View Full Version : T?cnicas de cutelaria

Willian Maia
11-21-2002, 09:55 AM
Caros amigos amantes e praticantes de cutelaria,

reservem este local para colocarmos em pr?tica a id?ia de nosso amigo FCMacambyra, escrevam todas as dicas, e t?cnicas que cada um de vcs conhecerem , assim como os passo a serem seguidos !!!

Procurem come?ar do in?cio, como:

-Escolha das ferramentas
-materiais
-etc...

Espero que todos participem!!!

Ricardo Lala
11-22-2002, 07:50 AM
caro Willian,
se voce fizer uma revis?o nos t?picos antigos, os primeiros deste forum, voce ir? encontrar tudo a este respeito, que j? foi debatido em outras conversas, mas se algu?m quizer compilar tudo em um ?nico t?pico, melhor ainda.... ;)

Rodrigo Sfreddo
11-24-2002, 07:38 PM
Vou aproveitar para fazer uma observa??o: Esse f?run ? frequentado por cuteleiros,aspirantes ? cuteleiros e amantes da cutelaria. Eu entendo que aqueles que pretendem aprender sobre as t?cnicas da cutelaria fiquem ansiosos por tentar obter o m?ximo de informa??es dos cuteleiros;mas ? nessess?rio ter em mente que ningu?m vai aprender a fazer facas atrav?s desse f?run,e que ? imposs?vel colocar anos de conhecimento e aprimoramento t?cnico em um t?pico. Esse f?run tem um papel fundamental na comunica??o entre as pessoas envolvidas com a cutelaria,e se destina a trocar id?ias,criar discuss?es,e transmitir conhecimento. A grande maioria dos cuteleiros est? sempre disposta a solucionar d?vidas e trocar informa??es(como j? t?m acontecido nesse f?run). Mas aprender a fazer uma faca ? algo que s? pode ser feito pessoalmente,com professor e aluno lado a lado. O que se pode sim,? tirar as d?vidas(expec?ficas)decorrentes de experi?ncias em oficina. "Escrever todas as dicas e t?cnicas que n?s conhecemos" ? algo imposs?vel,? como pedir a um m?dico:escreve a? tudo que tu sabe sobre medicina... Vale lembrar que a cutelaria ? uma profiss?o como as outras,e embora n?o existam cursos de cutelaria nas universidades,ela exige investimento em tempo,dinheiro,e muito conhecimento. Eu j? invest? em minha profiss?o tanto quanto um m?dico ou um advogado precisam investir nas suas. Espero que n?o me entendam mal,n?o tenho a inten??o de criticar ningu?m,apenas exclarecer um pouco as coisas. Um grande abra?o ? todos.

Ricardo Lala
11-25-2002, 05:04 AM
Pois bem, o ch? Sfreddo tocou em um assunto muito relevante, que ? o custo da aprendizagem, eu tenho 13 anos de estrada, e no ?nicio n?o foi nada f?cil, mas, se hoje temos uma boa estrutura, equipamentos e experi?ncia, foi gra?as ao nosso esfor?o e abnega??o durante anos a fio, por isso que volto a repetir, tenham perseveran?a, eu conhe?o v?rias pessoas que come?aram pensando que seria f?cil, era s? fazer as facas e embolsar o lucro, quando viram que n?o era bem assim, arrumaram um emprego ou algo parecido e fecharam a oficina.
O caminho ? arduo e as recompensas s?o escassas, n?o se iludam para n?o decepcionarem-se.
Abra?os

Ferrari
11-25-2002, 09:57 AM
Concordo com o Rodrigo, realmente ? muito dif?cil passar as coisas via computador e tem horas que somente a pr?tica resolve. Tamb?m ralei muito no come?o (e ainda estou ralando!), mas se o cara quer fazer facas deve ter dedica??o e perseveran?a naquilo q deseja. Se o cara ficar somente na frente do computador, provavelmente n?o vai sair uma faca, por isso acho de suma import?ncia, principalmente para os iniciantes, frequentarem os shows (SPKS, Bras?lia, etc), e as martelan?as que vir?o. O pessoal deve lembrar que no SPKS de 2001 fui s? como espectador, dei uma olhada... perguntei... e no ano passado fui como expositor.

