View Full Version : Fotos de uma espada fant?stica


Jeff Velasco
11-02-2002, 08:30 AM
Ol? pessoal.

Aqui v?o umas fotos de uma espada fant?stica. Trata-se de um katana feito por Howard Clark e polido em estilo totalmente tradicional por Ted Tenold. O tsuba (guarda) e as furnituras do tsuka (cabo) e saya (bainha) s?o antiguidades japonesas, com exce??o dos tombo menuki no cabo (as lib?lulas negras no encordamento do cabo). A montagem geral ? handachi, ou seja, forma de katana e furnituras de tachi (ponteiras do cabo e da bainha). Um trabalho fant?stico. Se um dia eu conseguir chegar a este estado de qualidade, serei um cuteleiro feliz.

Est? a venda pela m?dica quantia de US$ 5200,00

Infoma??es adicionais sobre a l?mina em http://www.swordforumbugei.com/ubb/Forum2/HTML/001560.html

As fotos:

http://www.summerchild.com/stokes/geometry.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/profile.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/profile2.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/hamon.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/kashira.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/kojiri.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/menukifuchitsuba.jpg

http://www.summerchild.com/stokes/lacquer.jpg

Se algu?m tiver alguma d?vida ? s? perguntar. Abra?os a todos.

cabete
11-03-2002, 07:45 AM
Dizem que o homem continua eternamente crian?a, o que muda ? o pre?o dos brinquedos !!
E que brinquedos !!

Ferrari
11-03-2002, 07:52 AM
Caro Jeff, a espada ? muito bonita. Gostei muito dos detalhes, principalmente as guarni??es e do hamon. Apesar do pre?o ser alto, para uma pe?a desta classe at? que est? em conta.

Josu?H.M.Araujo
11-03-2002, 10:36 AM
Velasco .
Sem esfor?o e humildade n?o h? vit?ria.
Voc? concegue.
Para falar a verdade acho que est? perto disso.

Carbal
11-03-2002, 12:32 PM
Sem d?vida ? uma bel?ssima obra de arte.
Se eu conseguir chegar a uma porcentagem dessa qualidade j? me dou por satisfeito.
? impress?o minha ou as "faces" (shinogi e shinogi-ji, se n?o me engano) s?o c?ncavas ao inv?s de planas? Como se consegeue isso?

Um abra?o a todos.

Jeff Velasco
11-03-2002, 07:00 PM
Nesta espada as faces s?o planas, excepcionalmente. Tradicionalemente o shinogi ji ? sempre plano, mas tudo abaixo na dire??o do fio pode ser ou pode n?o ser. Mas nunca ser? hollow grind. O que voc? est? vendo na foto ? uma ilus?o causada pelo reflexo da luz na superf?cie, em contraste com a linha reta da jun??o do habaki.

Rodrigo Sfreddo
11-04-2002, 10:07 AM
Amigo Jeff,? uma bela pe?a,lindo polimento,mas n?o v? nenhuma atividade no hamon,o a?o ? 1084? O kodo-gu tamb?m ? maravilhoso.

Jeff Velasco
11-04-2002, 10:37 AM
Oi Rigdrigo,

Trata-se de 1086... mas acho que a falta de atividades como ashis e etc. se d? mais pelo inten??o do artista de mostrar um conjunto mais harm?nico, como as dimens?es cl?ssicas, notare hamon, uso de fornituras originais japonesas, etc.

Pensando nisso resolvi explicar algumas coisas que podem ser de curiosidade geral sobre o controle sobre o hamon:

Aqui temos um tanto tamb?m do Clark, numa mistura de damasco com mais ou menos 0.8 de carbono (importante notar que o damasco n?o ? revelado com ?cido na cutelaria japonesa) que usa o mesmo padr?o notare hamon:

http://summerchild.com/web/gabefolded.jpg

J? esta aqui ? uma L6 bainita do mesmo artes?o, mostrando o mesmo notare hamon:

http://www.summerchild.com/web/L6_shir/l6shirasaya_hamonview.jpg

Importante notar que, a despeito do uso de materiais diferentes, o controle sobre o hamon ? impressionante, pois ? praticamente o mesmo.

Para mostrar que se trata de uma op??o no hamon e n?o um comodismo pois notare n?o ? o padr?o mais dif?cil de reproduzir, olhemos esta espada. Trata-se de um wakisashi hirazukuri sugata, com padr?o que pode ser classificado como irregular ou notare com ko-ashi:

http://www.summerchild.com/web/HC_hirawakizashi.jpg

J? aqui temos um san-mai wakisashi, tamb?m uma pe?a do Clark, e vemos um hamon totalmente irregular:

http://www.legacyswords.com/pictures/sanmai1.jpg

A mesma coisa neste outro san-mai:

http://www.legacyswords.com/pictures/sanmai2.jpg

As conclus?es s?o que o artista tem um excelente controle sobre o comportamento dos a?os que usa e dos padr?es de hamon que deseja.

