View Full Version : Assustador

rsfjr
11-02-2002, 06:50 PM
Ol?,
N?o sei se estou desatualizado, mas ontem eu fui consultar o pre?o de uma bigorna de 20 KG, e seu pre?o me espantou!
Ela custava R$220 :eek: , quando ou ouvi o vendedor falando esse pre?o, quase briguei com ele, pois ? s? um peda?o de ferro fundido.
Eu acho que o cara nem sabia o que era uma bigorna...

cabete
11-03-2002, 07:34 AM
Gigorna ? uma das formas mais caras de comprar a?o fundido !!
Realmente s?o caras.
Esta semana v? uma usada em um Ferro-Velho, ? uma de 60 Kg em perfeito estado. Pedem R$ 300,00. Marca Somar.

Ferrari
11-03-2002, 07:47 AM
Realmente as bigornas s?o caras, e principalmente essas novas n?o tem uma boa qualidade. A minha ? uma Villares de 20 Kg que comprei usada de um ferreiro por R$ 50,00, e deve ter uns 30 anos. Aconselho vc a procurar uma usada em algum ferro-velho ou at? mesmo em algumas serralherias que as aposentaram a muito tempo.

Josu?H.M.Araujo
11-03-2002, 10:10 AM
Mas ? isso ai.
Tem que procurar ,eu mesmo estou procurando muito s? achei baga?o de bigorna at? agora. No merca do o pre?o est? entre $R300,00 e 500 Reais as novas eu achei aqui umas morsas de ferreiro. Mas ainda n?o fui buscar, est?o em Estado De Sucata mas acho que ? possivel arumar pelomenos umas 6. Mas Aviso 3 ja tem dono.
Essa semana ponho o telefone endere?o do sucateiro.

.

rsfjr
11-03-2002, 10:52 AM
Ol?,
O pessoal rouba de mais, pelo que me lembre n?o era t?o caro, o pre?o de uma bigorna de 20Kg, eu acho que esse pessoal de loja pensa s? porque ? pesado ? caro, acho que ? mais f?cil comprar direto de uma sider?rgica ou metal?rgica.
Improvisando, ? s? pegar uma tampa de ferro fundido grossa quebrada, e colocar numa base de madeira.:cool:

Ferrari
11-03-2002, 02:17 PM
Caro Arakawa, se vc deseja improvisar, beleza, louvo sua atitude de come?ar com coisas simples.

Mas uma bigorna boa faz a diferen?a.

Se vc pegar qualquer ferro e usar como bigorna, vc poder? ter bons resultados. Quem usa muito o chife c?nico ou o quadrado realmente vai achar falta desses acess?rios. Isto sem falar que uma bigorna bem feita n?o vai amassar com qualquer batidinha do malho, sendo que essas mossas podem ocasionar defeitos indesej?veis na pe?a que vc est? forjando.

No meu caso como te falei tenho uma de 20 Kg, mas estou louco para comprar uma americana que vi, com s? um chifre e com a mesa temperada e soldada. Esta ? o bicho!

Jeff Velasco
11-03-2002, 07:09 PM
Existem alguns itens onde se pode economizar, outros n?o, pois eles v?o influenciar diretamente na qualidade do seu trabalho. A mesma regra das pedras de polimento para o acabamento se aplicam ? bigorna. Uma boa bigorna, no tamanho adequado para o tipo de pe?a que voc? vai fazer, ? a diferen?a entre muitas e algumas horas de forjamento, e por consequ?ncia no desbaste depois. Acredito que, bigorna, martelos, e lixas para lixadeira, bem como as mat?rias primas, s?o ?tens onde n?o se pode economizar.
A minha bigorna foi comprada pelo Vilar, custou R$ 240 e pesa 80kg. Tem uma mesa comprida e dois chifres, al?m dos buracos para fixar as ferramentas. ? uma execelente bigorna forjada (n?o fundida como as novas) e acho que ela vale cada centavo que paguei nela. INVESTIMENTO, ? a palavra correta.

cabete
11-04-2002, 01:42 PM
Velasco,
Me disseram que voc? pagou R$ 240,00 da bigorna e R$ 600,00 de SEDEX !! ? verdade isto ? :D

Jeff Velasco
11-04-2002, 02:26 PM
O frete foi cerca de 25 reais.