Willian Maia
11-25-2002, 10:37 AM
A? pessoal,

s? achei interessante a id?ia de reunir conhecimentos sobre cutelaria, em um passo a passo para iniciantes, jamais disse que ? f?cil , que ? r?pido, ou que a pr?tica n?o ? importante!

eu mesmo sei por experi?ncia pr?pria, que a pr?tica ? que leva a perfei??o!!!

mas, se o problema ? dar moleza para o cara que est? come?ando agora, j? ? outro departamento!

*na compara??o com o m?dico, ? o mesmo que pedir um kit de primeiros socorros, e alguem dizer que ? preciso fazer medicina primeiro!!!

Fui interpretado muito mal na iniciativa, e levei muito serm?o pro meu gosto!!!

obrigado mais uma vez!!!

Josu?H.M.Araujo
11-25-2002, 04:28 PM
Wiliam n?o se aborre?a.
S?o esses serm?es que nos fazem pensar e analisar o quanto queremos aprender e o quanto estamos dispostos a pagar por um sonho ou um objetivo.
No ninho das cobras ? bom se preparar para as mordidas.Mas tamb?m com o tempo voc? estar? desfrutando de boas sinceras , s?lidas e solid?rias amizades. Para ser cuteleiro tem que se ter um que de louco com um a mesma quatidade de de Juizo e M?gica. Persevere, n?o desanime.
Pesquise e ponha em pratica oque pesquisou.
E mantenha o contato.

(Obrigado pela dica Lala.)
Espero o mesmo de todos.

Ricardo Lala
11-25-2002, 05:18 PM
Ol? Willian, o que o Josu? disse ? verdade, apesar da "amizade" dele ter sido escrito errado, ? verdadeira, :D , e a "perseveran?a" tamb?m :D :D ;) ......

Rodrigo Sfreddo
11-25-2002, 06:38 PM
Caro Willian,creio que o mal interpretado fui eu. Como eu disse;n?o tenho a inten??o de criticar ningu?m,apenas exclarecer um pouco as coisas. Segundo Don Fogg,o melhor meio de aprender a fazer facas ? fazendo um curso,com um instrutor experiente ao seu lado observando os seus pequenos erros antes que se tornem grandes erros. Usando o forjamento como exemplo:eu poderia escrever p?ginas e mais p?ginas sobre forjamento aqu? neste f?run,mas voc? aprenderia bem mais em uma tarde de aula pr?tica ao lado de um forjador experiente. Como disse o Ferrari,? muito importante que os iniciantes frequentem os shows e as martelan?as,pois ? no contato pessoal que voc?s poder?o realmente aprender algo. E ? prop?sito,n?o tenho problema nenhum em dar moleza para quem est? come?ando,? s? voc? perguntar para qualquer pessoa que me conhe?a. Eu estou sempre disposto a passar para os outros o que eu aprend?,mas ? preciso ensinar com responsabilidade. Vou lhe dar um exemplo: Uma v?z um cara colocou um t?pico sobre damasco(N?o me lembro se aqu? ou no Sotai)dizendo que tinha tentado fazer damasco lendo uma mat?ria da Magnum,e que n?o conseguiu espichar o billet,cortar e dobrar. Pois bem,se o cara n?o consegue forjar um tarugo at? o dobro do comprimento,cortar no meio e dobrar;t? tentando fazer damasco por qu?? Isso ? como n?o saber a tabuada e querer aprender c?lculo! Se voc? n?o sabe nada sobre cutelaria,deve primeiro ler tudo que voc? conseguir sobre a?o,tratamento t?rmico,etc... Depois voc? pode exclarecer suas d?vidas no f?run. Voc? percebe onde quero chegar? Esse f?run s? serve para tirar d?vidas,e n?o para ensinar. Voc? quer aprender sobre t?mpera? Leia um livro(ou melhor,v?rios). Ningu?m poder? lhe ensinar a temperar uma faca aqu?. Espero que dessa v?z n?o me entenda mal,at? por que quem d? serm?o ? padre. Um abra?o.

