View Full Version : Novato na ?rea!!!

Willian Maia
11-20-2002, 11:13 AM
:D Ol? pessoal,

? minha primeira vez, por isso sejam carinhosos!!! He He!!!

Brincadeira!!!

Minha gente, assim como tenho visto alguns, n?o sei bulhufas de cutelaria ainda, por isso gostaria de pedir para os mais velhos me indicarem o caminho mais certo, f?cil e principalmente o mais barato para me iniciar na cutelaria, sempre fui apaixonado por l?minas, e principalmente por trabalhos primitivistas.

Gostaria de saber se para iniciar, eu poderia forjar uma faca, e dar acabamento , apenas com material artesanal, como limas , pedras e lixas???

desde j? muito grato!!!

Josu?H.M.Araujo
11-20-2002, 04:29 PM
Fique a vontade e pergunte o que quiser.
De uma lida nos topicos do forum que voc? vai se interar so bre o assunto.
Muito prazer em conhece-lo.
:)

A turma est? quieta devido a proximidade do SPKS. Todos devem estar preparando pessas formidaveis , digo facas, dai a paradeira. a coisa vai ferver depois do SPKS 2002.
At? mais.

ikoma
11-20-2002, 09:32 PM
Oi Willian

N?o sou t?o velho assim, m?s no que eu puder ajudar estou a disposi??o.
? plenamente poss?vel se fazer uma faca usando-se apenas ferramentas basicas, eu comecei assim, t? certo que foi mais por falta de condi??es do que por op??o, m?s o resultado ? o mesmo, tudo depende da habilidade do cuteleiro, um cara que n?o tem a menor no??o de como usar uma lima, provavelmente n?o vai conseguir fazer nada com uma lixadeira, a n?o ser transformar um peda?o de a?o em p? mais r?pido. Por isso o melhor que voc? tem a fazer ? dominar as ferramentas que voc? tem a disposi??o, lembre-se que a melhor ferramenta que existe ? aquela que voc? tem a disposi??o, eu mesmo tento me convencer disso toda vez que uso as minhas :D
abra

callega
11-21-2002, 04:18 AM
A sabedoria oriental fala...
Eu tbem fiz minha primeira faca na marra.. Fiz a lamina de uma lima faca, desbastei tudo na pedra de afiar...
Na segunda, terceira e quarta, usei lixa manual. Depois comprei ferramentas..
Com calma, chega-se la. E pode perguntar que o pessoal ajuda..
Seja bem vindo. :smokin

Willian Maia
11-21-2002, 05:33 AM
0] valeu Pessoal!!!

eu j? andei olhando o F?rum quase todo, e ja aprend? bastante coisa com os colegas, e relembrei muitas outras, pois na "teoria"eu tive no curso t?cnico quase tudo isso, desde usinagem , ajustagem, forja , passando por todas as m?quinas que eu conhe?o, at? corte a plasma!!!

Mas pr?tica que ? bom ...quase nada, pois a ?nica coisa que botamos a m?o na massa foram as limas , esmeril e lixadeiras!!!(o resto custa caro n?!!!)

Tenho um motor com um rebolo de madeira , daqueles de colocar lixa, e tem mais ou menos 10cm de di?metro, ser? que d? pra fazer alguma coisa com ele???

Quais as limas b?sicas para qualquer iniciante??? Por enquanto eu s? tenho uma mur?a de 6" eu acho?!?!

Seria interessante uma bastarda???

E polimento manual d? pra fazer???

Obrigado Pelas dicas!!!

Ricardo Lala
11-21-2002, 05:33 AM
Seja bem vindo Willian,
E tenha perseveran?a, pois ? como disse o Mestre Jerry Fisk, se voce quer fazer "uma " faca, n?o fa?a, compre uma, mas se voce quer fazer facas ent?o n?o desista f?cil, pois as primeiras n?o sair?o grade coisa mesmo, mas v? em frente, talvez l? pela d?cima j? tenha uma aparencia melhor, he he he :D

Lepazini
11-21-2002, 08:45 AM
Caro willian:
Aconselho que n?o use esta maquina para tentra usinar, pois se ? um tipo de rebolo de superficie dura"no caso madeira"vc tem que colocar uma lixa, correto, m?s mesmo assim ele ira te provocar uma boa trepida??o, impossibilitando vc de ter pleno controle sobre a pe?a, isto pode ser perigoso alem de que o resultado n?o sera muito agradavel, pois vc tera varias marcas de lixa dispersas sobre a superficie, devido a trepida??o, aconselho que se tem uma forja, forje a faca at? o mais proximo possivel do formato que deseja, na? tenha medo de gastar material para aprender, pegue molas velhas para esta esperiencia at? que vc consiga um resultado razoavel, normalize a faca na propia forja, aqui no forum tem varias manhas para este assunto, e depois ? limar, limar, e limar, como vc me falou , creio que vc deve gostar de facas com estilo Old Frontier, devido a isto vc pode ter uma facilidade, pois pode praticamente ter a lamina quase pronta na propia forja, restando apenas acertar a area do fio.

Leandro Pazini

callega
11-22-2002, 04:10 AM
O Lala e o Pazini j? te deram otimas dicas...
Qto ao polimento a mao, prefiro fazer sem dar..Se tiver que dar, nao faco...:D :D :D
Minhas primeiras facas eram feitas completamente na mao..
Pra lixar, pegue um toquinho de madeira bem dura e coloque uma lixa em baixo.. Procure trocar o sentido do lixamento em cada troca de grao, assimpercebera os riscos da lixa anterior. Depois de chegAr numa lixa bem fina, passe para ,massa de pulir carro grossa e depois a fina.. Funciona, pode nao ser de primeira, mas funciona.:smokin