Controlar o hamon numa pe?a ? uma coisa muito dif?cil (o Sfreddo pode atestar pois estamos fazendo muitas experi?ncias juntos neste sentido) pois quase sempre voc? tem um resultado muito diferente daquilo que desejou no in?cio. Saber como o desenho vai se comportar a partir das camadas de barro s? vem com muita experi?ncia e muitos testes (se voc? n?o tem ningu?m para lhe ensinar como conseguir um ou outro desenho).

Isso se torna mais complicado com a diversidade de materiais, afinal os elementos de liga (como as diferen?as entre o 1086 e o L6) trazem resultados diferentes no comportamento do hamon.

Com o tempo quem sabe eu chego l?.. :)

cabete
11-04-2002, 12:19 PM
Quem sabe s? pode ser voc? mesmo Velasco portanto tome o cuidado de mudar um pouco estas frases pois apesar de refletirem sua mod?stia e portanto serem legais elas acabam colocando esta d?vida em seu subconciente. Mesmo que soe aos outros como algo de pouca mod?stia ou pedante acho que seu c?rebro ser? melhor programado para o sucesso de seus empreendimentos se passar a dizer de forma forte e positiva:
"Com o tempo certamente chegarei l?!!"
Abra?os e sucesso!

Jeff Velasco
11-04-2002, 07:29 PM
Olha... sobre o pedante ou pouca mod?stia n?o vou comentar. Mas concordo ... com esfor?o eu chego l?. Vou mudar os coment?rios.

Enquanto isso eu achei uma boa foto de um tanto japon?s onde d? pra ter uma id?ia de como deve ficar a apar?ncia das camadas do a?o:

http://www.ksky.ne.jp/~sumie99/imageKBC.JPG

Cuteleiro: Enju Kunishige
Provavelmente do s?culo 19.

cabete
11-04-2002, 08:29 PM
Bel?ssimo efeito, parecem nuvens dentro do a?o. Magistral. O polimento para fazer aparecerem estes efeitos deve ser outra obra de arte!
Por falar em polimento consegu? algumas pedras naturais brasileiras sendo uma vermelha de Aquidauana e outra branca amarelada de Minas Gerais da nascente do rio S?o Francisco que enviei ao La?rcio Gazinhato e Ottaiano, segundo eles as pedras devem ter granas por volta de 800 e 1000 ou 1200. O La?rcio conseguiu tamb?m uma um pouco mais fina. Continuamos a pesquisar e procurar estas pedras que substituam as japonesas pois acredito que no Brasil possam existir regi?es com geologia parecida ? do Jap?o onde extraem as pedras. Estarei consultando um Engenheiro de Minas e um Ge?logo nos pr?ximos dias para orientar melhor esta pesquisa. Da pedra vermelha preciso encontrar mais, da branca ainda tenho alguns peda?os.

Josu?H.M.Araujo
11-05-2002, 05:17 AM
Estsva reparando no hamon da wakisashi da penultima foto e me dei conta do efeito pretendido pelo artista. Parece propositalmente foi feito uma linha de horizonte co montanhas de cume enevoado. Outro dia li ou ouvi que essas linhas s?o a conceq?encia da forma como a argila refrataria ? retirada se sobre a lamina antes de ser feita a t?mpera. O espadeiro usa esculpir, cortar ou recortar a argila para dar esse efeito ? linha de tempera. Eu j? vi em fotos algumas que parecem gramados ou folhas de bamb?, e ondas do mar.
Curioso que s? se ve bem com o corte virado para cima.
Coisa de Japones.
O que n?o quer diser que n?o goste.
Pelo contrario acho lindo, diferente, criativo e instrutivo.
Nessas pe?as vi trabalho de tres ou mais artistas.
O forjador que confecionou a l?mina.
O artista que confecionou a Tsuba e garni??es de metal da espada.
O artista que confeccionou a bainha , Que costuma ser de madeira laqueada e com um encaiche perfeito de forma facilitar o desembainhar rapido e sem embara?o.
O especialista em polimento e afia??o, que ? outro artista.
E por ai vai

Rodrigo Sfreddo
11-06-2002, 06:40 PM
Bel?ssimas pe?as Velasco. Espero que em breve possamos colocar fotos das nossas... Grande abra?o.