Carbal
11-25-2002, 06:40 PM
Ol? Willian.
N?o sou cuteleiro (ainda), nem mesmo dei uma martelada numa barra de a?o incandescente, mas fa?o inhas as palavras do Sr. Josu? e do Sr. Ricardo.
Veja s?: eu fa?o parte deste f?rum h? cerca de 2 ou 3 meses. J? recebi muitos bons conselhos e dicas. S? n?o pude p?-los em pr?tica por que a grana est? curta (muito curta, ali?s) pr? poder comprar os materiais e equipamentos. At? meu pai me aconsehou: "conhe?a um cuteleiro experiente, e tente forjar alguma coisa, antes de sair comprando bigornas e marretas".
S? que na minha cidade n?o achei nenhum cuteleiro. Mesmo assim dou uma olhada no f?rum todos os dias. Sempre tem uma novidade ou outra. N?o se aborre?a. O pessoal daqui ? muito gente fina. S?o pessoas generosas que n?o "sonegam informa??o". At? tomo a liberdadde de dizer: continue perguntando.
Quanto a mim, continuo seguindo o conselho de um dos membros do f?rum: "Leia, leia, leia...", at? a hora em que puder por a m?o na massa, ou melhor na forja.

Um abra

cabete
11-25-2002, 07:20 PM
Deixem-me dar o meu modesto exemplo: Sempre fa?o as coisas por caminhos um pouco diferentes da maioria talvez por ter um racioc?nio um pouco lento para certas coisas.
H? nove anos atr?s quando consegu? comprar minha casa pr?pria via cons?rcio uma das primeiras coisas que fiz foi escolher um cantinho aconchegante e bem ventilado e enfincar l? uma verdadeira tora quadrada de 25 x 25 cm que ficou com 1,5 metros dentro do ch?o. No topo desta tora fiz uma estrutura de ferro chato de 1/2" de espessura na qual prend? uma mor?a na lateral da tora. No t?po da tora coloquei uma bigorna.
Avisei a minha esposa: aqui nesta bigorna ainda vou fazer muitas facas!
At? hoje usei muito pouco a bigorna. Em nenhuma das vezes usei-a para forjar uma faca pois tentei e v? que n?o seria f?cil a empreitada.
Comecei ent?o a aprender a fazer o desbaste. Fiz uma lixadeira vagabunda, comprei esmeril, constru? minha forja ? carv?o ( para poder temperar ), sa? ? ca?a de dicas e mais dicas. Sa? ? ca?a de a?os e madeiras, agora estou ? ca?a dos lat?es para guardas, e por a? afora ... Para n?o me alongar mais. Ap?s 9 anos de ter enfincado meu t?co com a bigorna estou fazendo ( por desbaste ) minha primeira faca em a?o damasco, gentilmente vendido por um cuteleiro experi?nte, fiquei hipnotizado pela beleza do damasco e agora com certeza receb? o impulso que faltava para partir para a forja !
Coloquei uma meta de em 4 meses construir minha forja ? g?s, minha lixadeira profissional e fazer um aprendizado de pelo menos uma semana com um bom mestre cuteleiro. O tempo n?o ? problema para mim pois pretendo viver bastante e encaro a cutelaria como um hobby. Estou curtindo o aprendizado. As dicas foram valiosas. Aprend? a temperar e revenir lendo e recebendo dicas dos cuteleiros amigos, estou aprendendo a encabar com madeiras e chifres de cervos. D? para se aprender a fazer faca sem ter o mestre ao lado! Quanto ?s facas forjadas acredito que tamb?m d? para aprender s? que aprendendo ao vivo e ? c?res o tempo cair? para um cent?simo do aprendizado solo.
Nestes anos conhec? realmente muita gente nobre e tamb?m alguns bem pobres de esp?rito mas isto n?o ? um problema meu e sim d?les. ? claro que irei cultivar a amizade dos nobres e desprendidos simplesmente pelo fato de ser muito mais agrad?vel estar com ?les!
Talvez com mais alguns anos eu chegue ao ponto de forjar um belo damasco e lhes garanto que terei curtido cada momento desta jornada e espero estar com a maioria de voc?s l? adiante!!

