View Full Version : problemas na revela??o de damasco

Jeff Velasco
12-10-2002, 09:12 PM
Pessoal, estou tendo uns problemas na revela??o do damasco com pe?as de grandes quantidades de camadas.

Nestas pe?as fa?o um polimento semelhante ao polimento japon?s mais tradicional procurando uma revela??o mais sutil do damasco, com uma solu??o de percloreto f?rrico mais suave, v?rios banhos e lixa 2000 entre cada um deles. O resultado ? uma superf?cie quase acetinada mas que, quando olhamos a luz refletida, mostra o padr?o com facilidade. O problema ? que o meu percloreto tem produzido bolhas que deixam a pe?a toda pontilhada... e depois nesses pontos, aparecem focos de oxida??o onde a l?mina come?a a enferrujar se eu n?o tiver cuidado.

Alguma dica ???

rsfjr
12-11-2002, 12:00 AM
Caro Amigo Jefferson,
N?o possuo muita experi?ncia nesse assunto sobre Damasco, por?m:
1. Se o Percloreto est? produzindo bolhas, isso indica alguma oxida??o(mais profunda que o polimento n?o retirou) no a?o.
2. Acho que voc? j? sabe, mas s? para relembrar: o percloreto corr?i mais facilmente ?reas com perda de carbono e/ou com falhas na t?mpera do a?o.
3. Ser? que seu percloreto n?o est? "contaminado" com outros ?cidos ou subst?ncias?

E se voc? tentar utilizar ?cido muri?tico(?cido clor?drico) ou ?gua de bateria(?cido sulf?rico) ao inv?s de percloreto de ferro?

Ricardo Lala
12-11-2002, 04:50 AM
Ol? Jeff, como foi de viagem???
Bem, se o percloreto for totalmente removido, n?o oxida, ent?o ? sinal que podem existir micro fissuras neste damasco, que est?o retendo o percloreto, e a? ele n?o perdoa, enferruja, pergunta, de quem ? este damasco?e como e como voce est? fazendo a limpesa do restante do percloreto?, pode ser que uma limpeza
mais profunda, com ?gua quente seja eficiente...
Abra?os

Jeff Velasco
12-11-2002, 06:37 AM
Bom.. o damasco ? do Luciano Dorneles, e eu estava lavando a pe?a com ?gua e sab?o antigordura, para tirar bem ?leo singer. Realmente n?o me liguei em usar ?gua quente, acho que deve melhorar bastante.. quanto a oxida??o, acho que n?o ? por microfissuras n?o... ? o clima aqui em Floripa: muito ?mido e de alta salinidade.. qualquer coisa que fique exposta ao ambiente por uns dois dias enferruja r?pido. Interessante ? que o percloreto tem dado ?timos resultados com muita gente.

Ricardo, est? de p? o neg?cio dos escorpi?es? Quantos voc? ainda tem?

rsfjr
12-11-2002, 07:39 AM
Amigo Jefferson,
N?o se esque?a que, se a l?mina est? com ?cido, a lavagem com ?gua quente acelera a corros?o. O melhor ? fazer ? fazer como o Amigo Codignoli falou, lavar a l?mina com uma solu??o de ?gua + Bicarbonato de S?dio, ap?s os banhos ?cidos.

Ricardo Lala
12-11-2002, 07:41 AM
Eu me esqueci da maresia, ? um tanto quanto agressiva, mas deve ter sobrado algum residuo, pois eu tive problemas at? com o vapor do percloreto, que usei dentro da oficina, oxidou tudo em volta, ele ? terrivel nestes casos, uma pequena quantidade faz um tremendo estrago.
P.S. confira seu email.

rsfjr
12-11-2002, 07:50 AM
:lol
Me lebro que guardava percloreto em vidros na minha oficina. Um dia estava mexendo com uma mola, e esta escapou de minha m?o e quebrou o vidro de percloreto... Mas ficou uma beleza, ganhei uma nova roupa naquele dia, cor laranja-f?rrico. :lol