Ivan Campos
11-04-2002, 05:38 PM
Ouvi dizer que o Vilar meteu sua bigorna na prensa hidraulica e apertou at? caber num envelope of?cio, Jefferson. ? verdade? :p

Josu?H.M.Araujo
11-05-2002, 04:59 PM
Ser? que d? para fazer uma bigorna, n?o ? improvisar...
? fazer uma. eu cogitei comprar uma barra de a?o 1070 e temperar a superficie onde vou forjar minhas l?minas.
Ser? alguem tem alguma ed?ia de como fazer uma bigorna tipo espanhola.

cabete
11-05-2002, 06:43 PM
Em uma "Loja de produtos reciclados", ou seja, ferro velho, de Belo Horizonte v? uma bigorna monstruosa de 500 ou 600 Kg, n?o d? nem para imaginar o que se faz com um monstro destes e o pre?o por Kg, se n?o me falha a mem?ria, era razo?vel, na faixa dos R$ 3,00 o Kg.
N?o sei se a pe?a ainda existe l? pois faz mais de um ano que v?.
O cara tinha tamb?m umas p?s de turbina toda em inox de 3.000 Kg cada, pe?as lind?ssimas. E queria de toda forma me vender uma tentando me convencer que ficaria muito legal para escrever o nome da fabrica e deixar no jardim !!!
O dono deste ferro velho ? uma grande figura, ele se apresenta assim: "muito prazer! Eu sou o Garcia ! Compro e vendo qualquer porcaria pr? ganhar uma mixaria e sustentar a dona Maria!" E assim ele se apresenta para todas as pessoas. ? com certeza o ferro velho mais organizado que j? conhec

R.Vilar
11-06-2002, 06:31 PM
Ol?,

acho que por estar em S?o Paulo, e por ser um rato da piratininga, j? fui solicitado p/ procurar bigornas p/ v?riosamigos .
J? vi muita coisa boa e muita coisa ruim, mas uma coisa ? certa, as bigornas s?o caras, principalmente se pensamos que ? s? um peda?o de ferro.
A minha tem 90 kgs e paguei a 2 anos R$300.00 depois de muita choradeira. As ultimas que comprei foram l? p/ o sul tinham 80 kgs e paguei R$240.00 cada.
Estes pre?os n?o est?o por fora, siga o seguinte raciocinio:
O kg do a?o em uma fundi??o deve estar em torno de R$3.50 , vc terria que fornecer o molde etc etc etc , acho que n?o vale a pena. P/ o curso do Fisk compramos 5 bigornas novas, mas a qualidade delas ? muito ruim, vale a pena procurar em ferro velho , eu pessoalmente sou f? da marca da Villares ( infelizmente nenhum parentesco)

D'Bem
11-08-2002, 08:51 PM
Caros amigos,
pelo que li tive um pouquinho de sorte, encontrei uma bigorninha que foi da Rede Sorocabana, tb?m em um sucat?o quiz me convencer o dono que ela tinha 200kg, n?o creio que tenha tudo isto, mas na hora de descarregar eu estava sozinho e tive que abra?a-la para coloca-la no ch?o, e foi ai que tive certeza que era realmente pessada, eu n?o diria duzentos kilos, mas que uns 150 tem isto tem podem acreditar, o meu conselho para que quer ? bem o do Cabete e outros amigos vizitar os sucat?es, principalmente onde existiram oficinas das redes ferroviarias que foram desativadas. Ah! tenho uma pergunta que talves alguem possa me ajudar, ? com rela??o a marca da bigorna que comprei ela tem um simbolo estampado como se fosse dois compassos um em p? e outro invertido, mais s?o sobrepostos como os do simbolo massonico, e n?o separados como os "as"da Villares, um grande e forte abra?o a todos.
D'Bem

rsfjr
11-10-2002, 04:26 AM
Josu?,
Acho que voc? fizer uma bigorna de a?o 1070, ela n?o ag?enta, vai sair toda amassada.
O neg?cio ? fazer uma bigorna de a?o fundido que ? muito mais duro que o a?o.
Por isso que eu digo, tampas de rua velhas e estragadas servem, acho que no ferro velho eles t?m esse tipo de material.

callega
11-21-2002, 03:38 AM
A minha bigorna ? de ferro fu(n)dido.. Bela bomba... Como iniciei pelo lado errado, forjei VC131 e VD2 nela.. Ficou cheia de marcas.. Tem um coroa que forja algumas laminas pra mim, o nono Munhol, que tem varias bigornas de aco.. Cara, aquelas bigornas sao mais velhas que eu. Podem estar desniveladasm mas nao com buracos.
Eu acho que um aco pra trabalho a quente, fica melhor.. Ja pensei em colocar uma chapa em cima da minha bigorna..
Outra coisa, os gringo falam que uma bigorna serve para forjar ate 10% do seu peso. Ou seja, uma bigorna de 20 kg serve pra forjar uma peca de ate 2 kg..
Tem muito americano que usa uma chapa como bigorna.. ? s? ir num fornecedor de a?o e pedir um a?o pr a matriz de trabalho a quente,
A Forjasul, do grupo Tramontina, produz algumas bigornas de ferro fu(n)dido... Se nao me engano, at? de 40Kg..

..:smokin

Josu?H.M.Araujo
11-21-2002, 05:24 AM
Interessante.
Eu pensei nisso tambem mas todos me desacoselharam.
Dai que estou atras , ca?ando uma fugidia e arisca bigorna de qualidade.