Josu?H.M.Araujo
11-26-2002, 04:55 AM
Amigos todos nos quando come?amos a andar tomamos nossos tombos.
E como disse uma poetisa.
"Melhor errar por ter tentado fazer
Que sofrer a dor de nunca ter tentado ou experimentado".
:D ;) :)

Willian Maia
11-26-2002, 06:52 AM
Valeu pessoal,

N?o se preocupem , pois eu n?o me aborre?o f?cil, e mesmo quando aborre?o, n?o dura at? o outro dia, como diz a Palavra:"n?o se ponha o sol sobre a sua ira"

Eu entendo tudo o que vcs dizem, pois em outros assuntos eu ? que sou o mestre e tenho meus disc?pulos, mas eu fiz apenas o que eu pe?o a eles: tem alguma d?vida, problema, interpretou mal???...ent?o fale!!!
Eu falei e vcs explicaram !!!

Foi bom para eu poder ver a seriedade com que vcs trabalham , e n?o precisei perder uma fonte muito boa de informa??es e com certeza ...de amizade!!!

quanto a pr?tica, meu vizinho tem uma forja, mas ele a usa para apontar ponteiros, pois ele trabalha em uma pedreira, e corta pedras decorativas e para constru??o, por isso ? que eu estou pesquisando sobre facas e espadas, pois ele n?o sabe nada a respeito!!!

Estou em desvantagem com rela??o a maioria de vcs, pois moro em uma cidade com absolutamente nenhuma tradi??o em cutelaria, J? ouviram falar de Itatiaia-RJ??? ent?o, n?o estou no sul ou em SP!!!

Quero continuar contando com vcs!!! OK???

Sem ressentimento!!!!

Um abra?o a todos!!!

cabete
11-26-2002, 07:26 AM
Maia,
Se a? n?o tem nenhum cuteleiro ent?o est? muito f?cil de voc? se tornar o melhor cuteleiro de sua cidade !! Basta fazer a primeira faca ! ? claro que quando voc? falar o pre?o das facas artesanais o pessoal cair? de costas pois devem estar acostumados com aquelas das lojas de 1,99.
Mesmo que forja tem que aprender a temperar portando comece desbastando umas molas de Komb? como todos n?s e temperando-as na forja. Querer forjar facas sem nunca ter feito uma faca por outros m?todos ? mais ou menos como querer aprender a usar o AUTOCAD sem saber desenho mec?nico. Podemos at? aprender mas ser? um caminho bem mais complexo.
Se o cara ? craque no desenho mec?nico ele aprende o AUTOCAD em uma sentada. Porque raz?o voc? acha que muitos cuteleiros aprenderam t?o rapidamente a forjar suas facas? Porque j? sabiam fazer facas! Alguns j? faziam facas desbastadas h? anos!
Trace uma meta para voc? e m?os ? obra. No que pudermos ajudar disponha!

Josu?H.M.Araujo
11-26-2002, 10:12 AM
Maia.
Em vez de descer ? casa do oleiro , v? a casa do forjador.
As li??es s?o as mesmas.
( ? codigo descifre)

callega
11-26-2002, 10:34 AM
Caro Willian, passei pelo mesmo problema que vc.. Tbem reclamei, digamos que um pouco mais que vc, e levei um sermao..
Compreendo plenamente o que sentes.
Posso te garantir que os cuteleiros que conheco pessoalmente no tem o menor problema em te ajudar. Ensianm mesmo, sem problemas. Agora, pedir para que escrevam, [e demais pra eles.
Alguns te ensinam ate por telefone.
Tente dar uma olhada nos tutoriais daqui, mesmo sem saber ingles, podes aprender algo. http://www.customknifedirectory.com/CKD_TutorialFrameset.htm?CKD_Tutorials.htm~tmain.
temnm um que ? Let's Make a Lil' Skinner , que deve te ajudar.
Caso tenhas alguma duvida, podes pedir ajuda.

