticas que é um formato geométrico que dá uma enorme resistência mecânica ao fio e dificulta o dobramento do mesmo.
Eu particularmente acho muito válido este conceito mas também um tanto difícil de se obter com perfeição. Tem que se praticar muito e ter muita sensibilidade para sentir o momento certo de se mudar este 1 grau.
Acho ainda que o fio plano dá mais precisão ao corte quando se necessita desta precisão como em bisturís apesar de que tenho um cunhado cirurgião plástico que diz que na verdade os bisturís são uma grande porcaria, cada um com afiação diferente. Alguns rasgam e não cortam como se fossem facas de obsediana.
Um fio plano com os ângulos iguais dá muita precisão ao corte e o convexo dá maior robustez e durabilidade ao fio, esta é minha opinião já o micro serrilhado não gosto, acho que é um recurso para se usar apenas em "Facas Guinçu" de lâminas finas de aço ruim que devem serrar e não cortar. No entanto tenho que confessar que para cortar tomate, por exemplo, este fio se aplica bem melhor que qualquer outro se o outro não estiver muito bem afiado. Às vezes junto todas as facas da cozinha e meio com preguiça vou "dar um tapa" na afiação delas ( e olha que são muitas ) quando volto minha esposa pega um tomate e faz o passa-não-passa da afiação, algumas acabam voltando para a pedra.