View Full Version : Facas integrais

Ferrari
12-29-2002, 10:52 AM
Caros amigos, apesar do pessoal estar meio parado, acredito que pela ressaca de fim de ano, resolvi bater este t?pico interessante: as facas integrais.

O q vimos no SPKS 2002 foi um verdadeiro "boom" de facas integrais, que estavam presentes nas mesas do Sfreddo, Vilar, Luciano D., Pazini e do Hoffmann. At? eu me senti influenciado e futuramente pretendo forjar alguma coisa deste tipo.

O interessante tb foi notar que os modelos deste estilo eram genuinamente brasileiros: ga?chas, sorocabanas e at? "soruchas" (n?, Vilar?). Talvez este tenha sido um marco na cutelaria nacional?

callega
01-02-2003, 06:34 AM
As integrais do Dorneles e do Sfreddo sao lindas..
Vi o Vilar forjar uma de 52100..Muito dez..
Agora, tem qeu saber forjar bem. Tbem mtem que ter como dar acabamento correeto. Ficam lindas.
? de tirar o chap?u...
ALguns fabricantes andam caindo pra este lado. A mundial. tramontina, etc. Sei que a mundial faz um processo de crescimento na guarda ou aonde iriam os bolsters. ? interessante. Os caras aquecem o metal e empurram um lado contra o outro pra engrossar.. Diferente do metodo dos Customs... Acho que eles chamam de step-up, ou lago parecido...:smokin

Ricardo Lala
01-03-2003, 05:31 AM
Bem, como disse o Ferrari, este ? um estilo bem brasileiro, mas facas integrais vem sendo feito em diversas vers?es h? bastante tempo, o que est? chamando a aten??o ? o estilo, por ser forjada ? m?o, e os desenhos, estes sim, originais do Brasil, como o nosso guaran?, ? gente, o Brasil n?o tem s? samba e mulatas pra mostrar pro mundo, tem muita coisa boa, e cada vez aparece mais, vamos ter orgulho do que ? nosso, e muito mesmo, esperem e vejam o que estar? acontecendo com o nosso mercado de cutelaria em dois ou tres anos, muitas mudan?as ir?o acontecer, para melhor ? claro.... ;)