Concordo plenamente com o Sfreddo, numa tarde observando ele, o Villar e o Dorneles trabalharem, aprendi a resolver meus problemas na fabricacao das minhas facas. Eles nao escondem o o jogo.
Acho que quem tem mais conhecimento, ao inves de reclamar, devia tentar encaminhar o pobre iniciante a ler um tutorial, como os do CKD. As vezes, uma pequena forcinha nao faz mal. tem um cara de Santa catarina que me mandou um mail pedindo ajuda. Dentro de meus parcos conhecimentos, tentei ajudar e acredito que ajudei. Mesmo que a faca dele saia uma M, ele vai ficar estimulado a tentar fazer mais.
Acredito que o caminho deva ser este.
Porem, respeito a quem pense de forma diferente.
:smokin :smokin :smokin :cool: :smokin :smokin :smokin :p

Willian Maia
11-26-2002, 10:52 AM
Josu?,

esse foi f?cil,

mas eu quero saber se tem cuteleiro refazendo faca quebrada!!!

eu mesmo j? comparava minha vida a uma pe?a forjada, pois tem hora que Deus me d? umas marteladas, mas sempre fico mais forte, e com uma forma melhor!!!

...por falar nisso , n?o sei como tem cuteleiro(espadeiro, sei l?) que n?o gosta de ler a B?blia, tem cada hist?ria de batalhas, com espadas e lan?as que ? de dar ?gua na boca!!!

Procurem pelos valentes de Davi!!!!

Lepazini
11-26-2002, 06:21 PM
Caros amigos, a dias n?o entrava no forum e escrivia para topicos nacionas, todos podem ver que quase me isolei em conversa com o amigo Mariano"Argentino", porque ?
Acho muito dificil agradar a todos, se vc tentar aprender pelo forum ? bem possivel que cada cuteleiro tente te ensinar a fazer a mesma coisa de metodos diferentes, isso pode n?o s? te criar uma duvida terrivel como vai te fazer perder muito material, T?cnicas, cada um tem as suas, eu para aprender tive que principalmente criar uma Biblioteca particular onde n?o economizei , importei tudo oque me chamava a aten??o, so sobre damasco tenho 3 livros , alem de muitas blades, Knives, How to make, e muito, muito sobre forja, ler te faz ver o caminho que cada um faz para chegar a determinado resultado, um exemplo para mim ? Sr Ed Fowler n?o gosto do resultado final das facas dele, m?s tenho que admitir o metodo como ele forja ? bastante eficiente, e assim penso que vc pode ter todos os macetes aqui mastigados para vc, m?s na hora de fazer e por em pratica eles vc vai sentir a diferen?a que eu chamo "Tempo" de oficina, pois n?o se pode comparar alguem que a 5 ou 10 anos faz uso diario de um equipamento e tem sobre este total dominio, contra alguem que mal o conhece, sempre me coloquei a disposi??o de ajudar e incentivar quem quer conhecer a arte, m?s logo digo para vc atingir um bom nivel ira perder muito dinheiro , tempo, e as veses at? a autoconfian?a, " para mim fazer facas ? algo como expressar o teu sentimento, tem dias que nada funciona, tem dias que vc se acha o Fisk, faz tudo de olhos vendados eo resultado ? perfeito , quanto ao quesito gastos, para vc fazer algo com boa qualidade ? fundamental ter boas maquinas e bons materiais, conhecimento vc precisa adquirir , e lhes digo s? existe uma forma.
"M?os a Obra".

Leandro Pazini

Josu?H.M.Araujo
11-26-2002, 08:24 PM
Caro Wilian...
Existem espadas selebres como a de Golias e que depois foi de Davi. Os Filisteus eram abeis forjadores e sabiam trabalhar o bronse e o ferro.
Existem tambem o cutelo de Abr?o, a espada de Josu? o sucessor de Moises. Alem das espadas de Pedro ( com a qual decepou a orelha do Servo de Caifaz) E a Espada de Thiago. Mas isso acaba entrando em um campo mais para outro tipo de assunto.
Seja flexivel para as marteladas do Supremo forjador. Asseitar ? se deixar moldar por ele.