View Full Version : Estou lambendo a nova cria!

cabete
12-09-2002, 01:20 PM
Amigos,
Ontem dei por terminada a nova cria que ? a Cabete N?mero 4, em a?o damasco e chifre de cervo argentino.
Consegu? acertar a t?mpera cruzando os processos de c?r e de im? e verifiquei a validade dos dois m?todos ou seja quando na c?r correta realmente o im? deixa de atrair. Desta vez vigiei tamb?m o forno no revenimento para n?o deixar "azular" como da outra vez.
Acho que acertei muita coisa. Em outras ainda tenho muito que evoluir mas para isto vou precisar de equipamento mais profissional.
Estou construindo minha forja ? g?s e assim que entrar uma grana extra tamb?m ganho uma lixadeira descente!!
Cliquem no endere?o e depois nas fotos para ampli?-las. Comentem ? vontade!

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/311296

Jefferson Berr
12-09-2002, 01:26 PM
Parab?ns Cabete.

Sua qualidade est? andando a passos largos.
Continue com sua persist?ncia, que certamente atingir? o n?vel que almeja.
Parab?ns tamb?m a fam?lia e a todos que apostaram e o auxiliaram na cria??o das pe?as.

Um grande abra

Josu?H.M.Araujo
12-09-2002, 01:53 PM
Tai voc? certamente tem a?o mas veias e n?o s? nos nervos.
Cara gostei do jeit?o da faca tem uma cara faca de ca?ador dos anos vinte .
E se parece com uma buffalo squiner de uma revista Guns de 1928 da cole??o do "Joca" ( um cliente meu daqui das Americanas)
Um Belo Conjunto.

Silvana
12-10-2002, 12:25 PM
Caro Cabete,

Parab?ns pelo belo trabalho. S? fico imaginando quando o equipamento estiver ? altura do artes?o ... n?o vai dar para segurar.
Espero t?-lo como expositor nos pr?ximos eventos, pois assim a sua beleza, traduzida em arte, estar? ao alcance de todos os amantes da cutelaria e n?o mais restrita a n?s.
Um grande abra?o,

FCMacambyra
12-11-2002, 05:36 AM
CABETE

Parab?ns pela faca!!! ficou muito bonita mesmo!!!

E vou concordar com o Josu?

Eu tamb?m "...gostei do jeit?o da faca, tem uma cara faca de ca?ador dos anos vinte..."

Continue assim amigo.

Ricardo Lala
12-13-2002, 09:15 AM
Legal, a faca ficou boa, mas ....e a lingua, cortou?????

Jeff Velasco
12-14-2002, 10:42 AM
Uma curiosidade cabete.. qual a origem do damasco, qual a liga e quantas camadas ele tem?

Abra?o,

cabete
12-15-2002, 11:54 AM
Amigos,
Antes de mais nada obrigado pelos coment?rios, que sempre nos ajudam a prosseguir.
Ontem ? tarde fiz a bainha desta faca e at? que n?o ficou t?o mal por ser a segunda j? que a primeira detonei no f?rno de micro-ondas.
Ricardo, ? claro que voc? sabe o significado de "Lamber a cria" mas tamb?m n?o tive o perigo de cortar a lingua pois n?o fa?o a afia??o fina at? ter uma bainha para a faca. Diferentemente de quase todos cuteleiros eu tenho o h?bito de guardar minhas facas nas bainhas, ? claro que depois de dar uma boa siliconizada na faca e internamente na bainha.
Velasco, o damasco ? um 5160/1095 com umas 12 dobras, n?o sei exatamente o n?mero final de camadas.
Este damasco me foi vendido por um cuteleiro nacional cujo nome estou proibido de citar neste forum.

Jeff Velasco
12-15-2002, 09:23 PM
Sem problemas cabete... s? um pequeno detalhe de nomenclatura, n?o seria um damasco de 12 dobras, mas de 12 camadas. Isso pode ser que tenha sido um billet montado com 6 l?minas e dobrado uma ?nica vez, ou um billet montado diretamente com 12 l?minas, ou ainda um billet de 3 l?minas dobrado 3 vezes.

cabete
12-16-2002, 10:05 AM
Resolv? fazer as bainhas das facas e neste final de semana fiz a bainha desta faca de damasco e de outras duas que coloquei juntas em uma ?nica bainha para transportar aos churrascos.
Acrescentei as fotos aos albuns que est?o nos endere?os:

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/311296

e

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/295927

Deem uma olhada pois ficaram interessantes. A bainha da faca em damasco possui a presilha de im? e a outra bainha tem dois im?s embutidos na regi?o das l?minas ( aqueles im?s de HDs velhos ) mas que n?o seriam necess?rios pois as facas ficaram bem justas, ? menos que com o tempo o couro laceie e os im?s venham a ser ?teis, j? que est?o l? ? claro que n?o irei desmontar as bainhas para retir?-los.
Como uso deixar as facas nas bainhas eu uso dar uma bela siliconizada no interior das bainhas com silicone spray.

Josu?H.M.Araujo
12-16-2002, 08:42 PM
Cabete eu recebi as fotos de suas bainhas , pelo que pude ver ficou melhor doque as primeiras fotos me mostraram.
Mas se voc? quiser faze-las melhores ainda. ? s? conversar e trase-las ? minha bagun... Digo Atelier.

Abra?os do Josu